Buscar

AVD RESUMO ciências políticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVD RESUMO Ciência Política e Teoria do Estado
A esfera pública e Habermas:
Em seu texto Mudança estrutural da esfera pública, Habermas preocupa-se em reconstituir a gênese histórico-sociológica da esfera pública, oportunidade em que verifica em suas origens, que ela envolvia a reunião de indivíduos igualitariamente como em um fórum para o debate público. Segundo Habermas o surgimento das tipografias e de um público leitor foi determinante para a formação da esfera pública clássica. 
A reforma protestante fortaleceu a formação de um público leitor alfabetizado, favorecendo à formação da esfera pública. Para a formação desta esfera pública no final do período moderno, foi importante a constituição de uma imprensa escrita regular e independente, influenciada pela Revolução Francesa e pelos ideais iluministas. 
Segundo Habermas uma sociedade civil emergiu como o domínio das relações de uma economia privatizada que eram estabelecidas sob a égide da autoridade política. Para a emergência dessa sociedade civil contribui uma nova esfera pública que não fazia parte do estado, mas era uma esfera em que as atividades do estado poderiam ser confrontadas. 
Também para Habermas, a incidência de uma espécie de esfera pública aberta teve a ver com a mudança tecnológica da prensa de Gutemberg. Habermas, expoente segunda geração da Escola de Frankfurt – à época, uma nova corrente influenciada pelo marxismo, que se dedicava a reflexões e críticas sobre a razão, a ciência e o avanço do capitalismo, entendia os meios de comunicação como caminho para a expansão da participação popular e transparente.
Um público leitor é uma grande população de leitores, seja de que gênero de texto for, e de uma amplitude significativa: ideias, informações, sentimentos, percepções, notícias e acontecimentos circulam de forma escrita e em ritmo acelerado.
 Durante a maior parte da história, apenas uma minúscula parcela de pessoas dominava a técnica de ler e escrever: somente uma limitada aristocracia governante e seus funcionários (escribas, secretários etc.) era alfabetizada. 
A Reforma Protestante foi um poderoso agente alfabetizador, mas, o fenômeno da alfabetização esteve ligado também a outros fatores, como a criação de novas formas, gêneros e modos de leitura. E as discussões ao redor desses escritos, promovidas em diferentes espaços (formais e informais), desempenharam um papel de grande importância na formação da esfera pública.
Para Habermas, o surgimento de uma mídia comercial fundamentada em entretenimento fez retroceder e enfraqueceu a esfera pública. Segundo Habermas a esfera pública deixa de ser uma arena de debates e torna-se uma esfera onde o consenso é fabricado pela publicidade. Essa atrofia da esfera pública, causada em parte pela mídia de massas, faz com que o entretenimento prevaleça sobre os debates e as polêmicas, enfraquecendo a participação dos cidadãos no debate público. Isso ocasionou o definhamento da esfera pública em virtude de uma linguagem de massa e baseada no entretenimento. 
A expansão da internet e das redes de computadores alterou modos tradicionais de trabalharmos e produzirmos. A maneira como a esfera pública funciona foi alterada pelas mudanças tecnológicas como a internet. A esfera pública é uma arena discursiva de debate e diálogo sobre as questões de interesse público.
Poliarquia e Robert Dahl
O conceito de poliarquia foi proposto pelo cientista político americano Robert Dahl. O termo foi criado para aprimorar à ideia de democracia compreendida atualmente. A comunicação que se expande em larga escala na atualidade está intimamente ligada à concepção de poliarquia, trazendo novas possibilidades, mas também desafios. 
O conceito de poliarquia, desenvolvido pelo cientista político Robert Dahl, tem como objetivo analisar o regime político dos países, classificando-os com base no grau de democratização. Os fatores que são condições sem as quais não seria possível a existência de uma poliarquia são a alfabetização ampla, liberdade de expressão e amplo acesso à informação plural. Porém, segundo Dahl, o acesso à internet como forma de se informar não possui relação com o conceito de poliarquia. 
Na democracia grega apenas homens adultos e livres eram considerados cidadãos, a democracia ateniense excluía mulheres, estrangeiros e escravos, sendo este grupo maior parcela da população. Os dois critérios caracterizadores da Poliarquia, segundo Robert Dahl, termo utilizado por ele para se aproximar da genuína democracia grega, são identificados quando se observa concomitantemente os direitos de participação e oposição. 
Segundo Robert Dahl, o nível denominado” hegemonias fechadas”, totalitárias, tem associação com um contexto de ausência de contestação pública ou inclusividade. A mídia no sistema democrático deve ser pautada pela independência e liberdade de informação. As garantias institucionais necessárias, segundo os critérios de Robert Dahl para as poliarquias garantirem a sua efetividade passa pela existência de liberdade de expressão, fontes alternativas de informação e elegibilidade para cargos políticos.
Segundo Robert Dahl, são consideradas, exclusivamente, como um indicador democrático da “consideração das preferências” a efetiva existência de instituições para fazer com que as políticas governamentais dependam de eleições e de outras manifestações de preferência. Não sendo suficientes as tradicionais formas de expressão democráticas como a liberdade de formar ou aderir organizações, o direito de líderes políticos disputarem apoio, o direito de voto, como também não, as fontes alternativas de informação.
A importância da Política
O ideal grego de democracia, a tradição republicana clássica e moderna, a instituição da representatividade e a lógica da igualdade são as quatro fontes de origem das democracias contemporâneas. A guerra de cada homem contra cada outro homem foi descrita por descrita por Hobbes. O estado de natureza sem a política do estado civil.
Foi uma importante inovação institucional que permitiu a instauração de regimes republicanos em sociedades com grandes territórios a adoção da representatividade por voto. As ideias do humanismo e iluminismo modernos tiveram influência sobre o ideal de igualdade que inspirou os movimentos pelo sufrágio universal.
A filósofa Hannah Arendt afirma que "a política se baseia na pluralidade dos homens". A respeito do significado da política como um fenômeno social, ela entende a política como um acontecimento plural e público. A técnica de linguagem persuasiva, com argumentos convincentes e que busca filiações ideológicas, sendo uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em certos princípios tem o nome de Discurso Político.

Outros materiais