Buscar

rede socioassistencial ppt.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 
 FACULDADE ANHANGUERA
 POLO SOBRADINHO-DF
 SERVIÇO SOCIAL
 2014 – 2° SEMESTRE
 Cecilia Oliveira da Silva RA- 389039
 Luciana Sousa Carvalho RA- 400245
 Maria Lúcia Aquino dos Santos RA - 387219
 Miriam Martins Nunes RA – 398223
 
REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR
PROFESSORA EAD –Mª Elisa Cléia Nobre 
TUTOR PRESENCIAL – Sheila Oliveira 
 Sobradinho, 07 de Novembro de 2014
*
*
Introdução
Para o profissional de Serviço Social, é de extrema importância o conhecimento das leis e normas que regem o trabalho social. Ter o conhecimento de como funciona essa estrutura faz com que o trabalho tenha uma maior qualidade e compromisso ético com os cidadãos, desta forma, induz o planejamento de ações preventivas e contribuí para o aprimoramento das ações que visem à restauração de direitos violados e a interrupção da situação de violência.
*
*
O Direito socioassistencial incide em questões fundamentais e substantivas para a gestão do trabalho. É importante que o futuro profissional de Serviço Social compreenda e identifique as demandas da sociedade no que se refere ao significado social do trabalho e da profissão para que possa obter respostas para o enfrentamento de questões sociais.
Com a Constituição Federal /88, houve um fortalecimento da Assistência Social como política pública de Seguridade Social, e a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS se firmaram como um direito do cidadão em sua concepção mais direta, tendo um caráter universal.
*
*
NORMA OPERACIONAL BÁSICA- NOB/SUAS
A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos para o SUAS (NOB-RH/SUAS), aprovada pela Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, n° 130, de 15 de julho de 2005, após amplo processo de discussão, aprimoramento e contribuições, vem discutir as instâncias que compõem o processo de gestão e como elas se relacionam; os principais instrumentos de gestão a serem utilizado e a forma de gestão financeira que considera os mecanismos de transferência, os critérios de partilha e transferência de recursos. 
Fundamenta-se nos compromissos da PNAS/2004; 
É fundada em pacto entre os entes federativos que assegura a unidade de concepção e de âmbito da política de assistência social em todo território nacional, sob o paradigma dos direitos à proteção social pública de seguridade social e à defesa da cidadania do usuário.
Integra a NOB – RH/ SUAS uma política de capacitação dos trabalhadores públicos e da rede prestadora de serviços, gestores e conselheiros da área, de forma sistemática, continuada, sustentável, participativa, nacionalizada e descentralizada, respeitadas as diversidades regionais e locais, e fundamentada na concepção da educação permanente.
*
*
No Brasil, há cerca de 10.000 profissionais envolvidos com a área da Assistência Social, porém não significa que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios tenham uma força de trabalho uniforme. Isso explica o fato da Assistência Social nem sempre estar representada em uma pasta político- administrativa própria, estando muitas vezes vinculada a outras áreas de atuação.
O investimento na gestão do trabalho irá influenciar na melhoria dos serviços socioassistenciais prestados a população. Assegurar que os trabalhadores dessa área estejam incluídos com o processo de trabalho e com o resultado do mesmo é um caminho prático e certo para o avanço na implementação do sistema. 
O papel da rede socioassistencial privada é de grande importância, já que grande parte dos trabalhadores se encontra nas entidades e organizações de Assistência social. 
 Esta Norma é um instrumento de gestão ( já que é um desafio estruturar este eixo do SUAS, pois a precarização do trabalho e dos recursos financeiros, físicos e materiais no setor público fragiliza a área da política de Assistência Social), e só terá eficácia se o seu conteúdo for cumprido e assumido entre os gestores da Assistência Social garantindo-a como política pública e com ampla participação da sociedade civil nessa consolidação.
*
*
TERCEIRO SETOR
 
 O governo é o primeiro setor que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. O setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo atividades de utilidade pública. Ele é mantido com recursos de doações de empresas, pessoas físicas e com repasse de verbas públicas.
Fazem parte do terceiro setor:
Fundações
Entidades Beneficentes
Fundos Comunitários
Ong’s
Empresas com Responsabilidade Social
*
*
ENTREVISTA
A entrevista foi realizada com a assistente social da instituição Obras sociais do Centro Espirita Fraternidade Jerônimo Candinho. 
De acordo com a assistente social as principais dificuldades são os recursos financeiros, já que o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais e a falta de estrutura de funcionários competentes que tenham comprometimento com o trabalho.
As facilidades são as realizações dos profissionais em busca de uma sociedade mais justa e igualitária, proporcionando os direitos que são privados de uma sociedade capitalista na área social.
 A contribuição para o desenvolvimento de projetos sociais que visam melhorar a qualidade de vida da população através da educação e a inserção no mercado de trabalho e da geração de renda, são fatores importantes para o desenvolvimento social no Brasil.
*
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A NOB-RH/SUAS conceituou um sistema descentralizado e participativo, estabelecendo condições para garantir sua eficácia e eficiência.
O trabalho social promove a mudança social, a resolução de problemas no âmbito das relações humanas e a promoção das capacidades e aptidões das pessoas para promoverem seu bem-estar. Utilizar teorias de comportamento humano e sistemas sociais, intervém nos pontos onde as pessoas interagem com os seus ambientes. Neste âmbito, o respeito pelos direitos humanos e o de justiça social são fundamentais para o trabalho social. Assim, o trabalho social tende a lançar o seu foco de intervenção, sobre os problemas das pessoas dentro de seu contexto, equacionando intervenções. 
Portanto, o terceiro setor tem um papel primordial, pois promove a chegada da cidadania a locais onde o Estado não conseguiu chegar, promovendo assim o desenvolvimento social.
*
*
BIBLIOGRAFIA
http://www.mds.gov.br/cnas/politica-e-nobs
http://www.filantropia.org/OqueeTerceiroSetor.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/terceiro_setor.htm
 Norma Operacional Básica/Recursos Humanos - NOB/RH do SUAS. Disponível em: <http://www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/NOB-SUAS.pdf>.
Acesso em: 20 de maio 2013
MONTANO, C. Terceiro Setor e Questão Social - Crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2012. PLT 607.
www.terceirosetor.org.br/suaong/index.cfm
http://www.significados.com.br/terceiro-setor/
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais