Buscar

planejamento e gestão atividade III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,4 em 0,4 pontos
Correta	Ao governo cabe a responsabilidade primária de planejar o desenvolvimento na perspectiva da inclusão social.
Nesse sentido, qual alternativa corresponde ao setor da administração pública onde as decisões estratégicas são tomadas.
Resposta Selecionada:	
Corretaa. Núcleo estratégico.
Respostas:	
Corretaa. Núcleo estratégico.
b. Núcleo político.
c. Partidos políticos.
d. Sindicatos.
e. Universidades.
Comentário da resposta:	Resposta: a) Núcleo estratégico.
Comentário: Núcleo estratégico: poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e a cúpula do poder Executivo. Trata-se do governo, em sentido amplo. É no núcleo estratégico que as leis e as políticas públicas são definidas e seu cumprimento é cobrado. É, portanto, o setor onde as decisões estratégicas são tomadas.
Pergunta 2
0,4 em 0,4 pontos
Correta	Assinale a alternativa que corresponde a seguinte afirmação: "Na língua portuguesa, a palavra apresenta um significado de dominação. Esse pode ser o motivo de muitas vezes a palavra remeter a um procedimento inconveniente e inoportuno".
Resposta Selecionada:	
Corretab. Controle.
Respostas:	
a. Diagnóstico.
Corretab. Controle.
c. Planejamento.
d. Programação.
e. Orçamento.
Comentário da resposta:	Resposta: b) Controle.
Comentário: Na administração pública, o controle é necessário, pois os recursos utilizados são públicos e, por esse motivo, devem necessariamente estar direcionados aos interesses de toda uma nação. Desse modo, o controle social apresenta-se como um controle cuja origem está na própria sociedade. Além disso, é a ela que os representantes desse controle devem se reportar.
Pergunta 3
0,4 em 0,4 pontos
Correta	Assinale a alternativa que corresponde ao exercício de racionalidade e ordenação das ações, próprias do ser humano.
Resposta Selecionada:	
Corretaa. Planejamento.
Respostas:	
Corretaa. Planejamento.
b. Controle.
c. Indicadores.
d. Política.
e. Participação.
Comentário da resposta:	Resposta: a) Planejamento.
Comentário: O planejamento necessita dos atos de reflexão/decisão/ação/reflexão, o que explica o planejamento social como uma “decisão a planejar”. É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, conferindo-lhe, assim, um dinamismo baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.
Pergunta 4
0,4 em 0,4 pontos
Correta	Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
“No entanto, quando a prática da __________________ atinge níveis que a sociedade não tolera, é importante que as formas de controle da administração pública passem por uma reavaliação a fim de coibir a ocorrência dessa prática” (RAICHELIS, 2008).
Resposta Selecionada:	
Correta e. Corrupção.
Respostas:	
a. Intuição.
b. Motivação.
c. Politização.
d. Sindicalização.
Corretae. Corrupção.
Comentário da resposta:	Resposta: e) Corrupção.
Comentário: No entanto, quando a prática da corrupção atinge níveis que a sociedade não tolera, é importante que as formas de controle da administração pública passem por uma reavaliação a fim de coibir a ocorrência dessa prática (RAICHELIS, 2008). A imprensa exerce um papel importante e contribui para a transparência das ações públicas. Ela traz à tona muitos dos acontecimentos que resultaram na perda de grandes quantias de recursos arrecadados pelo governo.
Pergunta 5
0,4 em 0,4 pontos
Correta	Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
A ________________ é a prática econômica de trabalhadores como donos das ferramentas e equipamentos de produção.
Resposta Selecionada:	
Correta c. Autogestão.
Respostas:	
a. Participação social.
b. Política social.
Corretac. Autogestão.
d. Inclusão social.
e. Assistência Social.
Comentário da resposta:	Resposta: c) Autogestão.
Comentário: A autogestão é a prática econômica de trabalhadores como donos das ferramentas e equipamentos de produção. É também a organização do trabalho sem a existência de patrões. Desse modo, todas as decisões, planejamento e execução dos projetos ficam a critério e controle dos próprios trabalhadores (NASCIMENTO, 2004).
Pergunta 6
0,4 em 0,4 pontos
Correta	Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
A dominação política racional-legal foi fruto da união entre o _________________ dos regimes absolutistas e a burguesia emergente na Europa.
Resposta Selecionada:	
Corretad. Patrimonialismo.
Respostas:	
a. Socialismo.
b. Racionalismo.
c. Mérito.
Corretad. Patrimonialismo.
e. Liberalismo.
Comentário da resposta:	Resposta: d) Patrimonialismo.
Comentário: A dominação política racional-legal foi fruto da união entre o patrimonialismo dos regimes absolutistas e a burguesia emergente na Europa.
Assim, o surgimento da burocracia racional-legal em países com burguesia emergente se deu como fruto de demandas por igualdade frente à lei (democracia de massas) e combinada à necessidade de refrear as pretensões dos funcionários, o que é uma espécie de aliança entre patrimonialismo e burguesia emergente (interesses capitalistas).
Pergunta 7
0,4 em 0,4 pontos
Correta	
Das alternativas abaixo, qual corresponde ao elemento essencial para garantir que o governo cumpra os objetivos estabelecidos para os órgãos públicos e para os programas de longa duração, com eficiência e dentro dos preceitos legais da ordem democrática.
Resposta Selecionada:	
Corretad. 
Controle social.
Respostas:	
a. 
Plano de marketing.
b. 
Plano político.
c. 
Plano mercadológico.
Corretad. 
Controle social.
e. 
Plano comercial.
Comentário da resposta:	
Resposta: d) Controle social.
Comentário: O controle social atuante pode representar o elemento essencial para garantir que o governo cumpra os objetivos estabelecidos para os órgãos públicos e para os programas de longa duração, com eficiência e dentro dos preceitos legais da ordem democrática. Toda essa preocupação existe por causa da corrupção, fenômeno social que existe inclusive nas nações mais desenvolvidas, que apresentam mecanismos de controle estatal bem elaborados.
Pergunta 8
0,4 em 0,4 pontos
Correta	Diante a afirmação de que "serviços não exclusivos é setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não estatais e privadas". Preencha a lacuna com uma das alternativas abaixo.
"Com isso, os indicadores de desempenho definidos nos contratos de gestão serão o instrumento fundamental para o controle dos recursos dessas transferências, isso tanto para entidades descentralizadas como agências autônomas e ____________________________”.
Resposta Selecionada:	
Corretab. Organizações sociais.
Respostas:	
a. Sociedade civil politicamente ativa.
Corretab. Organizações sociais.
c. Partidos políticos ativos.
d. Empresários empreendedores.
e. Sindicalistas atuantes.
Comentário da resposta:	Resposta: b) Organizações sociais.
Comentário: Dentro do modelo gerencial, o que se espera é que as atividades não exclusivas de Estado sejam transferidas às organizações sociais, entidades privadas qualificadas como tal para executarem as atividades.
Com isso, os indicadores de desempenho definidos nos contratos de gestão serão o instrumento fundamental para o controle dos recursos dessas transferências, isso tanto para entidades descentralizadas como agências autônomas e organizações sociais.
Pergunta 9
0,4 em 0,4 pontos
Correta	
O que se nota pela análise do modelo gerencial é que o controle dos recursos públicos é uma questão fundamental tanto para o sucesso da reforma gerencial como, inclusive, para a necessária transformação da administração pública brasileira.
Nesse sentido, assinale a alternativa que atende a uma das três orientações básicas da reforma gerencial, segundo Bresser-Pereira (1998a).
Resposta Selecionada:	
Corretac. 
Orientação técnica.
Respostas:	
a. 
Orientação comercial.
b. 
Orientação internacional.
Corretac. 
Orientação técnica.
d. 
Orientação trabalhista.
e. 
Conciliação econômica e social.
Comentário da resposta:	
Resposta: c) Orientação técnica.
Comentário: Segundo Bresser-Pereira (1998a), a reforma gerencial atende a três orientações básicas:
• orientação técnica: percebe a mudança de foco do controle dos procedimentos para o controle de resultados;
• orientação econômica: identifica o controle por quase-mercados ou competição administrada como o principal instrumento da administração gerencial;
• orientação política: soma aos controles de resultados e de competição administrada e define a forma de controle direto pela sociedade como uma das principais características da reforma gerencial (BRESSERPEREIRA, 1998a).
Pergunta 10
0,4 em 0,4 pontos
Correta	
Qual o nome dado ao processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por grave delito ou má conduta, no exercício de suas funções, do presidente da República?
Resposta Selecionada:	
Corretae. 
Impeachment.
Respostas:	
a. 
Licitação.
b. 
Comissão.
c. 
Eleição.
d. 
Recall.
Corretae. 
Impeachment.
Comentário da resposta:	
Resposta: e) Impeachment.
Comentário: Impeachment é um processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por grave delito ou má conduta, no exercício de suas funções, do presidente da República, ministros do Supremo Tribunal ou de qualquer outro funcionário de alta categoria (cabe ao Senado, se procedente a acusação, aplicar ao infrator a pena de destituição do cargo).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais