Buscar

Av1 e Av2 - Cosmetologia Estética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Cosmetologia Estética
1) Texto base: Higiene é um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas por meio de desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza, com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. De origem grega, significa hygeinos, ou seja, o que é saudável. É derivada da deusa grega da saúde, limpeza e sanitariedade, Hígia. A higiene pode ser pessoal, mental, coletiva e ambiental. Analisando essa definição e avaliando as afirmações:
I.Na Antiguidade, para a higiene do corpo, os egípcios utilizavam em banhos uma mistura de cinzas perfumadas e argila, passavam na pele bálsamo de castor e pintavam os olhos e a face com pigmentos de origem mineral; também utilizavam extratos vegetais de Henna nos cabelos.
II.Em vários momentos da história ocorreram importantes alterações nos costumes e nos cuidados relativos à higiene em benefício da saúde e bem-estar, que foram determinantes da atual situação do uso de produtos cosméticos.
III.A beleza, muito valorizada ao longo do tempo, sempre esteve associada à higiene e, consequentemente, à saúde.
IV.Muitos hábitos de higiene e exaltação à beleza foram reprimidos por questões religiosas, permanecendo somente em algumas cidades por influência muçulmana e de cosméticos e perfumes do Oriente. Podemos dizer que as afirmações corretas são: Alternativas:
a) I, II e IV. Alternativa assinalada
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
2) Texto base: O objetivo maior dos produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes é proporcionar bem-estar e auxiliar na preservação da saúde das pessoas. Assim, há a necessidade de leis, decretos, portarias, resoluções da Legislação Sanitária que organizam as diretrizes para uma adequada seleção de matérias-primas, produção, embalagem, distribuição e comercialização, padronizando a qualidade e determinando melhores condições de controle da fiscalização. Avalie as afirmações: 
I. A legislação relacionada aos cosméticos pode ser classificada por assunto: Registro de Produto; Notificação de Produto; Importação de Produto; Autorização de Funcionamento; Legislação Geral; Resoluções Mercosul. 
II. A classificação da legislação relacionada aos cosméticos permite verificar a distinção dos assuntos para que esses produtos possam ser registrados, autorizados e atender ao devido controle de qualidade para a comercialização. 
III. A ANVISA é a responsável pelas questões regulatórias relacionadas aos cosméticos. 
IV. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 79, de 28 de agosto de 2000: Adota a Definição de Produtos Cosméticos e estabelece Normas e Procedimentos para Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Podemos dizer que as afirmações corretas são: Alternativas:
a) I, II, III e IV. Alternativa assinalada
b) I e III.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) II e III.
3) Texto base: Os cosméticos funcionais estão em evidência nas pesquisas, pois os compostos bioativos, que são biologicamente ativos e podem exercer uma ação específica sobre determinado ser vivo, seja ele animal, vegetal ou microrganismo, existem na natureza em grande número e possuem qualidades para uso com potencial poder benéfico. Após compreender o texto, avalie as afirmações:
I. Os compostos orgânicos naturais de origem vegetal, produtos do metabolismo primário e secundário não possuem atividades de interesse terapêutico na área da saúde.
II. As ações terapêuticas dos bioativos podem ser: tranquilizante, analgésica, anti-inflamatória, citotóxica, anticoncepcional, antimicrobiana, antiviral, fungicida, inseticida.
III. Os cosmecêuticos não podem ser usados na terapêutica médica para prevenir ou curar doenças.
IV. Os cosméticos funcionais podem conter um ou mais bioativos. Podemos dizer que as afirmações corretas são: Alternativas:
a) II e IV. Alternativa assinalada
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
4) Texto base: Estudos em animais e humanos demonstraram anormalidades fetais ou há risco com base em experimentação humana, ou ambos. O risco de sua utilização na gestante suplanta claramente qualquer benefício potencial. A droga está contraindicada em mulheres que estão ou ficarão grávidas. Após compreender o texto, avalie as afirmações:
I. São poucos os dados relacionados ao uso de cosméticos na gestação em função da dificuldade de experimentos com as gestantes, por isso pode-se testar aleatoriamente os produtos antes de utilizá-los comercialmente.
II. Essa é a categoria Y, que o Food and Drug Administration realizou para a classificação de risco de substâncias na gravidez.
III. A isotretinoína e a talidomida são exemplos de substâncias da categoria X.
IV. É preciso ter bom senso sobre a escolha dos produtos no período da gestação, devendo-se optar sempre pelo uso da menor quantidade de substâncias químicas para assegurar a saúde e o bem-estar de mãe e bebê. Pode-se afirmar que as corretas são: Alternativas:
a) III e IV. Alternativa assinalada
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
5) Texto base: Entre as principais funções dos cosméticos, existe a definição de: procedimentos de remoção de sujidades e impurezas para promover o bem-estar e a preservação da condição de saúde do indivíduo. Para essas finalidades, são utilizados: sabonetes sólidos, incluindo os que apresentam promotores de proteção antibacteriana, sabonetes líquidos, incluindo os íntimos, xampus, xampus dois em um, condicionadores e desodorantes, enxaguatórios e dentifrícios. Após compreender o texto, avalie as afirmações:
I. Enxaguatório: mesmo que antisséptico bucal, elixir bucal, colutório ou, ainda, enxague bucal. Líquido utilizado para realizar a higiene da cavidade oral.
II. A RDC nº 38/2005 conceitua produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes como preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-lo, perfumá-lo, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-lo ou mantê-lo em bom estado.
III. O uso diário de enxaguatório pode evitar diversos problemas, como cáries, formação de placa bacteriana, mau hálito, gengivite, entre outros. Alguns produtos usam doses extras de flúor e/ou contêm agentes branqueadores dos dentes em sua composição. Há produtos que contêm álcool, enquanto outros não o contém. 
IV. A cavidade bucal é um ambiente ideal para o crescimento de microrganismos, tendo sido identificadas em torno de 500 espécies bacterianas, com características morfológicas e bioquímicas distintas, por isso a importância da higiene bucal. Podemos dizer que as afirmações corretas são: Alternativas:
a) I, III e IV. Alternativa assinalada
b) I, II e III.
c) II e IV.
d) II, III e IV.
e) III e IV.
Av2 - Cosmetologia Estética
1) null: O envelhecimento saudável é um processo multidimensional com três indicadores: - baixo risco de doenças e de incapacidades funcionais; - funcionamento mental e físico excelentes; - e: Alternativas:
a) Condicionamento físico.
b) Funcionamento orgânico.
c) Envolvimento ativo com a vida. Alternativa assinalada
d) Comprometimento com a saúde.
e) Desenvolvimento físico.
2) null: Nos tratamentos gerais em função da idade: “O melhor resultado para
a pele da mulher é a prevenção contra as consequências do tempo.
É recomendável usar filtro solar e retirar toda a maquiagem antes de
dormir com produtos específicos para o rosto e adequado ao tipo
de pele. Limpar com sabonete próprio para esse uso, esfoliar a pele
semanalmente e eventualmente visitar um(a) esteticista para cuidados
mais profundos” refere-se à pele da faixa etária: Alternativas:
a) 25 a 50 anos
b) 18 a 29 anos. Alternativa assinalada
c) 50 a 70 anos.
d) 30 a 49 anos.
e) Mais de 70 anos.
3) null: A eletroterapia ou a forma mais completa a __________________ é
um conjunto de procedimentos envolvendo recursos provenientes da
corrente elétrica, utilizado para recuperação da capacidade funcional e
morfológica de tecidos, pode agir como promotor de absorção cutânea
de bioativos. Alternativas:
a) Fotoeletroterapia.b) Termoeletrofototerapia.
c) Eletrotermofototerapia. Alternativa assinalada
d) Termofototerapia.
e) Fototerapia.
4) null: A _____________________ clareia, alisa, hidrata e elimina os
radicais livres que podem promover o aparecimento de rugas e linhas
de expressão. Alternativas:
a) Vitamina A.
b) Colagenase
c) Elastina.
d) Vitamina C. Alternativa assinalada
e) Vitamina K.

Outros materiais