Buscar

ESTRUTURAS E PROC ORGAN AVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 
TRABALHO DA DISCIPLINA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]
Os gestores se debruçam no estudo das estruturas e processos organizacionais, também popularmente conhecidos como OSM (Organização, Sistemas e Métodos) para desenvolver um entendimento das estruturas organizacionais (passadas e contemporâneas) e propor melhorias e soluções às organizações da qual fazem parte.
Para iniciar a nossa discussão, escolha um modelo de estrutura organizacional e explique as vantagens ou desvantagens da mesma. Identifique se o modelo que você escolheu se parece com alguma empresa de seu conhecimento.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL É UM CONCEITO VOLTADO À ÁREA DA AMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS TENDO COMO OBJETIVO DEFINIR, DIVIDIR, ORGANIZAR COORDENAR E DEMONSTRAR A FORMA QUE A EMPRESA OPERA DE FORMA GERAL. 
Os cinco modelos de Estruturas Organizacionais são: 
· Estrutura organizacional > LINEAR (HIERÁRQUICA/VERTICAL);
· Estrutura Organizacional > FUNCIONAL;
· Estrutura Organizacional > MATRICIAL;
· Estrutura Organizacional > HORIZONTAL;
· Estrutura Organizacional > CIRCULAR OU RADIAL. 
De todos os modelos organizacionais é importante verificar o porte e as necessidades da empresa antes de modelar e definir sua estrutura, tendo em vista que os tipos de estrutura organizacional escolhidos podem influenciar diretamente na criação e reparos da cultura organizacional. 
Neste caso, vale ressaltar que a Estrutura que irei focar neste momento é o modelo Matricial. Esse modelo de estrutura é mais comum em empresas de grande porte e corporações com mais de 5.000 funcionários. Normalmente utilizada em empresas que preferem a melhor coordenação de projetos e tarefas. Neste modelo, cada funcionário possui um superior, por exemplo. Digamos que exista uma multinacional, ou uma multirregional e, nesse caso, cada loja de uma empresa de varejo, por exemplo, conta com 3 subgerentes que seriam supervisores de 9 funcionários. Nesse caso, também podemos dizer que a estrutura matricial possui o benefício interdepartamental, onde cada área é especificada por especialização dos funcionários, o que se torna vantajoso pela agilidade e especificidade das tarefas, o que se assemelha muito ao modelo Funcional (que é o mais utilizado no Brasil). 
A otimização dos recursos, tarefas, custos, grupos, áreas, departamentos, funcionalidade e flexibilidade atende concomitantemente as necessidades de urgência que surgem por terem tarefas e centros de especialização divididos por departamentos, trabalhando com eficiência em cada tarefa, projeto e tomadas de decisão. 
A divisão de tarefas nesta estrutura, por ser duas linhas de autoridade proporciona mais direcionamento às tarefas, produtos e recursos, bem como a melhor administração de forma verticalizada e bem elaborada.
A grande gama de flexibilidade e agilidade de informação também é uma das vantagens da estrutura matricial em uma organização, tendo em vista que quanto menor o tempo de informação, maior a rapidez da resposta e operação da tomada de decisões. 
A empresa na qual trabalho atualmente é de razão social Varejista, multinacional e, arrisco dizer que possua este modelo, até mesmo porque este modelo se assemelha ao mais comumente usado pelas empresas (Estrutura Organizacional Funcional). Como dito anteriormente, para cada três funcionários, há um subgerente para aconselhar e orientar as tarefas, verificando, ordenando e controlando cada um. Há também uma maior motivação, principalmente no que tange ao atingimento de metas da empresa, maximizando os resultados pessoais e profissionais dos empregados, bem como otimizando o resultado de cada sede. Assim, cada funcionário procura se desenvolver e melhorar seus resultados pessoais e profissionais o que se torna também vantajoso para ambos, tanto para a empresa, quanto para os empregados. 
As desvantagens dessa estrutura organizacional ocorrem quando os gerentes precisam cobrar mais dos funcionários que estão operando para atingir as metas da empresa, dos próprios gerentes e dos funcionários. Ou seja, é um tipo de cobrança que acontece de forma vertical e potencializa a cobrança de um modo geral. Outro fator a ser considerado é que por via do aglomerado de cobranças, às vezes pode acontecer de o funcionário se sentir desmotivado devido a falta de atingimento de metas, que o regional cobra e a uma sede em um dia acaba por ter uma taxa muito baixa de rendimento. 
Em todo caso, a Estrutura Organizacional Matricial, pode ser confundida com a funcional e muitas das vezes até mesmo pode ser elaborada como se funcional fosse. Esse modelo empresarial atua diretamente no desenvolvimento da empresa como um todo, as cobranças vêm quando existe potencial, seja da empresa, seja das metas, seja dos gerentes e dos empregados que operam. 
Indicação de leitura:
Capítulos 1 e 2 de nosso livro didático.
CURY, Antonio, Organização e métodos: uma visão holística. 9. ed. – São Paulo : Atlas, 2017. Capítulo 8.
OLIVEIRA, Djalma de P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 59-73.

Continue navegando