Buscar

Gabarito AD2 -Protostomados - 2022-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gabarito AD2 – Protostomados – 2022-1
Responda as seguintes questões sobre os Artrhopoda: 
a)      O que é exoesqueleto, do que ele é composto e qual a sua função?
b)      Para crescer, os artrópodes precisam passar por um processo denominado MUDA. Explique, brevemente, esse processo.
1. - O exoesqueleto é a estrutura externa e espessa que cobre o corpo dos animais, nos artrópodes essa estrutura é composta por por duas camadas principais que são: prócutícula - camada interna, mais rígida, formada por quitina e proteínas e a epicutícula – camada externa menos rígida, formada por proteínas e lipídeos, é a camada que garante impermeabilidade. O Exoesqueleto tem as funções de proteger os órgãos dos animais contra desidratação pelo fato de serem impermeáveis, contra ações ambientais e contra alguns predadores, por serem rígidos e dificultarem os ataques. 
b) – A muda (ou ecdise) se dá quando há a substituição do exoesqueleto desses animais, em processo natural, regulado pelo hormônio, porém iniciado por estímulo de alguma condição ambientel, as camadas do exoesqueleto são, algumas eliminadas e outras absorvidas pelo animal através da epiderme, durante esse processo ocorre o crescimento do animal e o endurecimento novamente do novo exoesqueleto e após o endurecimento o animal pára de crescer até reiniciar o ciclo da MUDA. 
Os Arthropoda, Onychophora e Tardigrada são freqüentemente relacionados por apresentarem algumas características em comum. Quais são essas características?
Revestimento do corpo por cutícula de quitina ; Celoma reduzido à Hemocele; sistema aberto e; apêndice ventolaterias, passam pela ecdise (muda – processo de substituição da cutícula).
Os grupos de animais metazoários estudados até o momento apresentam diferentes mecanismos de excreção, entretanto a maioria deles baseado na presença de nefrídios (pronefrídios ou metanefrídios). Os artrópodes apresentam estruturas diferentes dos nefrídios para a excreção. 
a) Quais são elas e como funcionam? 
b) Cite os grupos onde são encontradas 
a) Os túbulos de Malpighi, esses são tubos conectados ao sistema digestivo dos animais, capturam as substâncias tóxicas (ácido úrico) da hemolinfa e transportam diretamente para o sistema digestório, onde a excreção ocorrerá juntamente com as fezes.
As glândulas, capturam também as excreções (amônia) diretamente da hemolinfa e excretam, através de póros, para o meio ambiente, essas glândulas podem ser coxais, antenais ou maxilares e os nomes já indicam as posições que elas ocupam nos corpos desses animais.
1. Túbulos de Malpighi – Insetos, algumas espécies de aracnídeos e miriápodes
 	Glândulas coxais - Aracnídeos
Glândulas antenais ou maxilares – Crustáceos
Quanto aos insetos, responda: 
Com relação ao desenvolvimento pós-embrionário, diferencie ametabolia, hemimetabolia e holometabollia
Ametabolia é um desenvolvimento direto, onde não há metamorfose do inseto durante o seu desenvolvimento (não há a formação de larvas), os insetos tem a mesma estrutura morfológica desde o nascimento até a fase adulta.
Hemimetabolia é um desenvolvimento indireto, a metamorfose é incompleta, onde os insetos passam por poucas mudanças e apresentam pequenas diferenças entre o periodo de ninfa (jovem) até o período adulto.
Holometabolia é a transformação total ou metamorfose completa dos insetos,essa transformação ocorre em diferentes estágios e as transformações impõe grandes diferenças entre o inseto jovem e o inseto adulto. Esse tipo de metamorfose é cartacterizado pela presença das fases de larva, pulpa (crisálida) e fase adulta.
Symphyla e Pauropoda são pequenos grupos de miriápodes. Explique a relação de cada um deles com Diplopoda e Chilopoda com base em dados morfológicos.
Diplopoda e Pauropoda: presença de gnatoquilário, tendência a diplossegmentos, ausencia da segunda maxila e primeiro segmento do tronco formando um colo. 
Chilopoda e Symphyla: Garra de veneno e fusão mediana da maxila. 
Diplopoda e pauropoda e Chilopoda e Symphyla, baseiam-se em: Perda dos palpos maxilares; perda dos cecos digestivos; Ausência de olhos compostos; Órgãos de Tömösvary; Glândulas repugnantes
Os Chelicerata formam um outro grupo importante de artrópodes, que também invadiu com sucesso o meio terrestre. A Classe Arachnida é a mais representativa dos queliceriformes, onde estão reunidos animais bastante conhecidos, como as aranhas, os escorpiões e os carrapatos. Discuta sobre a evolução da reprodução em Arachnida.
Nessa classe os animais são dióicos (existem machos e fêmeas), a reprodução é interna e o desenvolvimento é direto (filhotes nascem já com as características que terão quando forem adultos).
Dentre as adaptações evolutivas em relação a reprodução estão: a transferência de gametas dos machos para as fêmes através dos pedipalpos (aranhas) e espermatóforos (escorpiões), a produção de seda para proteção dos embriões contra desidratação e houve adaptações comportamentais onde se pode citar o fato de as aranhas matarem seus machos após a cópula e fazem a digestão deles para reporem suas energias.
Além da reprodução sexuada citada, há ainda a reprodução assexuada (partenogênese), onde as fêmeas desenvolvem embriões mesmo sem a fecundação.

Continue navegando