Buscar

A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
Entendesse por desenvolvimento sustentável o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das futuras gerações, de satisfazerem a suas próprias necessidades, em outros termos significada obter crescimento econômico sem esgotar os recursos naturais para o futuro.
Várias empresas já estão atuando na aplicação dos Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável, e muitas delas vem se tornando participante do Pacto Global, a rede Brasil do Pacto Global já é a terceira maior do mundo, em 2015 contava com menos de 500 participantes e hoje possui mais de 1,100 membros.
Há muitas grandes empresas fazendo parte desse movimento sustentável, colocando em prática o seu compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, separei 3 delas pra dar de exemplo:
MRV- A MRV e a maior empresa construtora do Brasil e membro do Pacto Global desde 2016, e desenvolve ações ligadas a 15 de 17 ODS.
Dentre elas estão o monitoramento rigoroso da cadeia dos fornecedores de forma a evitar fragilidades em termos de direitos humanos; a revitalização entorno dos empreendimentos, de forma a prover um ambiente saudável e inclusivo para a comunidade; a redução do consumo e reuso de água nas operações e a instalação de painéis de energia fotovoltaica nos prédios construídos.
Com a adoção dos ODS a MRV Formalizou seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentável a nível Global.
AMBEV- A cervejaria defende o programa “VOA “,” o programa VOA consiste em Doações que vão muito além que dinheiro, e a doação de tempo doação de conhecimento, o VOA e sobre troca de saberes; O programa já atende mais de 230 organização e engajou mais de 300 voluntários da própria AMBEV, somando mais de 15 horas de consultoria o que equivale a 3 milhões de dólares caso fosse contratado serviço em consultoria.
Dentre as ações da ODS a AMBEV está vinculada a erradicação da pobreza, educação de qualidade, emprego digno e crescimento econômico, redução da desigualdade, e parceria em prol de metas.
NATURA - Por meio do programa Amazônia a Natura realiza uma exploração dos recursos ligados aos 17 ODS, ao estabelecer parceiras com as comunidades locais, a empresa prioriza o sistema de produção que reduzem os impactos do ecossistema, favorecendo também o desenvolvimento e a saúde da população além da igualdade de gênero.
As empresas que contribuíram de alguma forma de ODS, também são recompensadas com grandes oportunidades, alguma delas são: Atração de investidores, facilidade de crédito, acesso a novos mercados, melhor comunicação dos impactos positivos da organização dos stakeholders, fazendo assim com que as empresas cresçam e se desenvolvam da melhor forma.
REFERENCIAS:
PLATAFORMA LIDERANÇA COM VALORES- (https://liderancacomvalores.com.br/lider-2030-talks-11-empresas-que-estao-melhorando-o-mundo)
WAY CARBON- (https://blog.waycarbon.com/2019/03/ods-incorporados-pelas-empresas)
ESOLIDAR- (https://impactosocial.esolidar.com/2020/03/31/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-onu)
VGR- (https://www.vgresiduos.com.br/blog/entenda-o-que-sao-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods)