Buscar

Fichamento Ecologia Evolutiva I

Prévia do material em texto

Fichamento artigo - Ecologia Evolutiva I
Grupo: Lívia Sá Fortes Vidal e Marcos Felipe 
1 – Qual(is) a(s) pergunta(s) do trabalho?
Como pergunta principal, o trabalho procura medir os efeitos do tratamento com hormônios andrógenos de origem exógena em organismos fêmeas de suricatos. 
2 – Qual(is) a(s) hipótese(s) do trabalho para responder à(s) pergunta(s)? (se a hipótese não estiver explícita, você vai ter que deduzi-la a partir das previsões ou resultados esperados – em casos raros, de artigos mais antigos, às vezes não havia hipóteses e previsões explícitas, daí o trabalho de ter que “garimpar” a partir do artigo é mais difícil.)
O trabalho traz como hipótese que o aumento de hormônios andrógenos em fêmeas de suricatos resulta em um mecanismo de compensação ou “trade off” no qual estimula o aumento do sucesso reprodutivo da espécie, acarretando na queda da saúde das mesmas.
3 – Qual(is) a(s) previsão(ões) do trabalho em relação às hipóteses apresentadas? (Se as previsões não estiverem explícitas, você vai ter que deduzi-las sozinh@)
 O trabalho trouxe como conclusão que aumentando-se a taxa de hormônios andrógenos, resulta-se na elevação da ocorrência de parasitas intestinais, bem como aumentando o comportamento agressivo das fêmeas que simultaneamente possuem atuação idiossincrática entre as mesmas.
4 – Qual(is) a(s) variável(is) resposta? Em sua resposta, diga qual é(são) a(s) variável(is) teórica(s) e qual a(s) variável(is) operacional(is) correspondentes.
A variável resposta teórica dependente é sobre a relação do aumento de um comportamento agressivo, competitivo entre as fêmeas e a baixa da competência imunológica com a maior taxa de hormônios andrógenos. A variável resposta operacional dependente será a observação focal dos suricatos, para analisar o comportamento agressivo e competitivo das fêmeas; e a quantificação da abundância de ovos e de espécies de parasitas nas fezes dos indivíduos.
	
5 – Qual(is) a(s) variável(is) independentes? Em sua resposta diga qual é(são) a(s) variável(is) teórica(s) e qual a(s) variável(is) operacional(is) correspondentes.
	As variáveis independentes são as taxas de hormônios andrógenos presentes no organismos dos animais estudados. Pois, uma vez que a variável teórica são os efeitos gerados pela presença desses hormônios na saúde do grupo, a forma de quantificar, ou seja, a variável independente operacional foi realizada através das taxas de metabólitos andrógenos fecais das fêmeas. Além disso foram quantificados o ovos presentes nas amostras fecais, que servem de indicador com a relação de infecção por Oxynema suricattae e a dominância das fêmeas, isto é, quanto maiores as taxas de infecção por este parasita, maior é o grau de dominância da fêmea.

Continue navegando