Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Prévia do material em texto

SISTEMA RESPIRATÓRIO
Essencialmente consiste na absorção de oxigênio (O2) pelo organismo e na eliminação de gás carbônico (CO2), resultante das oxidações celulares 
Divisão: De um ponto de vista anatômico, o aparelho respiratório é divido em 2 zonas: as vias aéreas e os pulmões.
As vias aéreas são constituídas pelo : nariz , fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia e toda a árvore brônquica. Estas desempenham um papel fundamental na climatização (aquecimento e umedecimento) e purificação do ar inspirado. 
Adicionalmente estão na origem de dois importantes reflexos, os reflexos da tosse e do espirro, responsáveis pela remoção de corpos estranhos e/ou irritantes das vias respiratórias.
Vias Aéreas:
NARIZ :É a parte externa do sistema respiratório , de ar para dentro e para fora dos pulmões. O nariz também adiciona ressonância à voz humana.É constituído pelas fossas nasais e pela pirâmide nasal. A pirâmide nasal é a estrutura visível que forma proeminência na face. Sua parte superior é formada por osso e a parte inferior, por cartilagem.  
As fossas nasais compreendem o espaço situado entre a faringe e as narinas; são divididas em duas partes pelo septo nasal, que se estende das narinas até a parte posterior da garganta. Os ossos que compõem o nariz são: o frontal, os nasais e os maxilares.
Uma membrana mucosa com muitos vasos sangüíneos reveste a cavidade nasal e, com sua superfície aumentada e os diversos vasos sangüíneos ali existentes permitem ao nariz aquecer e umedecer rapidamente o ar que entra .
Dentro do nariz existem pequenos fios, semelhante a cílios, que são cobertos por um líquido pegajoso, o muco. As partículas de poeira e microrganismos do ar grudam nesse muco e com o movimento dos cílios são varridos para fora do corpo ou para a garganta, e se forem engolidos serão digeridos pelas enzimas produzidas ao longo do tubo digestivo. 
Esta ação ajuda a limpar o ar antes dele atingir os pulmões. O espirro limpa automaticamente as vias nasais em resposta à irritação, da mesma maneira que a tosse limpa os pulmões. 
Existem pequenas células receptoras do olfato localizadas na parte superior da cavidade nasal com nervos olfatórios que se estendem diretamente até o interior do cérebro.
FARINGE: Conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. De modo geral entre os mamíferos a faringe é ponto de encontro entre estes dois aparelhos. 
A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que atua como uma válvula: durante a inspiração, o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago, conduzindo o ar para o canal correto (traquéia) 
Na faringe ocorre o fenômeno da deglutição, em que a epiglote fecha a laringe (impedindo que alimentos cheguem à traquéia). Em seguida o alimento desce para o esôfago. 
A faringe humana é dividida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral. A parte inferior da faringe, onde esta comunica com o esôfago, chama-se laringofaringe ou hipofaringe. 
LARINGE: A Laringe funciona como uma válvula protetora que impede a passagem de ar durante a deglutição e ao mesmo tempo, impede que substâncias ou partículas de alimentos penetrem na via respiratória. 
Outra funcionalidade é a produção do som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz. 
GLOTE: Localizada na porção final na laringe com a função de saída e entrada de ar para os brônquios e pulmões, ajuda também na função fonatória uma vez que a prega vocal e vestibular localizam-se dentro dela. 
É um estilo de uma "tampa" que se fecha para a passagem de comida e se abre para a passagem do ar. É o aparelho fonador propriamente dito.
TRAQUÉIA : Órgão Tubular presente nos mamíferos, com aproximadamente 10 a 12 centímetros de comprimento e 1,5 centímetros de diâmetro.
É mantida aberta devido a vários semicírculos de cartilagem hialina, internamente ela é revestida por um epitélio ciliado mucoso, importante para reter partículas sólidas, {[micro-organismos e outras substancias, evitando que elas cheguem aos pulmões. Ao final a "Traquéia" se bifurca originando os Brônquios
 ÁRVORE BRÔNQUICA: É formada por:
brônquios
bronquíolos
ductos alveolares
sacos alveolares  
Alvéolos
E é responsável por levar o ar aspirado pelas fossas nasais até o pulmão. 
PULMÃO: Os pulmões são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo. 
São dois órgãos de forma piramidal, de consistência esponjosa medindo mais ou menos 25 centímetros de comprimento que localizam-se dentro da caixa torácica, revestidos externamente por uma membrana chamada pleura. 
Os pulmões humanos são divididos em segmentos chamados lóbos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três.  O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo, é também um pouco mais curto pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca. 
 A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdome, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.
Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em:   
Bronquíolos: ramificação dos brônquios formando a árvore brônquica.
Alvéolos pulmonares: são bolsas achatadas recobertas por capilares que se formam ao final de cada bronquíolo, são em torno de 4 milhões e é onde acontece a troca gasosa. CO2 O2 
Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio O2; processo chamado de inspiração.
Respiração pulmonar: O ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. 
Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio O2; processo chamado de inspiração. 
Quando o diafragma relaxa, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o ar que estava dentro agora sai com o dióxido de carbono; processo denominado de expiração. 
Curiosidades: 
Nossos pulmões pesam em torno de 600 gramas e têm aproximadamente 300 milhões de alvéolos irrigados ininterruptamente com sangue por cerca de 80 mil minúsculos capilares sanguíneos.
O volume de ar no pulmão aumenta de 0,2 para 5,5 litros, do nascimento até a maturidade do ser humano. 
O tecido pulmonar, por sua vez, aumenta de 2,8 para 75 metros quadrados.
Quando fazemos exercícios, nossos pulmões aumentam a capacidade de ventilação e oxigenam mais sangue, já que o coração bate mais depressa. 
Em exercícios moderados, a ventilação pulmonar pode aumentar dos normalmente 10 litros de ar por minuto para quase 60 litros por minuto.
RESUMO:

Continue navegando