Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA: LARA BEATRIZ DE BRITO COSTA
POLO: ALTOS-PI RA: 540001752
ATIVIDADE DISCURSIVA – TEORIA DA EDUCAÇÃO 
O pensamento pedagógico socialista foi formado diante dos movimentos populares pela democratização do ensino, a concepção socialista da educação opõe-se à educação burguesa, pois propõe uma educação igualitária. As ideias dos socialistas na educação, não são recentes, pois não atendem aos interesses dominantes e muitas vezes são relegadas a um plano inferior. A esse movimento se associaram alguns intelectuais comprometidos com essa causa popular e com transformação social, opondo-se à concepção burguesa da educação, propondo uma educação igual para todos.
Os movimentos populares foram de extrema importância para o pensamento pedagógico do socialismo onde buscou a democratização do ensino, sugerindo uma educação igual para todos. Foram eles: A diminuição das jornadas de trabalho para seis horas diárias, coeducação e educação laica; O manifesto do Partido Comunista em 1947 e 1948, onde protegem a educação pública e gratuita para todas as crianças a partir de princípios: Eliminação delas nas fábricas; da associação entre educação e produção material; da educação politécnica que leva a formação do homem unilateral abrangendo os aspectos mental, físico e técnico; da inseparabilidade da política e da educação, portanto, da totalidade social ( estudo, trabalho e lazer) e a ideia do trabalho coletivo como princípio pedagógico.
Os princípios da educação públicas socialista foram proclamadas por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1924). Onde os dois escrevem o manifesto do Partido Comunista em 1947 e 1948, onde protegem a educação pública e gratuita para todas as crianças. Já Lenin, atribuiu a importância da educação no processo de transformação social, como primeiro revolucionário a admitir o controle do governo, pôde na sua pratica disseminar as ideias socialistas na educação. Defendeu que a educação pública deveria ser de modo eminente, por política. Outro histórico defensor da escola socialista, foi Antônio Gramsci (1891-1937), e Makarenko ( 1888-1939), que defendeu que o processo educativo se faz pelo próprio coletivo e não pelo indivíduo que se chama educador.
REFÊNCIAS BIBLIÓGRAFICAS 
https://md.uninta.edu.br/geral/pos-graduacao/pedagogia/teorias_da_educacao/files/basic-html/page47.html
.

Mais conteúdos dessa disciplina