Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
av2 saude mental

Pré-visualização | Página 1 de 1

Nome: Jessica Portugal da Silva 
	Matrícula: 202104165005
	 Unidade: SULACAP
	Preenchido pelo Professor
	Disciplina: Saúde Mental e Atenção Psicossocial
	Código da Disciplina: ARA
	Turma: manhã
	Professor (a): Alexander Garcia de Araújo Ramalho
	Nota
	Nota por extenso
	Visto Professor (a)
	Nota revista
	Nota por extenso
	Visto Professor (a)
	AV1 ( ) AV2 ( X ) AV3 ( )
Prova dia 16\11\2021
Questão 1 – A logorréia é um sintoma que podemos encontrar em pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar na fase de Mania e se caracteriza como: (Valor 1,0 ponto)
 
A) A voz murmurada em tom baixo
B) X O fluxo incessante e incoercível de palavras X
C) A criação de palavras novas
D) A repetição incessante de palavras ou frases 
	
Questão 2 - A baixa tolerância às frustrações, desprezo com as obrigações sociais, falta de empatia, dificuldade em aprender pela experiência adquirida, baixo limiar de agressividade, constante conflito com a sociedade, racionalização e atribuições de culpa aos demais por seus atos, incapacidade para adiar prazeres, dificuldade de planejamento futuro, irresponsabilidade, uso de roubos, mentiras e agressões para atingir os objetivos são características de qual transtorno de personalidade: (Valor: 1,0 ponto)
A) Esquizotípico
B) Paranoide
C) Esquizofrênico
D) X Antissocial X
 
Questão 3 – Marilda de 25 anos, realiza tratamento no CAPS há 1 ano, seu médico psiquiatra resolveu modificar sua prescrição introduzindo outro neuroléptico, pois o mesmo apresentava alucinações auditivas intensas e agitação psicomotora. Após dois dias a usuário retorna ao CAPS e o Enfermeiro observa os seguintes sinais: movimento espasmódico da musculatura do pescoço, boca e lingua; crise oculógira e blefaroespasmo (aperta a palpebra). Rapidamente a profissional percebe que se trata de um quadro de: (Valor: 1,0 ponto).
A) Discinesia Tardia 
B) Síndrome Neuroléptica Maligna
C) Acatisia
D) X Reação Distônica Aguda X
Questão 4 – Sintomas negativos da esquizofrenia são: (Valor: 1,0 ponto) 
A) Delírios, alucinações.
B)X Embotamento afetivo, isolamento social.X
C) Delírios, embotamento afetivo.
D) Alucinações, isolamento social.
Questão 5 – Em relação à Agorafobia, podemos afirmar que: (Valor: 1,0 ponto)
A) São pensamentos e sentimentos vivenciados de forma recorrente e associados a um trauma grave específico. O início se dá a partir do trauma, em poucas semanas até 6 meses, após um evento traumático de excepcional gravidade.
B) Se caracteriza basicamente pela repetição traumática de gestos, rituais, pensamentos e atividades que a pessoa sabe que não faz sentido, mas que não consegue evitar.
C) X Tem como característica o trauma de espaços abertos, multidões, medo de ficar num lugar público do qual possa ser difícil sair, ou seja, difícil obter ajuda. A ansiedade pode chegar a pânico. X
D) Como em outros transtornos ansiosos o sentimento de nervosismo é acompanhado de queixas traumáticas, como tremores, tensão muscular, sudorese excessiva, sensação de cabeça leve, palpitações, tonturas e desconforto digestivo.
Questão 6 – O suicídio é considerado um grande problema de saúde pública, apresentando um considerável aumento nos últimos anos. Sobre esse tema, marque a opção correta: (Valor: 1,0 ponto)
A) X Situações como desemprego, baixo desempenho escolar e rompimento de um relacionamento podem ser mais dolorosas para algumas pessoas, levando à tentativa de suicídio. X
B) O suicídio sempre está atrelado à depressão.
C) Nos serviços de saúde, somente os psicólogos devem atender pessoas com ideação ou comportamento suicida.
D) Ao abordar o tema suicídio nas escolas, pode ocorrer um estímulo para ideação e/ou comportamento suicida, sendo importante evitar que crianças e adolescentes tenham acesso a essa discussão.
Questão 7 – Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Marcos é um homem de 35 anos que foi encaminhado pelo psiquiatra em função de um nível muito alto de ansiedade e o grande temor de que a qualquer momento uma desgraça aconteça; por conta deste temor Marcos liga para sua esposa e filhos muitas vezes por dia perguntando se está tudo bem com os mesmos e, mesmo após todos chegarem em casa, não consegue relaxar continuando hipervigilante. (Valor: 2,0 pontos)
A) Transtorno do pânico
B) Transtorno de stress pós-traumático
C) Fobia Social
D) X Transtorno de ansiedade generalizada X
Questão 8 – A esquizofrenia tem sido descrita desde 1852 sob diversos nomes: demence précoce, catatonia, hebefrenia, demência paranóide. Em 1911 Eugen Bleuler, introduziu pela primeira vez o termo esquizofrenia, e descreveu 4 sintomas fundamentais que são? (Valor até 2,0 pontos)
1- Distúrbio da associação do pensamento 2- Distúrbios afetivos 3- Ambivalência 4- Autismo .
Marque apenas 1 resposta correta com X ao lado, mais de 1 marcação irá anular a questão
Você terá o tempo da aula para entregar a prova na plataforma TEAMS (7:50h às 10:30h).