Buscar

resumo de agrostologia

Prévia do material em texto

RESUMO DE AGROSTOLOGIA
· Degradação é o processo da diminuição da produtividade e capacidade de recuperação, ocorre devido ao manejo inadequado, características físicas e químicas do solo, aspectos relacionados a forrageira e presença de pragas e doenças e má formação da pastagem pelo estabelecimento inadequado. A forrageira necessita ter capacidade de recuperação para reagir as agressões e garantir a produtividade de matéria verde.
· Causas da degradação: compactação e erosão do solo, manejo inadequado que propicia espécies invasoras e falta de correção e adubação que prejudica a assimilação de fosforo.
· Como identificar: redução na produção, diminuição na capacidade de lotação ganho de peso e conversão alimentar, aparecimento de plantas invasoras e pragas, compactação diminuindo a taxa de infiltração e capacidade de retenção de água e erosão e assoreamento de nascentes lagos e rios.
· Não volta as características iniciais e para que haja uma recuperação é essencial a presença de plantas adequadas caso contrário haverá necessidade de refazer (renovar) totalmente a pastagem. 
· Existe duas formas de recuperação e para decidir qual delas usar é necessário estudar as características sistema: direta –em relação a limpeza da área, é de forma mecânica, química e agronômica sem culturas intermediarias com espécies anuais. A forma direta, por exemplo, pode ser adotada em áreas que não permitem o cultivo de grãos e onde o maquinário e a infraestrutura sejam baixos. Na recuperação a destruição da área pode ser parcial, total ou inexistente. Para a renovação são realizados um tratamento químico e o plantio de uma nova pastagem. Indireta - há a utilização destas culturas anuais como milheto ou sorgo ou de lavouras como a soja e o milho para recuperação ou renovação.
· A conservação do solo é fundamental para evitar a degradação. Fatores como a precipitação pluviométrica, as características do solo, a declividade e o comprimento da encosta, a cobertura vegetal e o manejo utilizado interferem no desenvolvimento da erosão. Solo argiloso + superlotação + superpastejo = Tendência a compactação e degradação. Alta declividade + solo encharcado + solo arenoso = EROSÃO. Alta declividade + solo encharcado + solo arenoso + ausência de cobertura vegetal = arrasto de nutrientes + EROSÃO. Para controlar a erosão é necessário manter sempre a cobertura vegetal e o uso de curvas de nível. Necessário manter sempre a reposição de nutrientes para evitar a exaustão química.
· Bancos de suplementação são áreas isoladas da pastagem principal destinadas aos cultivos de forrageiras com elevado potencial de produção e bom valor nutritivo, estratégia essa pra lidar com a variação devido a estacionalidade e minimizar os impactos, garantindo a manutenção nutricional dos animais. São uma alternativa as pastagens consorciadas, já que essas precisam estar em perfeita simbiose para que não ocorra pastejo seletivo, devido a palatabilidade, interferindo na presença da leguminosa. Existe três estratégias para esse manejo. Banco de proteínas, as legumineiras (focadas nas leguminosas) e a reserva de gramínea (capineira). Enquanto no banco o pastejo é direto, nos outros, a forragem é cortada e oferecida no cocho. Acesso aos bancos de proteínas deve ser diário por uma ou duas horas ou a cada dois ou três dias, o pastejo prolongado pode prejudicar a eficiência, por isso é indicado o rodizio de piquetes, o excesso pode ser conservado por fenação. As gramíneas são utilizadas por possuírem elevado potencial produtivo em pequenas áreas, são resistentes, tem boa aceitabilidade e facilidade na multiplicação, produzem alta porcentagem de massa verde, com boa qualidade e baixo custo, as leguminosas são alternativas interessantes para a suplementação alimentar, já que apresentam teores de proteínas mais elevados, melhor digestibilidade e também maior tolerância ao período seco quando comparadas às gramíneas. Além disso, por possuírem uma relação simbiótica com as bactérias do gênero Rhizobium, formam nódulos em suas raízes o que contribui para a fixação do nitrogênio atmosférico e para a melhoria da fertilidade do solo.
· Os métodos de conservação de forragem garantem o aumento na eficiência da utilização das pastagens nos períodos de crescimento restrito
· Silagem é a forragem verde com umidade, armazenada e conservada por meio de um processo de fermentação de ácido lático por bactérias anaeróbicas, diminuindo o pH e inibindo o desenvolvimento de clostridium e guardadas em silos. A ensilagem não melhora a qualidade, apenas mantem, quando bem feito o valor nutritivo é semelhante ao da forragem verde. Utilizado com o intuito de diminuir o concentrado, consequentemente o custo de produção e a viabilidade no período da seca, tendo uma qualidade boa teoricamente diminui o gasto energético na eliminação do metano e melhor conversão alimentar. Vantagens do uso de silagem: É um método mais barato quando comparado a fenação, tem menor dependência de condições climáticas, possibilita a manutenção de um número maior de animais por unidade de área, proporciona oferecer alimento de boa qualidade em época de escassez. Desvantagens do uso de silagem - Requer uma estrutura especial para a produção, tem maior chance de erosão na área cultivada pela eliminação na cobertura vegetal do solo, tem dificuldade de comercialização e de transporte, sendo geralmente utilizados nas propriedades em que são produzidas. A partir de aberto, é necessária a retirada diária de uma fatia de silagem dos silos. Existem vários tipos de silo, sendo eles, de superfície, bag e trincheira. O enchimento não deve passar de 10 horas e a compactação é muito importante. Utiliza-se geralmente gramíneas (milho e sorgo, com alto índice de carboidratos solúveis), pois as leguminosas têm elevado poder tampão, devido as proteínas, prolongando o tempo de fermentação e maior consumo de carboidratos solúveis. Para melhorar o valor proteico das silagens de gramíneas pode-se adicionar até 20% de leguminosas.
· Fenação é o processo de conservação do valor nutritivo da forragem através da desidratação rápida e parcial utilizando a luz solar, uma vez que a atividade respiratória das plantas, bem como a dos microrganismos é paralisada. Envolve um conjunto de operações/processos. Suas vantagens são a manutenção de um bom valor nutritivo (e a manutenção ou melhora do ganho de peso no período das chuvas), a melhora da palatabilidade para algumas forrageiras, a substituição do uso de concentrados, a praticidade do processo e de armazenamento, grande número de espécies forrageiras, uso em grande e pequena escala, fornecimento manual ou mecanizado, alimento para diferentes categorias animais, porem tem grande dependência de maquinário, necessita de rápida secagem, a produção coincide com o período da chuva e é vulnerável à deterioração se armazenado inadequadamente. As forrageiras ideais para fenação são as que tem muita disponibilidade de folhas, porte baixo e colmo fino, a de melhor qualidade é a alfafa tendo 20% de PB, no entanto, durante o processo perde de 30% a 50% de folha. As forrageiras de pastagem podem ser utilizadas, mas nem sempre atingem a qualidade necessária, o cost cross e tifton. O corte ideal é na fase pré-florada. O local precisa ser plano, livre de obstáculos e plantas daninhas. O processo consiste no corte, desidratação, enfardamento e armazenamento, corte deve ser feito logo após o orvalho da manhã. O feno pode ter no máximo de 10% a 20% de umidade e seu valor nutritivo vai depender da secagem. Tem perdas de até 20% durante o processo e mais 5% no armazenamento.

Continue navegando