Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ANÁLISE DESENVOLVIMENTO SISTEMAS
EX MACHINA
EX Machina é um filme de ficção científica que fala sobre a criação de uma inteligência artificial gerada a partir de informações pessoais de usuários de uma ferramenta de busca para a criação de um robô com inteligência artificial mais realista.
Caleb é programador de uma empresa de tecnologia. Ele é premiado entre os funcionários para passar uma semana com Nathan, dono da empresa, em sua casa de luxo particular, bem distante, onde só havia natureza ao redor. 
Ao chegar, Caleb é recebido por Nathan, e logo descobre que fará parte de um experimento com a primeira inteligência artificial em um robô em forma feminina, fazendo o teste de Turing para avaliar a capacidade da máquina de exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano. 
Com o passar dos dias, Caleb vai se aproximando da inteligência artificial chamada Ava, e logo percebe sua incrível capacidade de comunicação, o que acaba fazendo com que ele desenvolva grande afeição por Ava.
Em um de seus encontros, Ava usa seu sistema de recarga para causar blecautes nos sistemas de monitoramento, e conta a Caleb que o seu criador está mentindo sobre o teste. Caleb fica pensativo, pois já percebeu que a relação de Natham com Ava é puramente de criador e criatura.
Durante um blecaute, Caleb diz a Ava que a sua memória será resetada em breve e que ele irá ajuda-la. Caleb tenta embriagar Nathan para que ele deixe Ava fugir, mas Nathan recusa a bebida e diz que Ava não gosta dele e está apenas o manipulando para que ela consiga escapar.
Nathan conta para Caleb o real sentido do teste e explica que ele foi escolhido porque era um jovem solitário sem família e namorada, e ele queria ver se Ava conseguiria manipular os sentimentos de alguém em interesse próprio. O teste de Ava seria convencer Caleb a ajuda-la a fugir. E foi isto que Ava fez, ela passa no teste de Turing agindo como um ser humano, utilizando de artifícios emocionais, sedução, manipulação, persuasão e raiva para conseguir sobreviver. Caleb a ajuda em todo o processo acreditando realmente que Ava estava apaixonada por ele. 
Ava consegue escapar, já que Caleb tinha reprogramando o sistema de segurança quando Nathan estava dormindo bêbado, Ava se une a outro robô de Nathan, e juntas o esfaqueiam.
Ava não hesita em deixar Caleb preso dentro da casa e usa o helicóptero que veio busca-lo para chegar à cidade.
O filme aborda a questão sobre o bom ou mau uso da tecnologia, o desenvolvimento de uma inteligência artificial e até qual ponto essa parte robótica pode se tornar humana, e além de tudo traz o fato de que nada é mais humano do que a vontade de viver, por isso Ava tenta convencer Caleb a ajuda-la, porque a vontade de viver do robô é maior do que qualquer sentimento.
A pesquisa no desenvolvimento da Inteligência Artificial tem sido bastante debatida atualmente. Muitos são a favor e acreditam que o desenvolvimento pode resolver muitos dos problemas atuais da humanidade. Já outros, são bem cautelosos em relação ao desenvolvimento da mesma.

Mais conteúdos dessa disciplina