Buscar

Estudo Dirigido p AV1 - Fisiologia do Exercício

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido
1. Quais são os 3 tipos de tecidos musculares?
2. Descreva a composição de uma célula muscular esquelética.
3. Qual a menor unidade contrátil do músculo?
4. Explique o porquê do padrão estriado do músculo esquelético e quais proteínas contráteis compõem essencialmente as bandas claras e as bandas escuras?
5. Durante uma contração muscular, qual evento de sinalização intracelular dispara o processo?
6. Qual o papel do retículo sarcoplasmático na contração muscular?
7. A teoria dos filamentos deslizantes foi criada por Dr. Huxley na década de 60, nela o cientista descreve o processo fisiológico da contração muscular como um deslizamento dos filamentos finos sobre os grossos do sarcômero. Qual é o papel das proteínas actina e miosina durante este evento?
8. Descreva o papel dos túbulos T na transmissão do impulso elétrico na fibra muscular esquelética
9. Qual o principal determinante da velocidade de contração de uma fibra muscular esquelética?
10. Quais são os 3 principais tipos de fibras esqueléticas? Descreva todas as características (bioquímica, histológica, fisiológica e metabólica) dos diferentes tipos de fibras.
11. A composição das fibras musculares definida geneticamente pelo atleta irá lhe dar vantagens em determinados tipos de esporte. Cite um esporte que um atleta com prevalência de 80% de fibras tipo I (vermelha) na composição terá sucesso? E explique o por quê.
12. O que é uma unidade motora? E quais são as diferenças entre as unidades motoras que inervam fibras lentas e rápidas?
13. Qual o padrão de recrutamento de unidades motoras de acordo com o aumento progressivo da intensidade (força) do exercício?
14. Quais são as duas principais adaptações fisiológicas ao treinamento de força?
15. Durante as 8 semanas iniciais de treinamento, o ganho de força se deve principalmente a quais dos fatores descritos na resposta acima? 
16. Quais adaptações na relação da ativação dos músculos agonistas, sinergistas e antagonistas durante um movimento ocorrem após treinamento que influenciam no ganho de força?
17. O treinamento de força gera adaptações hipertróficas no músculo esquelético através dos processos degenerativos e regenerativos, explique estas duas fases.
18. O que são células satélites e como elas participam do processo de hipertrofia muscular?
19. Cite quais moléculas são capazes de modular a atividade das células satélites? 
20. Quais são as causas da dor muscular de efeito tardio?
21. Cite 3 alterações fisiológicas musculo/esqueléticas benéficas geradas pelo aquecimento muscular? 
22. Quais são as mudanças estruturais a longo prazo no músculo esquelético causadas pelo treinamento de flexibilidade?
23. Como a flexibilidade influencia no risco de lesão?
24. A energia química armazenada na molécula de ATP pode ser convertida em outras formas de energia para manutenção da função celular. Cite duas formas de conversão da energia do ATP e exemplifique a sua importância para a função do organismo.
25. Quais são os dois principais substratos energéticos utilizados pelo organismo para geração de energia (ATP)? E em quais alimentos podemos encontra-los?
26. No corpo humano, nós temos reservas energéticas (carboidratos e lipídeos) que permitem o organismo ressíntetizar energia (ATP) em diversas condições, inclusive em condições de alta demanda energética, como no exercício. Quais são as reservas energéticas do nosso corpo e aonde elas se encontram?
27. Dentre as reservas descritas acima, qual tem a maior capacidade de armazenar energia? E qual tem a menor?
28. Quais são os 3 sistemas de regeneração de ATP conhecidos no músculo esquelético?
29. Comente sobre a importância do sistema ATP-CP em exercícios de alta intensidade?
30. Em exercícios de alta intensidade (anaeróbio) com duração acima de 30 segundos, o sistema ATP-CP é depletado. Nesta condição, outro sistema anaeróbio aumenta a sua atividade para manter a produção de ATP e suportar o exercício por mais alguns segundos/minutos. Que sistema é esse? Qual é o saldo final de ATP produzido por esta via? Qual é o produto final liberado desta via anaeróbia pela célula muscular?
31. As vias anaeróbias (lática e alática) suportam exercícios de alta intensidade, quais são as vantagens e desvantagens destas vias para a produção de ATP no músculo durante um exercício?
32. Explique o que é o limiar anaeróbio visto em uma curva de intensidade (% VO2máx) Vs [lactato]? E explique porque ocorre um aumento exponencial da concentração de lactato após uma determinada intensidade de exercício?
33. Em um exercício aeróbio, ocorre um aumento da oxidação de carboidratos em detrimento da oxidação de lipídeos com o aumento da intensidade (teoria do crossover), explique detalhadamente essa teoria?
34. Em exercícios aeróbios de longa duração, com o decorrer do tempo de atividade física em intensidades contínuas, ocorre um aumento da oxidação de lipídeos, verificado por uma diminuição do coeficiente respiratório (valores de R próximos a 0.7). Explique essa teoria.
35. Durante o exercício físico, devido a estímulos hormonais (principalmente adrenérgico), ocorre uma grande ativação de diferentes órgãos, no sentido de fornecer energia para a atividade física. Sendo assim, explique como músculo, fígado e adipócitos atuam de forma integrada no fornecimento de energia e na manutenção do exercício físico prolongado?
36. O que é o ciclo de Cori e qual a importância deste para a atividade física de longa duração?
37. Quais são as principais adaptações metabólicas do músculo ao treinamento físico ANAERÓBIO?
38. Quais são as principais adaptações metabólicas do músculo ao treinamento físico AERÓBIO?

Continue navegando