Buscar

ALIMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Prof. Ms. Cristina Souza Vale
*
*
Últimas décadas → transformações globais nos padrões alimentares de importantes consequências sociais.
GUERRA → um dos fatores mais importantes de mudança nos hábitos alimentares:
 ---- por provocar carências e fomes (o uso do açúcar da beterraba --- isolamento continental imposto à França nas guerras napoleônicas);
 ---- por adoção de novos tipos de alimentos, ligados à ração dos soldados (chiclete -origem mexicana --- após a 1ª guerra mundial e coca-cola --- após a 2ª guerra mundial). 
*
*
ALIMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA → influenciada não só pelas guerras, mas também pela indústria 
 --- técnicas de conservação dos alimentos (conservas em vidros ou latas esterilizadas e hermeticamente fechadas -------- essencial para o transporte e estoque); 
 --- conquistas da microbiologia;
 --- desenvolvimento dos transportes;
 --- 1º refrigerador (1851) – 1º navio frigorífico (1876) levando carne da Argentina para a Europa.
 ASPECTOS DO PROCESSO → INDUSTRIALIZAÇÃO 
DA PRODUÇÃO e da DISTRIBUIÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
*
*
SÉC. XX --- geladeiras, fogões à gás, fornos de microondas e outros equipamentos e utensílios → fácil acesso a maioria da população dos países industrializados
Surgimento também de um imenso ramo de alimentação fora de casa → os restaurantes.
Pontos positivos da indústria e das novas tecnologias → racionalização, industrialização e funcionalização da alimentação.
*
*
Pontos negativos da industrialização → 
 --- contaminação ambiental com embalagens e garrafas plásticas;
 --- uso de aditivos químicos;
 --- padronização dos gostos alimentares;
 --- controle oligopólico dos mercados;
 --- relações comerciais desvantajosas para os 
 países periféricos.
 
*
*
↑ da desnutrição nos países periféricos X ampliação da alimentação excessiva no Ocidente;
A obesidade → problema de saúde pública;
a anorexia e a bulimia → enfermidades que são produtos das sociedades de abundância.
 A prática de dietas e regimes cresceram assustadoramente demonstrando as populações preocupadas excessivamente com a imagem do corpo e com preceitos de comportamento saudável.
*
*
Vegetarianismo → reflete preocupações éticas com relação aos animais e com uma sociedade industrial ecologicamente destruidora → 2/3 da produção de grãos destinados a alimentação do gado e esse gado tornou-se vetor da transmissão de algumas doenças (vaca louca, etc).
McDonald’s e Coca-Cola → simbolizam a cultura capitalista contemporânea ---- substituição do carboidrato complexo (amido) por carboidrato simples (açúcar) + gorduras trans. O consumo de refrigerantes tornou-se maior que o de água.
*
*
Tais fenômenos são exemplos das alterações ocorridas nos últimos tempos em relação aos padrões alimentares dos países desenvolvidos --- “alimentação rápida”, industrializada, que caracteriza a nossa época (fast food), gordurosa e cheia de açúcar --- produção e consumo em série, homogeinizante e padronizante.
A uniformização global da alimentação promovida pela indústria alimentar → “sincretismo culinário” ---- suprime as identidades locais e torna homogêneo o gosto mundial, divulgando pelo mundo culinárias regionais (pizza).
*
*
A cultura das refeições rápidas → faz com que a maioria das pessoas passem a fazer as refeições fora de casa → “beliscar” substitui os horários regulares das refeições.
Alimentos Transgênicos → provocam grandes debates ligados à indústria, tecnologia e alimentação (sob controle de algumas grandes multinacionais).
Paradoxo da Época Contemporânea → “nunca se produziu tantos alimentos e nunca houve tantos famintos no mundo como hoje em dia”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais