Buscar

REDES DE LONGA DISTÂNCIA - ATIVIDADE 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDES DE LONGA DISTÂNCIA – ATIVIDADE 03
Uma empresa deseja contratar você como administrador de rede e engenheiro de tráfego, para estudar o funcionamento de uma rede, com diversos roteadores de borda. A ideia da empresa, é contratar um serviço exclusivo de reserva de recursos, e conexões dedicadas fim a fim, com QoS e desempenho.
A sua função será produzir um relatório, com os dados dos provedores e as melhores técnicas de implementação dessa solução, que garanta segurança e linhas de comunicação dedicadas aos clientes.
Essas linhas de comunicação devem utilizar roteadores com uma tecnologia que proporcione flexibilidade, confiabilidade e segurança para que o provedor de internet possa redirecionar os dados entre os roteadores de forma a garantir a melhor conexão.
Os protocolos  BGP e MPLS são usados no roteamento de pacotes em uma rede de dados. Como funcionam os protocolos, BGP e MPLS? Eles são mais eficientes que o protocolo OSPF?
O protocolo BGP é um sistema de roteamento entre sistemas autônomos. Ele serve para troca de informações com o roteamento da internet por ISP’s. As principais características do BGP são, comunicação entre sistemas autônomos, coordenação entre múltiplos roteadores BGP, propagação de informações de alcançabilidade, utilização do paradigma de next- hop, suporte a políticas de alto nível, utilização de transporte confiável, utilização de informações sobre path, atualizações incrementais, suporte à CIDR, agregação de rotas e autenticação. Esse protocolo foi criado para evitar loops de roteamento em topologias arbitrarias. A sua principal função é realizar a troca de informações de acesso à rede, buscando o melhor caminho para o pacote.
O protocolo MPLS é baseado em pacotes rotulados, no qual cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. Ele é uma rede de trânsito, onde transportam pacotes entre pontos de entrada e saída. Ele também é chamado de multiprotocolo, onde pode ser utilizado com qualquer protocolo da camada 3.
Os protocolos BGP e MPLS são mais eficientes que o protocolo OSPF, pois o BGP e MPLS são mais flexíveis e escalável que o OSPF e usado em uma rede maior, ao contrário do OSPF.

Outros materiais