Buscar

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

1- Qual a diferença entre um sinal periódico e um sinal aperiódico (não periódico)?
R: A diferença reside no seu modo de propagação nos meios de transmissão. Os periódicos se repetem continuamente, são cíclicos. Com os não-periódicos isso não acontece, isto é, não se repetem, propagando-se continuamente, sem retorno ao estado inicial. 
----
2- Quais as principais características de um sinal periódico ?
R: A característica principal de um sinal periódico é a propriedade de não se modificar pelo deslocamento no tempo de T. Por definição, o sinal periódico deve ter início em t= –∞ e continuar indefinidamente. Ou seja, um sinal x(t) é dito periódico se satisfaz à condição: x(t)=x(t+T) para todo t, sendo T uma constante positiva. Se T=To é o menor valor que satisfaz à condição dada, então To é denominado período fundamental de x(t).
---------
3- 
 Determine quais dos sinais abaixo são periódicos, com período fundamental, e esboce o gráfico.
 a) [f(x)=cos(0,125\pi x)] .
R: N= 2/.125 = 16 m -> N0 = 16 Periódico 
 b) [f(x)=sen(\pi +0,2x)] .
R: N= 2πm/π+0,2x -> Não periódico. 
----------
4- Sejam [a(x)] e [b(x)] dois sinais periódicos com períodos fundamentais de [T_{a}] e [T_{b}] , respectivamente. Quais as condições para que a soma de [a(x)] + [b_{x}] seja periódico ? 
A soma (ou subtração) de dois ou mais sinais periódicos gera outro sinal periódico cujo período é igual ao mínimo múltiplo comum dos períodos dos sinais que foram somados (ou subtraídos).

Continue navegando