Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA BIOÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O uso de animais para fins educacionais e de pesquisa requer cuidados especiais. Atualmente, está em vigor no país a Lei nº 11.794/2008, que estipula os parâmetros legais de gestão e conduta neste caso. A experimentação animal é uma atividade humana com importante conteúdo ético. A questão ética da experimentação animal decorre do conflito entre o uso de animais para o seu bem-estar e o dos humanos e o comportamento de não causar dor e sofrimento aos animais. Esses conflitos são inevitáveis e só podem ser resolvidos equilibrando valores opostos. Quanto mais dor um experimento causa aos animais, mais difícil é justifica-lo. Tomar decisões éticas não é algo fácil.
A comunidade cientifica mundial prometeu seguir o principio de Russell-Birch (1959) ao usar animais, ou seja, os princípios dos 3Rs. É fundamental sempre refletir sobre a utilização de animais em procedimentos e tentar reduzir ao máximo o número, aprimorando também os métodos já descritos para minimizar o desconforto animal.
Como todos sabemos, a legalidade de tais testes em animais é controversa e frequentemente há conflitos entre a comunidade cientifica que apoia os testes e grupos de defesa dos direitos dos animais. 
O principio 3Rs ou regra 3R é um principio bioetico projetado para proteger os animais neste contexto especifico da pesquisa cientifica. Estas são diretrizes para o uso mais ético de animais em testes, nos tópicos dos princípios existem orientações para quais as medidas que devem ser tomadas, reduzindo assim o sofrimento animal. São os princípios:
Redução
Principio que condiz e incentiva a diminuição do numero de animais a serem usados sem afetar a confiabilidade dos resultados dos estudos e experimentos. Estabelece um banco de dados para facilitar o acesso a literatura profissional e incentivar a publicação de resultados negativos. Estudo da genética animal, higiene e qualidade ambiental podem reduzir a dispersão dos resultados; planejar experimentos para que os mesmos animais possam ser compartilhados.
Substituir
Tem como principio substituir animais sencientes, ou seja, ser capaz de sentir dor, alegria, felicidade, medo, depressão e ansiedade. Pesquisa sobre a substituição de vertebrados vivos por invertebrados, embriões de vertebrados ou microrganismos, aplicável a órgãos e tecidos de animais isolados, utilização da tecnologia “in vitro” usando cultura de tecidos e células, sistemas físicos e químicos que simulam funções biológicas.
Simulação de processos fisiológicos com computadores. Dividido em dois tipos de substituição: absoluto (quando nenhum animal é usado para experimentos) e relativo (quando usado, mas sem qualquer tipo de sofrimento) 
Refinamento 
Principio com foco em protocolos experimentais para aliviar a dor ou estresse, sempre que possível para minimizar. Obedeça aos seguintes tópicos: forneça treinamento adequado antes de conduzir um experimento, use técnicas adequadas para lidar com animais, certifique-se de que as dosagens dos medicamentos estejam corretas. Identificar a dor ou estresse e estabelecer procedimentos para prevenir ou aliviar; Use analgésicos e anestésicos apropriados para experimentos potencialmente dolorosos; Realize a operação assepticamente para evitar infecção; Faça apenas uma operação por animal; Estabeleça cuidados pós-operatórios adequados. Forneça treinamento adequado antes de conduzir um experimento, use técnicas adequadas de manuseio de animais e garanta dosagens corretas dos medicamentos. Identificar a dor ou estresse e estabelecer procedimentos para prevenir ou aliviar; Use analgésicos e anestésicos apropriados para experimentos potencialmente dolorosos. Faça a cirurgia assepticamente para evitar infecção. Faça apenas uma operação por animal. Estabeleça cuidados pós-operatórios adequados. 
Por fim, poderíamos agregar mais 2 R's: 
Respeito: trabalhar a vida, conhecer todos os tipos de comportamentos, satisfazer necessidades, com gestão e instalações adequadas. 
Relevância: dada a importância do trabalho para justificar o uso de animais, considerar em que medida os procedimentos e resultados podem ser extrapolados para a realidade do tratamento para humanos ou outros animais.

Continue navegando