Buscar

AP2 CTC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
LARISSA VERAS MENEZES
4508831
AP2 – CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E CARREIRA
RIO DE JANEIRO, 2020
3
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	2
2 DESENVOLVIMENTO	3
3 CONCLUSÃO	4
REFERÊNCIAS	5
1 INTRODUÇÃO
 
A vida profissional pode ser dividida em fases, em alusão à uma escada, como se a cada nova fase fosse possível chegar mais perto da realização de carreira. Esses estágios são: fundamentação, entrada, avanço, reavaliação, reforço, desengajamento e aposentadoria.
Sendo assim, semelhante as outras faces da vida, a construção de uma carreira também possui seus momentos de ascensão e declive, sendo necessário constante avaliação de objetivos que se almeja, bem como os instrumentos que serão utilizados para tal finalidade.
Nesse sentido, o trabalho desenvolvido trará uma avaliação da carreira de Seu Roberto, que possivelmente encontra-se no estágio de reavaliação, e dessa forma, cada a análise das alternativas que ele possui para dar continuidade à sua vida profissional.
2 DESENVOLVIMENTO
No momento em que nos encontramos numa situação que não vemos crescimento, é evidente a necessidade de reavaliar a trajetória, afinal, a estagnação não é um objetivo em nenhuma circunstância saudável.
Seu Roberto, engenheiro de produção que trabalha numa empresa de telefonia, encontra-se numa situação desta, e por isso precisa traçar os pontos positivos e negativos das alternativas que possui a fim de traçar uma nova rota de ascensão. Vale ressaltar que a responsabilidade por esse processo é pessoal, ou seja, a empresa apenas avalia seu engajamento disponibilizando novas funções e cargos, mas depende do potencial do funcionário.
A primeira das possibilidades é a expatriação para o centro de pesquisa e desenvolvimento na matriz da empresa, assim, Seu Roberto continuaria na mesma empresa com a perspectiva de crescimento, afinal, a área de telefonia vive em constante evolução tecnológica. Além disso, ele teria a chance de conhecer outra nacionalidade, uma nova cultura e assim, desenvolver mais interesse em dar continuidade a sua carreira.
Outra possibilidade é Seu Roberto atuar como consultor externo, nessa alternativa, ele poderia atuar tanto na empresa a qual ele já é vinculado, bem como em outras empresas, expandindo assim seus contatos profissionais, o que garante mais possibilidades futuras. Além de expandir seu networking, Seu Roberto possivelmente terá mais tempo livre, podendo associar esta alternativa com a de carreira acadêmica, seja realizando uma pós-graduação, MBA, ou cursos de atualização, o que também expande as possibilidades futuras, afinal o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionalização.
As últimas alternativas de Seu Roberto são a escolha de outra empresa ou outra carreira. A escolha de uma outra empresa pode ser mais complicada pois, como não se vê crescimento na área de pesquisa e desenvolvimento em telefonia no país, há a possibilidade de se frustrar mesmo com outra empresa. Quanto a escolha de outra carreira, será necessária uma análise dos interesses de Seu Roberto, para que assim, essa decisão tenha a ver com seus gostos, afinidades e habilidades.
3 CONCLUSÃO
A partir do desenvolvimento desse trabalho foi possível notar que é importante estar sempre atento ao estágio de carreira em que estamos, a fim de que a avaliação dos nossos objetivos, e instrumentos que nos levarão mais perto do mesmo, seja constante, diminuindo o risco de perder as rédeas do nosso futuro, estagnar na vida profissional e consequentemente pessoal.
REFERÊNCIAS
Instituto ISI Infinity. 7 ESTÁGIOS E FASES DE CARREIRA. Disponível em: https://isiinfinity.com.br/estagios-de-carreira/. Acesso em: 23 de outubro de 2020.
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando