Buscar

Segue sugestão de um culto especial em comemoração a Educação Cristã Missionária


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Segue sugestão de um culto especial em comemoração a Educação Cristã Missionária...
Programa de Educação Cristã Missionária
* Prelúdio
* HINO: 7 CC "Maravilhas Divinas"
* LEITURA BÍBLICA: Sl 145. 20 a, 1-4; Salmo 34:1.
* Oração
CIEM – História 
* Divisa do CIEM – Gálatas 2: 20 “Já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.
* Hino Oficial do CIEM – 293 Cantor Cristão
SEC – História 
* Divisa do SEC – Salmo 144: 12 “Para que nossos filhos sejam como plantas bem desenvolvidos na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas como colunas de um palácio”.
* Hino Oficial - “Alegria no Labor”
Alegria ao labor sente o coração que a Deus ouvir,
Seja no lugar que for há prazer sempre em servir.
Educadoras, firmes nesse afã é luz,
sempre fiéis no auxílio ao Salvador Jesus.
Eis o penhor supremo a Causa defender
De quem no céu e na terra tem todo o poder.
Quantas almas a tombar, nos abismos que o pecador faz
Vamos todas, proclamar, o valor da eterna paz.
Escudadas no dever venceremos tudo, pelo Amor,
De quem pode nos valer glória, glória ao Salvador.
* Oração em favor das duas Escolas
Palestra 
* HINO: 546 HCC Dá-me da Tua Visão
1. Dá-me tua visão, Senhor, olhos que possam ver
Almas perdidas sem teu amor, sem fé, sem graça e poder.
Abre meus olhos, dá-me visão, Senhor,
Que eu possa aos outros demonstrar
Teu maravilhoso amor.
2. Quantos vivem sem conhecer a tua compaixão!
Que eu mostre, pelo meu proceder, o teu amor e perdão.
3. Minha vida consagro aqui, perante a tua cruz;
Tudo o que sou pertence a ti.
Oh, vive em mim, meu Jesus!
* Oração de Gratidão
* Poslúdio
CIEM – CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E MISSÕES
98 anos preparando vocacionados para servir ao Senhor! 
​
INÍCIO : 1922 – 1940 
Esta é a nossa história: O início desta grande obra começou como um Departamento do Colégio Batista Brasileiro, sob o nome de ESCOLA TEOLÓGICA PARA OBREIRAS, com o objetivo de preparar moças para as várias atividades na igreja e sua inauguração se deu no dia 10 de março de 1922.
O Jornal Batista de 23/03/1922, em sua edição nº 12 publica a seguinte nota:
“A Escola Teológica para Obreiras Batistas fundada há dias, já está recebendo matrícula de muitas jovens. Poucos anos nos separam para vermos os resultados dessa novel instituição, pelo vasto campo brasileiro.”
A 1ª turma de formandas em 1928, cujos nomes aparecem no livro do Curso Religioso do Colégio Batista Brasileiro, Escola de Obreiras, foi formada pelas alunas: Florentina Silva, Nicéia Miranda (mais tarde Nicéia Soren), Umbelina Ferreira e Waldemira Almeida (mais tarde Waldemira Mesquita). Essa formatura ocorreu no ano de 1928.
 
ANOS DE CONSOLIDAÇÃO: 1941 – 1976: Em 1941, a Escola de Obreiras passou a ser administrada pela União Geral de Senhoras e no ano seguinte seu nome foi alterado para INSTITUTO DE TREINAMENTO CRISTÃO PARA MOÇAS.
 
Em abril de 1949 foi inaugurado o prédio do Instituto de Treinamento Cristão sob a direção da missionária Dorine Hawkins. Em 1954 é inaugurada a Casa Batista da Amizade, com a finalidade de atender as carências sociais, emocionais e espirituais dos moradores do Morro do Encontro e adjacências. Através dos anos, muitas alunas têm servido ao Senhor, como estagiárias na CBA, atendendo as crianças, dando aulas e evangelizando. Atualmente a CBA é administrada pela educadora Márcia Fernandes Kopanyshyn, formada pelo IBER.
 
Durante a administração da missionária Dorine Hawkins, até o ano de 1976, muitas alunas foram preparadas e vários melhoramentos foram efetuados, inclusive a construção do Auditório “Esther Silva Dias”.
Em 7 de dezembro de 1965 o nome do Instituto de Treinamento Cristão foi mudado para INSTITUTO BATISTA DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA.
 
ANOS DE EXPANSÃO – 1977-1995: Com a saída de Dorine Hawkins, a missionária Alma Elizabeth Oates assumiu a direção dando continuidade do trabalho de Dorine. Durante a sua gestão foi inaugurado, em 1982, o prédio que recebeu o nome de Dorine Hawkins Stewart. Nesse prédio funcionam as salas de aula, a biblioteca e a administração.
Este foi o período de maior investimento dos batistas brasileiros na formação de educadores religiosos. A Instituição chegou a formar em apenas um ano, 74 educadoras religiosas. Além disso, a diretora se envolveu amplamente na plantação de novas igrejas na cidade do Rio de Janeiro.
 
ANOS DE EXPANSÃO: 1996- 2019 : Após 18 anos como diretora do IBER, a missionária Elizabeth Oates passou o cargo para uma missionária brasileira Diana Maria Bonfim Minho, que trabalhava há 24 anos com a Junta de Missões Nacionais. Diana assumiu a direção do IBER no dia 5 de março de 1995 e ficou até 2001. Sob a sua direção foi implementado em 1996, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Religiosa.
 
Em 5 de agosto de 2002 ficou estabelecido que a Instituição passaria a preparar missionários além dos educadores religiosos. O  CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E MISSÕES – CIEM, (nome mudado em virtude da abrangência nas duas áreas de preparo)  numa parceria da União Feminina Missionária Batista do Brasil, instituição mantenedora com  as Juntas de Missões Mundiais e Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, a União Batista Evangélica, e a International Mission Board, apoiaram essa iniciativa. Nesse mesmo dia, assumiu a direção da Instituição a missionária Maria Bernadete da Silva, que na ocasião era a Coordenadora do trabalho missionário na Europa e Ásia Central através da Junta de Missões Mundiais, com experiência na área de ensino e também no campo missionário. Sob a sua direção foi implementado em 2011, o Curso de Mestrado em Missiologia e Mestrado em Educação Cristã. Em dezembro de 2018, assume a direção interinamente a Diretora Executiva da UFMBB Marli de Fátima Pereira  da Silva González.
 
Até hoje o CIEM continua recebendo moças, rapazes, e famílias para se prepararem nas áreas de educação cristã e missões.
 
Milhares de vocacionados já tem passado por esta Casa.
 
MISSÃO : A missão do CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E MISSÕES é a formação de crentes qualificados e comprometidos com Deus que atendam às necessidades das igrejas e dos campos missionários; o registro histórico sistemático da obra missionária no Brasil e no mundo e a reflexão sobre a prática missionária contemporânea.
 
VISÃO : Oferecer uma formação por excelência para o exercício do ensino da Palavra de Deus e de missões.
 
PRINCÍPIOS : Os princípios norteadores das pessoas que estudam e trabalham no CIEM são:
​
· FÉ na autoridade da Palavra de Deus, na centralidade do trabalho salvífico de Jesus Cristo e na atuação do Espírito Santo.
· COMPROMISSO com a tarefa de pregação do evangelho a cada criatura, com a formação de discipuladores e com o ensino e a vivência fundamentados na Palavra de Deus.
· CONSCIÊNCIA de que o caráter precede a missão.
 
MENSAGEM DA DIRETORA EXECUTIVA: Abrimos uma janela, através deste site, para que você nos conheça um pouco. Estamos oferecendo nestas páginas um resumo do que se constitui nossos parâmetros de reflexão e ação. O currículo é integral e prepara o obreiro em seis áreas de competências: relacional, bíblico-teológica, antropológica-linguística, educacional, instrumental e histórica.
Todos os alunos permanecem envolvidos com a prática ministerial numa igreja durante o seu curso. Além disso, diversas oportunidades para a prática educacional e missionária são oferecidas, tais como: estáigos missionários, projetos missionários, projetos sociais nas igrejas, encontros com missionários etc.
· SEC – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ 
Saiba de nossa história: Em 1917 uma amazonense decidiu vir ao Recife para estudar a Bíblia. Foi grande a sua surpresa ao constatar que as escolas existentes, Colégio Americano Batista e STBNB, não aceitavam mulheres como alunas. Ela porém estava determinada a obedecer a voz de Deus e a não sair daqui até que tivesse recebido o preparo adequado paraexercer sua atividade de professora da Bíblia junto às suas crianças no Amazonas.
O casal Taylor hospedou Josefa Silva em sua casa, organizando a primeira escola feminina do Brasil para estudo da Bíblia. A princípio recebeu o nome de Escola da Bíblia, formando duas alunas, em 1918, Josefa Silva e Anísia Duclerc. Os anos foram passando e uma simples escola, que começou com duas alunas, e em 1920 mudou de prédio e de nome para Trainning Scool, já contava com um número expressivo de alunas. Em 1922 passou a se chamar Escola de Trabalhadoras Cristãs, e funcionava em uma área bem maior, abrigando e formando cada vez mais alunas de todo o Brasil. Em 1958, formou-se a 1ª aluna com o grau de Bel. em Educação Religiosa, Marialva Gonçalves razão porque a Escola recebeu o nome de Seminário de Educadoras Cristãs, continuando com o firme propósito de prepar mulheres vocacionadas. Em 1994 passou a chamar-se Seminário de Educação Cristã, e desde então o SEC recebe alunos nos mais diversos cursos oferecidos ampliando assim a visão de preparo também para obreiros vocacionados. Com o passar dos anos o currículo foi sendo aperfeiçoado enriquecido cada vez mais, dando lugar às habilitações. A ênfase no Ministério Social Cristão aconteceu com a chegada da missionária Edith Vaughn, a qual fundou a Casa da Amizade, em 1954 que atua em favor da comunidade sendo também um local para treinamento das alunas que se têm dedicado ao Ministério Social Cristão. A Casa da Amizade desenvolve atividades com as mães, escola para crianças, área de saúde e cultura espiritual entre outras. O ensino da música com vistas à formação do educador sempre esteve presente no currículo do SEC. As alunas do Bacharelado em Educação Religiosa cursavam piano, canto e regência. Foram organizados o Coro do SEC e o conjunto de sinos, com a chegada dos primeiros sinos no Brasil. O SEC tem sido uma instituição missionária desde a sua fundação. Nossos filhos e filhas são educados com a visão missionária. Temos a alegria de ter enviado aos campos missionários vários alunos, em convênio com as juntas missionárias da CBB, CBPE e de outros Estados brasileiros. Em 1996 foi organizado no SEC o primeiro Centro de Missões entre os Batistas Brasileiros, o CETEMI – Centro de Estudos Transculturais e Missão que existe para promover a inspiração e a conscientização missionária e ajudar na reflexão missiológica sobre a tarefa da igreja de Cristo no mundo. O CETEMI promove vigília, palestras e treinamento para promotores de missões em parceria com a CEVAM, JMM e JMN. Também tem servido de espaço para preparo e treinamento dos missionários da JMN. Por onde andam nossos ex-alunos? Espalhando o Reino de Deus e reafirmando o ministério educacional do SEC, nos municípios da Região Norte, Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil e ao redor do mundo. São Ministros de Educação Cristã, Ação Social e Música das igrejas, secretárias, missionárias, professores de colégios e universidades. São dirigentes de centros sociais, de creches ou estão liderando os Centros Missionários de nosso país. São missionários da JMN, JMM e JM Estaduais. Muitos em países estrangeiros pregando o evangelho a toda a criatura, enquanto outros estão aqui segurando as cordas, promovendo missões, formando sempre novas gerações de obreiros… Tudo isso graças a ousadia da aluna Josefa Silva e do empenho de funcionários, professores e reitoras que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento de vidas para a obra do Senhor.
Missão: Capacitar pessoas vocacionadas para múltiplos ministérios na expansão do Reino de Deus.
Visão: Em cumprir a grande Comissão de Cristo através da capacitação e aperfeiçoamento de pessoas vocacionadas para o serviço do Reino de Deus. Com uma instituição que exerça uma influência tão marcante, profunda e séria sobre as Igrejas, que produza um retorno positivo para a própria instituição, em termos de vocação e compromisso em todos os níveis.
Valores: Um eficiente sistema educacional é necessário para um completo programa religioso do povo de Deus, pois o cristianismo é a religião do esclarecimento e da inteligência, de serviço à comunidade e da cônscia comunhão com Deus. A causa educacional do Reino de Cristo envolve a obra missionária, beneficente, todo o ministério da igreja, consequentemente, deve ser por esta apoiada. Na educação cristã há