Buscar

A1 ÉTICA E PROFISSIONALISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade, você pôde conhecer mais sobre a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, elaborada pela UNESCO, a qual declara, em seu artigo 1, que a Bioética “trata das questões éticas relacionadas à medicina, às ciências da vida e às tecnologias associadas quando aplicadas aos seres humanos, levando em conta suas dimensões sociais, legais e ambientais” (UNESCO, 2005, p. 5). A declaração vai além de um código de deontologia e remete a reflexões éticas e bioéticas em várias áreas de conhecimentos.  Considere o artigo 17:
Devida atenção deve ser dada à inter-relação de seres humanos com outras formas de vida, à importância do acesso e utilização adequada de recursos biológicos e genéticos, ao respeito pelo conhecimento tradicional e ao papel dos seres humanos na proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade (UNESCO, 2005, p. 9).
A partir disso, analise e discuta sobre as condutas éticas e os atos morais em relação ao artigo.
O documento delimita os parâmetros éticos e morais aceitos em uma determinada organização. Tratando de princípios exigidos na convivência em sociedade, uma vez que a conduta ética diz respeito a valores morais que conduzem os comportamentos no ambiente de trabalho e durante o exercício da profissão. 
Já os atos morais é o conjunto de atitudes e costumes estabelecidos e aceitos por uma sociedade. A ética prevê uma reflexão sobre essa moralidade e, a partir dela, se define o conjunto de princípios e valores morais que orientam a conduta de um indivíduo ou grupo.
Por isso há diferenciação nos conceitos de ética e ato moral, porque nem sempre uma atitude aceita por um grupo será considerado ético por determinada pessoa.
Daí vem a importância da criação de conselhos, dando subsídios aos seus profissionais para que sejam éticos com seus pacientes e demais profissionais, estando aptos para estabelecer saúde, no caso dos profissionais da saúde, em nível individual e coletivo também. 
Conclui-se com isso que as condutas éticas e os atos morais tem finalidade muito semelhante, pois ambos são responsáveis por construir as bases que vão orientar os indivíduos na melhor forma de agir em sociedade. Utilizando assim os princípios da bioética e seguindo na sua atuação profissional de forma correta, tendo um bom trabalho em equipe e prestando um excelente serviço a comunidade.

Continue navegando