Buscar

ToPICOS_ESPECIAIS_EM_BIOMEDICINA_-_UNIDADE_02

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOMEDICINA
NOME DO TUTOR | TURMA
UNIDADE 02 – FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM BIOMEDICINA I
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
A partir do estudo desta unidade, você deverá ser capaz de:
apresentar o profissional biomédico, habilitações e o código de ética;
conhecer os laboratórios de análises clínicas e a Resolução n° 302/2005;
identificar o controle de qualidade nas análises clínicas e suas regras;
descrever os principais processos bioquímicos.
UNIDADE 02 – FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM BIOMEDICINA I
PLANO DE ESTUDOS
TÓPICO 1 – O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
TÓPICO 2 – ANÁLISES CLÍNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE
TÓPICO 3 – PROCESSOS BIOQUÍMICOS
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA
Instituído pela Lei n° 6.684, de 3 de setembro de 1979, o Conselho Federal de Biomedicina é o principal órgão regulamentador da profissão do Biomédico.
Entre suas funções estão, orientar, disciplinar e zelar pelo exercício da biomedicina no país, criando resoluções que normatizam as áreas de atuação, habilitações profissionais, responsabilidades técnicas, documentações e condutas de acordo com o código de ética da profissão.
https://cfbm.gov.br/ 
DICA: APRESENTE AOS ACADÊMICOS O SITE E AS REDES SOCIAIS DO CFBM, E DEMONSTRE A IMPORTÂNCIA DE ACOMPANHAR AS AÇÕES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PELO CONSELHO. 
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA
Cabe aos Conselhos Regionais de Biomedicina julgar e decidir, os processos de infrações às leis e ao código de ética cometidos pelo profissional biomédico.
 
Organizar, disciplinar e manter atualizado o registro dos profissionais e pessoas jurídicas inscritas para exercer atividades relacionadas à profissão. 
Para atender todas as Unidades Federativas e o Distrito Federal, a jurisdição dos Conselhos Regionais de Biomedicina no Brasil é dividida em seis regiões.
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA
https://crbm1.gov.br/
https://www.facebook.com/crbm1regiao/
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
HABILITAÇÕES
São amplas as áreas de atuações do profissional biomédico, porém, para desenvolver suas atividades, o profissional deve ter o reconhecimento da habilitação na área específica em que atua.
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
BIOMÉDICO PATOLOGISTA CLÍNICO
O profissional Biomédico analista clínico tem competência para coletar amostras e realizar todos os tipos de exames de Análises Clínicas, como todos os processamentos de amostras de sangue, análises pré e pós-transfusionais, e análise dos demais fluidos corporais até a emissão e assinatura dos respectivos laudos. As principais áreas de competência do analista clínico são: Parasitologia, Microbiologia, Bioquímica, Imunologia, Hematologia e Líquidos Corporais.
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
BIOMÉDICO ESTETA
O biomédico esteta utiliza métodos e técnicas invasivas não cirúrgicas (minimamente invasivas), para tratamento das disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo emetabolismo. Entre as principais técnicas realizadas por esse profissional estão: aplicação de toxina botulínica tipo A; mesoterapia/intradermoterapia; preenchimentos semipermanentes; peelings químicos; carboxiterapia; laser fracionado; luz intensa pulsada; dentre outras técnicas invasivas não cirúrgicas utilizadas no rejuvenescimento cutâneo ou de alterações nas conformações corporais (celulite, estrias, flacidez, gordura localizada etc.).
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
CÓDIGO DE ÉTICA DO BIOMÉDICO
A Resolução n° 330, de 5 de novembro de 2020, regulamenta o Código de Ética do Profissional Biomédico, que deve ser seguido por todos os profissionais independentemente da área em que atua, garantindo seus direitos e deveres de modo que, quando acometido por infrações, acarretarão sanções disciplinares impostas pelos Conselhos Regionais de Biomedicina.
https://cfbm.gov.br/legislacao/codigo-de-etica/
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
TÓPICO 1 
O PROFISSIONAL BIOMÉDICO
TÓPICO 2 
ANÁLISES CLÍNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Quando realizamos exames de rotina, não temos a ideia da dimensão do processo que aquele tubo de ensaio pode percorrer para o resultado chegar ao médico. Independentemente do tamanho e estrutura laboratorial, temos resoluções e normativas a serem seguidas pelos profissionais que fazem parte dessa cadeia de serviço.
A Resolução RDC n° 302, de 13 de outubro de 2005, que dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. Os laboratórios de análises clínicas são locais destinado à coleta e análise de fluídos corporais a fim de investigar o estado de saúde de um indivíduo, compreendendo as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica (BRASIL, 2005).
Muitos laboratórios possuem posto de coleta laboratorial que são “Serviço vinculado a um laboratório clínico, que realiza atividade laboratorial, mas não executa a fase analítica dos processos operacionais, exceto os exames presenciais, cuja realização ocorre no ato da coleta” (BRASIL, 2005, s. p.).
As amostras coletadas nos postos de coletas são encaminhadas ao laboratório clínico onde serão realizadas as análises solicitadas pelo médico.
TÓPICO 2 
ANÁLISES CLÍNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE
TÓPICO 2 
ANÁLISES CLÍNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE
https://trilhaaprendizagem.uniasselvi.com.br/19959_topicos_especiais_em_biomedicina/materiais/RDC_302-2005__ANVISA.pdf
TÓPICO 2 
ANÁLISES CLÍNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE
CONTROLE DE QUALIDADE
Existem diversas interpretações para o conceito de qualidade, podemos atribuí-la como uma satisfação do cliente pelo produto ou serviço adquirido, ou a busca pela excelência das atividades envolvidas dentro de um processo.
Hoje, os processos de qualidade passaram a ser um diferencial competitivo dentro das organizações de uma forma geral. 
Para os laboratórios de análises clínica que lidam com algo tão importante como a análise do estado de saúde do paciente, esse é um critério essencial que está descrito dentro do processo analítico (RODRIGUES et al., 2011).
TÓPICO 2 
ANÁLISES CLÍNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE
TÓPICO 3
PROCESSOS BIOQUÍMICOS
MACROMOLÉCULAS
Macromoléculas – polímeros de alto peso molecular – são encontradas no interior celular, essas estruturas são constituídas de precursores considerados relativamente simples, de peso molecular ao redor de 500 u ou menos.
Polissacarídeos, proteínas, ácidos nucleicos e lipídeos são as macromoléculas presente nos seres vivos.
A síntese dessas macromoléculas (anabolismo), assim como a quebra (catabolismos), são atividades que a célula exerce e necessita do consumo de energia (ATP).
TÓPICO 3
PROCESSOS BIOQUÍMICOS
TÓPICO 3
PROCESSOS BIOQUÍMICOS
CARBOIDRATOS
As três principais classes de carboidratos são os polissacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos (a palavra “sacarídeo” é derivada do grego sakcharon, que significa “açúcar”). 
O açúcar simples é denominado de monossacarídeos, são constituídos por uma unidade de poli-hidroxicetona ou poli-hidroxialdeído isolada. A D-glicose é o monossacarídeo mais abundante na natureza e é a estrutura utilizada pelas células para produção de energia (NELSON; COX, 2014).	
TÓPICO 3
PROCESSOS BIOQUÍMICOS
PROTEÍNAS
As proteínas são constituídas por aminoácidos, que formam estruturas fundamentais para os seres vivos. Dependemos da mediação de estruturas proteicas (enzimas) na maioria dos processos orgânicos que acontecem dentro das células. A manifestação genética é mediada por meio de proteínas, pois os genes são fragmentos de DNA que codificam proteínas.
A função estrutural, pois as proteínas participam da composição de várias estruturas que sustentam e promovem a rigidez nos tecidos (queratina, colágeno e elastina). Estruturas proteicas, como as imunoglobulinas, auxiliam o sistema imune na defesa do organismo contra os microrganismos e substâncias.Além de outras funções desempenhadas pelas proteínas, envolvem a ação catalítica, transportadora (hemoglobina transportando os gases respiratórios), nutritiva, energética, promovem a contração e podem atuar como mensageiros químicos(hormônios). (BERTUZZI et al., 2008).
TÓPICO 3
PROCESSOS BIOQUÍMICOS
5 LIPÍDEOS
As funções dos lipídios são diversas, assim como sua constituição
química, gorduras e óleos são as principais formas de armazenamento de energia,
fosfolipídios e os esteróis são os principais elementos estruturais das membranas
biológicas, também exercem o papel de cofatores enzimáticos, transportadores de
elétrons, âncoras hidrofóbicas para proteínas agentes emulsificantes, hormônios e
mensageiros intracelular (NELSON; COX, 2014).
A única chance de evoluir é aprender e essa é sua grande oportunidade na vida.
“
AUTOR DESCONHECIDO

Continue navegando