Buscar

EXERCÍCIO LEI 840 (2)

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO LEI 840
1 - (IADESC-DIREITO)Após três anos de trabalho árduo na administração pública do Distrito Federal, Joana conquistou a tão sonhada estabilidade no cargo. Entretanto, acreditando que não poderia mais ser demitida, Joana começou a se ausentar do serviço, ser displicente com suas atividades e descumprir as ordens de seus superiores. Depois de seis meses trabalhando como estável, Joana foi sumariamente demitida do cargo. Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
(A) A demissão de Joana foi correta.
(B) A demissão de Joana prescinde de processo administrativo.
(C) A demissão de Joana poderia se dar mediante procedimento de avaliação de desempenho.
(D) Se a demissão de Joana for invalidada por sentença judicial, ela deverá ser reconduzida ao cargo anteriormente ocupado.
(E) Se a demissão de Joana for invalidada por sentença judicial, ela deverá ser revertida ao cargo anteriormente ocupado.
2 - -IADES -2014)Ana Maria, servidora pública, foi suspensa de suas atividades no ano de 2003. Angélica, sua colega de trabalho, sofreu penalidade de advertência um ano antes. Sabendo-se que as duas não cometeram nenhuma outra infração, é correto afirmar que
(A) as duas servidoras tiveram os registros das penalidades cancelados em 2008.
(B) Ana Maria teve de esperar cinco anos de efetivo exercício para ver seu registro cancelado.
(C) os registros das penalidades não poderão ser cancelados.
(D) Angélica não teve a sua penalidade registrada.
(E) Ana Maria e Angélica tiveram de aguardar, respectivamente, três e cinco anos de efetivo exercício até que o registro delas fosse cancelado. 
3 - (IADES-2014)Considere as seguintes situações hipotéticas:
* Luíza é servidora pública e exerce atividades relacionadas à digitação de textos. Após grave acidente de carro, Luíza teve ambas as mãos amputadas.
* Catarina era servidora pública estável do Governo do Distrito Federal. Após responder a processo administrativo disciplinar, Catarina foi demitida do serviço público. Posteriormente, Catarina, pela via judicial, teve sua demissão invalidada.
* Diego é aposentado por invalidez permanente, devido a problemas renais. Após se submeter a transplante renal, junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria.
* Tereza era servidora pública estável da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal.
Após ser aprovada em concurso público para o Tribunal de Contas do Distrito Federal, Tereza pediu exoneração do cargo e iniciou estágio probatório em seu novo cargo no Tribunal. Ao término do período de estágio, Tereza foi inabilitada para o exercício do cargo.
Considerando os fatos descritos, Luíza, Catarina, Diego e Tereza sofrerão, respectivamente,
(A) recondução, reversão, readaptação e demissão.
(B) reversão, recondução, readaptação e transferência.
(C) readaptação, reversão, aproveitamento e recondução.
(D) aproveitamento, nomeação, promoção e reversão.
(E) readaptação, reintegração, reversão e recondução.
4 - (IADES DIREITO E LEGISLAÇÃO / SEPLAG - 2010) Ressalvados casos específicos, o regime jurídico a que estão submetidos os servidores da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal, é a LC 840/11. De acordo com esse Estatuto, assinale a alternativa que não se inclui: 
(A) O servidor efetivo que pretenda ser candidato a cargo eletivo deve ficar afastado de suas atribuições habituais, quando assim o exigir a legislação eleitoral.
(B) A destituição do cargo em comissão, a suspensão e a advertência são formas de penalidades disciplinares.
(C) A investidura em cargo público ocorre com a posse.
(D) O servidor somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
(E) A vacância do cargo público não poderá decorrer de readaptação.
5 - Adriana é servidora pública do DF dotada de estabilidade em seu atual cargo. Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:
(A) Adriana conta com menos de três anos de efetivo exercício no seu atual cargo.
(B) Adriana só pode perder seu cargo através de Sentença Judicial transitado em julgado, PAD e reprovação em estágio probatório. 
(C) Adriana precisa trabalhar doze meses, efetivamente, para adquirir direito a férias. 
(D) Como já é estável e caso possua 5 anos de efetivo exercício, Adriana pode requerer licença-prêmio assiduidade. 
6 –IADES João Pedro, servidor estável do governo do Distrito Federal, ocupante do cargo de agente administrativo, de nível médio e regido pela LC 840/11, passou em segundo lugar em concurso público do GDF para o cargo de professor, de nível superior. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
(A) Como João Pedro já é servidor do GDF, ele não precisará de nova nomeação para assumir o cargo de professor, sendo apenas necessários a sua posse e o exercício no novo cargo.
(B) Na hipótese de João Pedro não ser aprovado no estágio probatório, ele será exonerado do cargo de professor e poderá ser reconduzido ao cargo de agente administrativo, se tiver requerido vacância deste cargo.
(C) A Lei Orgânica do DF, assevera que a estabilidade no serviço público é alcançada após 2anos, e também elenca as formas de perda do cargo público. 
7 - (IADES) Ana, servidora estável do DF, foi submetida a processo administrativo disciplinar, em que se concluiu pela sua demissão. Ana perdeu o cargo público, mas, irresignada, ajuizou ação junto ao Poder Judiciário com pedido de reintegração. Considerando a situação hipotética descrita acima e conforme a LC 840/11, julgue os itens a seguir. 
(A) (IADES-PROFESSOR/SGA-) Se a decisão administrativa que demitiu Ana for invalidada por sentença judicial, a servidora será reintegrada ao cargo, mas não terá os direitos e vantagens que eventualmente lhe fossem devidos desde a sua demissão.
(B) (IADES-PROFESSOR/SGA-2010)Se o cargo ocupado por Ana tiver sido extinto durante o período em que a servidora ficou fora do serviço público, ao ser reintegrada em razão da determinação judicial, Ana ficará em disponibilidade sem remuneração até o seu adequado aproveitamento em outro cargo.
8 - (IADES-PROFESSOR/) A recondução é forma de provimento de cargo público.
9 - (IADES-PROFESSOR/SEPLAG) As hipóteses de vacância de cargo público, previstas em lei, incluem a posse em outro cargo inacumulável.
10 - Reversão é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
11 - (IADES) É dever do servidor público ser leal a instituição que servir.
12 - (IADES) As penalidades aplicáveis ao servidor público não incluem a cassação de aposentadoria.
13 - (IADES) O servidor pode, após cinco anos de efetivo exercício, afastar-se do exercício do cargo efetivo, sem prejuízo da remuneração, por até três meses, para participar usufruir de licença-prêmio. 
14 – IADES João, servidor público efetivo de uma autarquia do DF, após vinte anos de serviços prestados, foi convidado pelo governador para assumir a presidência da entidade. Com base nessa situação hipotética e no disposto na Lei Complementar 840/11 e Leio Orgânica Do DF, julgue os itens subsequentes. 
(A) O provimento do cargo de presidente será feito por meio de ascensão, visto que João já é servidor efetivo da entidade.
(B) Na condição de presidente da autarquia, João deverá fazer declaração anual de bens, conforme previsto na Lei Orgânica Distrital.
(C) Pelo fato de ser servidor de autarquia distrital, João não é submetido à LC 840/11. 
(D) João poderia acumular cargo de médico, já que na condição de presidente de uma autarquia possui tal privilégio. 
15 –IADES Em conformidade com a LC 840/11, assinale a opção correta. 
I - As funções de confiança são exclusivas dos servidores públicos, mesmo que estes não sejam de carreira; 
II - Pelo menos 50% dos cargos em comissão são exclusivos de servidores de carreira;
III - Servidor público é aquele que toma posse após aprovação em concurso público;
IV - Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidadesprevistas em uma estrutura organizacional e que devem ser cometidas a um servidor;
(A)- as alternativas II e IV estão falsas;
(B) – Somente a alternativa I está verdadeira;
(C) – Somente a alternativa IV está falsa;
(D)- As alternativas II e IV estão verdadeiras; 
16 –IADES Considere que SECRIA/DF tenha fixado em um ano o prazo de validade para concurso público de provas e títulos, em edital que foi silente quanto à possibilidade de prorrogação. Nessa situação: 
A- essa fixação seria ilegal, pois a legislação brasileira fixa em dois anos o prazo de validade dos concursos públicos.
B- esse prazo poderia ser prorrogado uma única vez, por mais um ano.
C- esse prazo poderia ser prorrogado até três vezes por igual período, pois o prazo máximo de validade dos concursos públicos, incluindo prorrogações, é de quatro anos.
D- esse prazo seria improrrogável, pois a possibilidade de prorrogação depende de expressa previsão no edital.
17 – IADES Azarildo prestou concurso público e foi aprovado (1). Após ser nomeado (2), tomou posse (3) no cargo e entrou em exercício (4). Contudo, Azarildo prestara também um outro concurso público e foi chamado a assumir o novo cargo público. Após meditar, Azarildo resolveu pedir exoneração (5) do cargo que exercia para assumir o novo cargo, inacumulável, em outro órgão (6). Tendo por base a narrativa acima, julgue os itens subseqüentes.
(A) A situação 2 é forma de provimento de cargo público.
(B) A situação 4 identifica o efetivo desempenho das atribuições do cargo público.
(C)Após a ocorrência da situação 3, Azarildo teria 30 dias para praticar a ação 4.
(D) A situação 5 constitui forma de vacância do cargo público.
18 – IADES De acordo com o disposto na Lei n.º LC 840, na hipótese de inassiduidade habitual, a penalidade disciplinar a ser aplicada ao servidor público é de: 
A multa.
B suspensão de até 15 dias.
C demissão.
D advertência.
E suspensão de até 30 dias.
19 –IADES A LC 840/11 trouxe novidades com relação a antiga 8.112 aplicada ao DF. De acordo com a nova lei distrital, são formas de vacância no cargo público: 
(A)- Exoneração, Destituição, Aposentadoria e Falecimento.
(B)- Exoneração, Perda do cargo, Falecimento, Posse em cargo inacumulável e Demissão.
(C)- Exoneração, Demissão, Destituição de cargo em comissão, Aposentadoria, Falecimento e Perda do cargo. 
(D)- Exoneração, Demissão, Posse em cargo inacumulável, Aposentadoria, Falecimento e Perda do cargo. 
20 – IADES De acordo com o disposto na Lei n.º LC 840, na hipótese de inassiduidade habitual, a penalidade disciplinar a ser aplicada ao servidor público é de: 
A multa.
B suspensão de até 15 dias.
C demissão.
D advertência.
E suspensão de até 30 dias.
21 IADES – ( Enfermeiro/11) A LC 840/11 prevê adicional de insalubridade ou periculosidade. De acordo com a norma em estudo, assinale a alternativa correta. 
(A) Conforme as condições de trabalho, os adicionais de insalubridade e periculosidade podem ser cumulados na remuneração do servidor.
(B) As atividades em condições insalubres ou perigosas, por mais de uma ano, garantem ao servidor a integração definitiva do respectivo adicional à sua remuneração.
(C) O adicional de insalubridade será devido, nos termos das normas legais e regulamentares, no percentual único de 20%. 
(D) É permitido à servidora gestante o trabalho em condições insalubres ou perigosas somente até o terceiro mês de gestação. 
(E) Os servidores que operam com raios x ou substâncias radioativas devem ser submetidos a exames a cada seis meses. 
22 –(IADES Enfermeiro/12) Brasiliana de Almeida foi demitida do serviço público no DF. Posteriormente, essa demissão foi invalidada por meio de decisão proferida pelo Poder Judiciário, com o restabelecimento dos direitos que deixou de auferir no período em que esteve demitida. Qual forma de provimento Brasiliana foi submetida? (Adaptada IBFC)
(A) Recondução
(B) Reintegração
(C) Aproveitamento
(D) Redistribuição
(E) Remoção
23 – IADES Carreira médica/12) A respeito do regime jurídico dos servidores públicos civis do DF, das autarquias e fundações públicas distritais, previstos na LC 840/11, assinale a alternativa correta. 
(A) A investidura no cargo em comissão depende de prévia aprovação em concurso público.
(B) As funções de confiança destinam-se exclusivamente aos cargos em comissão de chefia e direção.
(C) A idade mínima de dezesseis anos é um dos requisitos básicos para investidura em cargo público. 
(D) O ato de provimento de cargo público compete ao Governador, no poder legislativo. 
(E) Os requisitos para investidura em cargo público devem ser comprovados por ocasião da posse. 
24 – IADES Carreira médica/12) A LC 840/11 estabelece o regime disciplinar dos servidores públicos do DF, considerando como sanção disciplinar a:
(A) Prestação de serviços à administração.
(B) Instauração de processo disciplinar.
(C) Aposentadoria
(D) Suspensão
(E) Exoneração
25 – IADES Carreira médica/11) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo fica sujeito ao estágio probatório pelo prazo de três anos, período em que são avaliadas a aptidão, a capacidade e eficiência do servidor. Considerando reprovação no estágio, deverá o servidor, conforme o caso 
(A) Exonerado ou reconduzido ao cargo de origem.
(B) Reintegrado no cargo anteriormente ocupado.
(C) Posto em disponibilidade.
(D) Reinvestido no cargo resultante de sua transformação.
(E) Revertido no cargo resultante de sua transformação.
26 – ( – Carreira médica/12)Josias, aprovado em concurso público no DF, tomou posse com a assinatura do respectivo termo, do qual constavam as atribuições, os direitos e deveres inerentes ao cargo a ser ocupado. Ocorre que Josias, após a posse, não entrou em exercício no prazo estabelecido na LC 840/11, situação que ensejará: (Adaptada IBFC)
(A) Exoneração de ofício do respectivo cargo.
(B) Demissão por decisão administrativa ou judicial.
(C) Extinção do cargo.
(D) Destituição do cargo.
(E) Posse em outro cargo inacumulável de qualquer órgão. 
1- C
2- B
3- E
4- D
5- D
6- B
7- A
8- C
9- E
10- E
11- C
12- E
13- C
14- D
15- D
16- B
17- C
18- C
19- C
20- C
21- E
22- B
23- E
24- B
25- A
26- C
1

Continue navegando