Buscar

Questionario_I

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE MINERALOGIA I
QUESTIONÁRIO I
1- Escreva a respeito dos seguintes hábitos e propriedades dos minerais: 
a)Hábito Botroidal		b)Hábito em Geodo		c)Brilho Adamantino
d)Hábito em Lâmina	e) Chatoyance
2- Como podemos descrever a clivagem de um mineral?
3- O que é uma macla? O que é superfície de composição de uma macla? O que é plano de macla? 
4- Porque a relação Raio do Cátion/Raio do Ânion influencia no número de coordenação de uma molécula?
5- Em um cristal de anortita metade dos tetraedros de SiO2 precisam ser substituídos por tetraedros de AlO2, enquanto que na albita e no ortoclásio apenas 1 tetraedro precisa ser substituído. Demonstre porque ocorre essa diferença durante a substituição? Que tipo de substituição é esta?
6- Através de que elementos os poliedros de coordenação podem ser compartilhados entre sí ao longo da estrutura de um cristal? Qual a relação disto com a estabilidade da estrutura de um cristal? Com qual das regras de Linus Pauling esta propriedade está relacionada?
7- Desenhe o padrão gerado pelas seguintes combinações de simetria (2D): a) plano de reflexão com eixo binário; b) plano de reflexão com eixo quaternário; c) plano de reflexão com eixo senário. O motivo de livre escolha. Para cada combinação escreva os elementos de simetria encontrados no padrão gerado.
8- Conceitue: a) motivo; b)operação de simetria; c)elemento de simetria; d) padrão.
9- Escreva suas conclusões a respeito das leis de Bravais e de Steno.
10- No sólido da figura abaixo indique a ordem e a posição dos eixos de rotação. Escreva todos os elementos de simetria encontrados (rotação, reflexão, centro de simetria) na forma abreviada.

Continue navegando