Buscar

Resumo farmacotecnica - farmacopeia brasileira

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Castanhal
	Graduação em Farmácia 	
Resumo Farmacotecnica
TURMA NOITE
	
Discente: Antônio Carlos Bentes Cavalcante
 
 
 
 Castanhal-PARÁ 
 2020
A água para o uso farmacêutico
A água é o elemento mais importante em nosso planeta, sem ela não haveria existência de vida onde vivemos. Todos os seres vivos que habitam esse planeta necessitam da água para sua sobrevivência. Além disso, a água é importante tanto gerar energia elétrica, no desenvolvimento da agriculta e indústria. No ramo farmacêutico a água pode ser utilizada de diversas formas na síntese de fármacos; na formulação e produção de medicamentos; em laboratórios de ensaios; diagnósticos e demais aplicações, relacionadas à área da saúde, inclusive como principal componente na limpeza de utensílios, equipamentos e sistemas.
A água não possui cheiro, sabor e cor e sua estrutura química é formada por dois gases chamados de oxigênio (o) e hidrogênio (h). Sendo que sua estrutura química tem dois oxigênios e um hidrogênio, formando a famosa fórmula (H2O).A água possuí grande facilidade em formar ligações de hidrogênio. Essas propriedades tornam a água um excelente meio para solubilizar, absorver, adsorver ou suspender diversos compostos, inclusive para carrear contaminantes e substâncias indesejáveis, que podem alterar a pureza e eficácia de um produto farmacêutico.
Para se obter um controle de qualidade de água, será necessário saber em qual finalidade ela será utilizada e atender os esquisitos para que seu uso será estabelecido. O manuseador é responsável pela seleção do tipo de água adequado aos seus objetivos, bem como pelos controles e verificações necessários, em intervalos que garantam a manutenção da qualidade desejada. Deve-se se assegurar que o sistema apresente desempenho adequado e capacidade para fornecer água com o nível de qualidade estabelecido para atender aos parâmetros especificados nas monografias individuais.
Para que possamos obter uma água de qualidade, devemos obedecer os requisitos básicos de controle de qualidade. Pois mesmo que a água esteja purificada ela possui muitos componentes que possam torná-la contaminada novamente. Os contaminantes de água são representados por dois grandes grupos : químico e microbiológico.
Contaminantes químicos
Os contaminantes orgânicos e inorgânicos tem origem em diversos tipos de fontes de alimentos, Que substâncias Em que a água entrou em contato, poluentes da natureza, resíduos atmosféricos, produtos sanitários e agentes limpezas. Incluem-se aqui as endotoxinas bacterianas, resultantes de micro-organismos aquáticos Gram negativos, contaminantes críticos que devem ser removidos adequadamente. 
Os contaminantes podem ser avaliados por testes de carbono e condutividade. A condutividade, medida em microsiemens/cm, é recomendada para avaliar água com grande quantidade de íons e o seu recíproco, a resistividade, em megohm.cm, é medida quando há baixa concentração de íons dissolvidos.
A maior parte dos compostos orgânicos podem ser removido por osmose reversa, no entanto, aqueles com baixo peso molecular demanda de técnicas específicas, como a resina de troca iônica, eletrodeionização, carvão ativado ou oxidação por ultravioleta ou ozônio, para serem removidos. 
Para garantir a proteção da saúde, e evitar que compostos químicos críticos possam interferir na fase de pré-tratamento dos sistemas de água, parâmetros são feitos para aqui os compostos orgânicos e inorgânicos não interfiram no tratamento, pois posteriormente, podem ser de difícil remoção.
 
Contaminantes microbiológicos
São representados principalmente por bactérias, que por sua vez são um desafio para na qualidade de água. Podem surgir, também, devido a procedimentos de limpeza e sanitização inadequados, que possibilitam a formação de biofilmes e, por consequência, instalam um ciclo contínuo de crescimento a partir de compostos orgânicos 
1
2

Continue navegando

Outros materiais