Buscar

Questão do forum de portugues

Prévia do material em texto

Pessoal, segue uma questão teste sobre pronome referente à aula 9. Peço que você informe qual é a alternativa correta e justifique em seguida.
Dica: na AP2, haverá a mesma estrutura de avaliação. Pergunta teste, uma alternativa a ser assinalada e depois uma justificativa. Serão duas perguntas.
Vamos lá?
A questão é que ao ampliar a força de negociação com a indústria, o novo dono do Atacadão terá a chance de repassar possíveis ganhos no preço – resultado do aumento no volume de compras – para o consumidor. Isso, obviamente, em tese. Isso porque esse ganho pode ser embolsado e "turbinar" as margens de lucro da loja. (https://www.folha.uol.com.br)
O pronome “isso”, destacado acima, é classificado pelas gramáticas como demonstrativo:
Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado (...). É a função anafórica (do grego anaphorikós = o que faz lembrar, o que traz à memória). (Nova Gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha e Lindley Cintra)
No trecho da reportagem, é possível afirmar que o primeiro e o segundo “isso” referem-se, respectivamente, a:
a) “Consumidor” e “obviamente”.
b) “Consumidor” e o primeiro “isso”.
c) “Volume de compras” e “em tese”.
d) “Chance de repassar possíveis ganhos no preço” e “em tese”.
Justificativa:
Alternativa D – O pronome que se destaca e o demonstrativo invariável “isso” que lembrar o ouvinte ou o leitor o que já foi mencionado como “chance de repassar os possíveis ganhos no preço” e “em tese” e a origem da função anafórica ressalta “o que faz lembrar, o que traz à memória” que se trata de uma possibilidade provável, devido à negociação por adquirir melhores preços, tendo impacto nas vendas e gerando um aumento de volume de compras por consequência do preço baixo 
e) “Atacadão” e “obviamente”.
Aula 10 – pergunta 5
Caros alunos, vamos relembrar as funções da linguagem? Faça o exercício e assista ao vídeo!
Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico. As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto - e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice. Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.
(Adaptado de Eduardo Affonso, “Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto”.)
Indique a alternativa que traz a função da linguagem predominante no texto. Justifique a sua resposta.
a) Função Conativa
b) Função Poética
· c) Função Metalinguística
Justificativa: A função usada no texto é a metalinguística que destaca a palavra que repete várias vezes que é a proparoxítonas no caso o código (língua portuguesa) que está sendo usada para falar do próprio código. O autor também faz comentários bem humorados a respeito da palavra "proparoxítona", usando as próprias palavras proparoxítonas no texto.
d) Função Emotiva
e) Função Fática
Aula 10 – pergunta 4 - Assinale a alternativa INCORRETA. Justifique a sua resposta.
a) Um resumo deve apresentar os pontos mais importantes de um texto.
b) Em um resumo, para introduzir as informações dadas pelo autor, é muito comum o uso de verbos como apresentar, discutir, demonstrar, questionar, enfatizar, destacar, analisar, além de referências ao autor, como por exemplo: segundo o autor, de acordo com o autor, conforme o autor etc.
c) O resumo não é uma cópia de partes de um texto e nem uma lista de tópicos a respeito do que foi discutido no texto.
d) Não se deve empregar a primeira pessoa do singular em um resumo, embora o posicionamento a respeito do tema deva ser aparente.
e) Um resumo pode aparecer em artigos científicos, catálogos de livros, como parte de monografias, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, em livros, em jornais etc.
Justificativa: 
INCORRETA E - O resumo é a apresentação que liga os dos pontos relevantes de um texto. Sendo ele escrito de forma clara e objetiva e seguindo sempre as ideias fies dos autores. O resumo é parecido com a resenha , porém, esta não aborda o texto-fonte de modo critico nem analítico. Sendo a resenha resumo empregadas em artigos científicos, c
 Unidade 8
Na unidade 8 foram apresentados os estudos de Bowlby – Teoria da Aprendizagem
Você estudou a importância das influências para o desenvolvimento.
Qual atividade estaria indicando para auxiliar no desenvolvimento?
R: Inicialmente indicaria atividades em família, onde os pais pudessem acompanhar com: jogos, brincadeiras, desenho, leitura de livros e demais atividades. Ressalto que as atividades em grupo, onde tenham coleguinhas é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, pois um vai aprender com o outro.
Unidade 9
Escola Mundo Feliz, querendo desenvolver nos alunos de educação infantil a consciência ambiental, levou para visitar uma fazenda perto da escola, com muitos animais, como cabras, vacas, cavalos, cachorros.
Os alunos gostaram da visita, fizeram muitas perguntas.
Ao voltar para a sala de aula, você precisa preparar uma atividade, utilizando a visita.
Apresentar uma proposta a ser desenvolvida, utilizando os conceitos de Assimilação, Acomodação e Equilibração, de acordo com Piaget.
R: Uma roda de conversa seria uma atividade bastante produtiva, pois os alunos poderiam expor o que mais gostaram no passeio, ou seja, o que chamou a atenção, e a partir daí poderíamos montar um mural com a percepção de cada um.
Unidade 10
Para Vygotsky, a criança aprende com os erros a desenvolver uma estratégia para resolver problemas.
Você foi convidado(a) para trabalhar como Assistente Pedagógica da escola Viver e Crescer.
Na primeira reunião com os professores escutou vários relatos que os alunos não fazem as atividades como orientado. Alguns querem fazer do jeito delas. No relato das professoras, elas colocam errado para o aluno e, indicam, se continuar assim, muitos serão reprovados.
Qual sua proposta para treinar os professores a lidar com os erros dos alunos?
Importante detalhar sua proposta.
R: Primeiramente buscaria entender ambos os lados. Procuraria identificar o motivo pelo qual os alunos estão errando tanto e faria uma reunião explicando-os que, se não seguir as instruções dos professores não teria como passar de ano.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, ele aprende com o próprio erro. Fazer trabalhos em grupos onde eles pudessem ser participativos com os outros, poderia agregar novos conhecimentos e consequentemente estão construindo uma aprendizagem coletiva.
Unidade 10 - Para Vygotsky, a criança aprende com os erros, a desenvolver uma estratégia para resolver problemas. Você foi convidado(a) para trabalhar como Assistente Pedagógica da escola Viver e Crescer. Na primeira reunião com os professores escutou vários relatos que os alunos não fazem as atividades como orientado. Alguns querem fazer do jeito delas. No relato das professoras, elas colocam errado para o aluno e, indicam, se continuar assim, muitos serão reprovados. Qual sua proposta para treinar os professores a lidar com os erros dos alunos? Importante detalhar sua proposta.
 
R: Alunos colocados sobre pressão tendem a fazer "birra" e não fazerem o que lhes são pedidos, já há aqueles que realmente não conseguem fazer. O professor deve agir de forma geral e atenciosa, promovendo um elo de ligação para que o aluno se sinta seguro e não com medo do educador.

Continue navegando