Buscar

SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De certo modo, os sistemas de recomendação dependem da coleta e análise de dados para compor recomendações úteis, relevantes e personalizadas; logo, a escassez de informações é uma das principais problemáticas dessa área. Assim, é importante que seja realizada a implementação de melhorias nas diferentes etapas do processo de coleta de dados nos sistemas de recomendação.
 
Sobre as melhorias que podem ser implementadas nos atuais sistemas de recomendação, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O sistema deve coletar apenas dados relevantes do público-alvo, compondo o perfil do usuário, por meio do comportamento do usuário ao longo das suas requisições na web.
II. ( ) Criação algoritmos de aprendizagem que processam e filtram os interesses do usuário, com base na coleta de dados realizada para, posteriormente, compor a fase de previsão.
III. ( ) Uso de feedbacks explícitos por meio dos quais os usuários poderão avaliar e classificar itens, permitindo, assim, a geração de recomendações com maior nível de confiança.
IV. ( ) Desenvolvimento e utilização de extensões e complementos para navegadores para coleta oculta de dados, mesmo sem o consentimento do usuário (feedback implícito).
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	Sabemos que o estudo das interfaces, nos limites da percepção humana e da própria subjetividade filosófica, tem uma história relativamente curta, sendo que desde os seus primórdios, ainda no início da década de 2000, sempre houve uma extensa discussão quanto ao paradigma da máquina e à perspectiva centrada no usuário.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique os diferentes estágios desse paradigma:
	
	Sabemos que os princípios da IHC objetivam, entre outros pontos, tornar mais transparente e natural a comunicação entre o usuário e computador. Nesse aspecto, a preocupação com a interface, elemento por meio do qual a interação homem/máquina ocorrerá, deve receber a devida atenção durante o desenvolvimento de uma aplicação.
 
Com base nessas informações, assinale a alternativa que indique características fundamentais da interface, segundo os princípios da IHC.
	
	A experiência do usuário, também conhecida como UX (do inglês, User Experience), é uma das principais preocupações no estudo da IHC, principalmente pelo fato de que a UX é um paradigma multifacetado que busca fornecer subsídios para sanar possíveis problemas que compõem a experiência do usuário.
 
Sobre as características que envolvem o conceito e implementação da UX, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) É uma dimensão que descreve a interatividade entre os usuários e uma entidade.
II. ( ) É um conceito pautado no design centrado no usuário.
III. ( ) Consiste na interação entre a comunicação bidirecional do usuário e sistema.
IV. ( ) Busca, fundamentalmente, criar máquinas mais inteligentes e autônomas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A pretensão moderna de criar mecanismos interativos é uma problemática que se concentra na natureza do progresso da interface dos usuários. O design, ao formar a base de tal estrutura interativa, depende da pluralidade de várias etapas consecutivas que devem ser executadas. Por esse motivo, alguns autores como Preece, Rogers e Sharp (2005) alertam sobre a necessidade de se realizar uma análise do contexto em estudo, a fim de esclarecer as características essenciais e específicas das interfaces projetadas.
 
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
 
Sobre os princípios normativos para a concepção para um design
de interface centrada no usuário, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O design
do produto, serviço ou aplicação precisa ser pautado conforme o contexto de uso.
II. ( ) É fundamental compreender que esse design é uma área com base na pluralidade de conceitos.
III. ( ) A comunicação entre todos os colaboradores de um projeto deve ficar em segundo plano.
IV. ( ) Durante os ciclos da produção do projeto, é importante que a participação se limite aos desenvolvedores.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	De uma forma geral, o conceito ilusório da realidade, na nossa atual sociedade, passou a ser representado pela relação entre o sujeito e o virtual como uma condição predeterminante na estrutura de uma sociedade, sendo assim uma mudança profunda para a humanidade. Essa mudança, por sua vez, pode ocasionar diferentes impactos para a sociedade, sendo alguns deles positivos e outros negativos.
 
Sobre os impactos negativos gerados pelas novas tecnologias de informação e comunicação na práxis social, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Devido aos novos meios de comunicação, sobretudo, os smartphones, a comunicação tornou-se mais ágil entre as pessoas.
II. ( ) A coleta de dados explícita dos usuários vem sendo utilizada para roubar dados dos usuários.
III. ( ) As redes sociais passaram a ser utilizadas também para a exposição de dados pessoais e agressões verbais
IV. ( ) As mídias sociais, em geral, acabaram contribuindo para a divulgação em massa de informações falsas ( fake news).
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	Há alguns anos pesquisadores vem-se estudando o fenômeno das profundas transformações no cotidiano da sociedade, porém, de forma mais intensa e abrangente que o ocorrido na primeira Revolução Industrial, a atual era digital mudou completamente a interação entre os indivíduos da sociedade, podendo este ser um fator capaz de mudar a história de toda a civilização.
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A reorientação da práxis social e a ruptura das fronteiras físicas no escopo global é um fenômeno inédito, com suas raízes nas mudanças sistemáticas e profundas das tecnologias do século XXI.
Pois:
II. Toda essa mudança só ocorreu devido ao aumento no número de pessoas com acesso aos aparelhos smartphones.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	Leia o excerto a seguir e, em seguida, analise a figura:
Discussões sobre a criação de ferramentas computacionais que pudessem ajudar no engajamento dos usuários, com base nas suas experiências e atividades, já acontecem desde as primeiras décadas da computação nos anos de 1960, 1970 e 1980.
 
Com base nisso, considerando a imagem apresentada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
image0015fe23c96_20211113013436.jpg
Fonte: Silva (2019, p. 17).
SILVA, A. S. M. O processo de transformação digital das empresas: um estudo de caso. 2019. 136 f. Relatório de Mestrado (Ciências da Comunicação) — Universidade do Minho, Braga, p. 17, 2019. Disponível em: 
#PraCegoVer: a imagem apresenta um quadro que demonstra a evolução da web ao longo dos anos. O quadrado está dividido em três colunas e seis linhas. Seguindo as colunas, da esquerda para a direita, temos, na primeira linha, os itens: “1991 - Web 1.0”; “2001 - Web 2.0”; “2009/2010 - Web 3.0”. Na segunda linha, na coluna “1991 - Web 1.0”, consta "surge a World Wide Web"; na coluna "2001 - Web 2.0", apresenta-se "começam a travar-se relacionamentos por meio da colaboração entre os utilizadores"; na terceira coluna "2009/2010 - Web 3.0", temos "o fenômeno dos social media, nascido na era da web 2.0, é amplamente vivido: alteram-se padrões comunicacionais e de relacionamento interpessoal". A terceira linha, na coluna "1991 - Web
1.0", apresenta "desenvolvimento discursivo das organizações para com os seus públicos". Já na coluna "2001 - Web 2.0", está "vive-se a emancipação do blog a par da tecnologia RSS. O utilizador torna-se coprodutor"; a coluna "2009/2010 - Web 3.0" apresenta "advento da web semântica e das ‘folksonomias’ ou tags". Na quartalinha, na coluna "1991 - Web 1.0", consta "são apresentados os princípios dialógicos por Kent e Taylor (1998)"; na coluna "2001 - Web 2.0", está "a sabedoria das multidões e a inteligência coletiva ampliam o poder do conteúdo"; na coluna "2009/2010 - Web 3.0", temos "digitalização de setores prestadores de serviços governamentais, financeiros, de telecomunicações, de saúde, entre outros". A quinta linha, na coluna "1991 - Web 1.0", apresenta "vazio"; enquanto a coluna "2001 - Web 2.0" com "a recolha de dados dos utilizadores tornou-se indispensável. Surgem questões éticas quanto à privacidade"; na coluna "2009/2010 - Web 3.0", apresenta-se "aparição da Geração C e reforço do conceito de Nativos Digitais". A sexta linha, na coluna "1991 - Web 1.0", traz "vazio"; na coluna "2001 - Web 2.0", está "a internet passou a ser encarada como um serviço, levando à alteração dos habituais modelos de negócio organizacionais"; na coluna "2009/2010 - Web 3.0", temos "questões de privacidade, discutidas na era da web 2.0, ganham maior realce e importância na sociedade em geral".
 
 
I. ( ) Com a internet, as empresas começam a olhar mais para o comportamento dos clientes.
II. ( ) É essencial para as empresas a coleta de dados dos seus clientes atuais e potenciais.
III. ( ) A interação entre os usuários não influencia nas políticas de venda das empresas.
IV. ( ) As mídias sociais mudaram a forma de a sociedade se relacionar no meio digital.
V. ( ) O sigilo dos dados e a privacidade não possuem relevância nas relações pela internet.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	Todo o processo de desenvolvimento de um design voltado para a experiência centrada no usuário deve preocupar-se em como avaliar a experiência do usuário no que diz respeito, especificamente, à interação humano-computador. Nesse caso, é necessário concentrar-se no aspecto subjetivo do uso de uma experiência digital, como uma aplicação mobile, em que cada elemento, que compõe a interface do usuário, é interpretado de maneira pessoal.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. É importante realizar testes para implementar possíveis soluções para compor a experiência do usuário.
Pois:
II. O feedback
e a avaliação dos usuários são importantes para as etapas de desenvolvimento.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	O conceito de Interação Humano-Computador (IHC) vem sendo discutido pela literatura e por profissionais técnicos, desde o início da década de 1980, como um campo de estudo interdisciplinar, englobando a ciência da computação, da cognição e a ergonomia. Atualmente, a IHC adota diversos conceitos e abordagens emergentes das tecnologias, como a realidade aumentada e a virtual.
 
Sobre os elementos e características mais evoluídos que fazem parte das IHCs, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O usuário é o principal agente e o computador deixou de ser apenas uma ferramenta, tornando-se uma espécie mídia de interação.
II. ( ) Nas interfaces gráficas, o processo que compõe a interação entre o sujeito e o sistema é uma ação baseada no feedback.
III. ( ) O usuário é parte integrante da máquina, sem distinção subjetiva que compõe a liberdade de expressão dos indivíduos.
IV. ( ) O feedback
é uma ação em que o usuário interpreta as informações de um dado sistema, por meio da interface de uma aplicação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Continue navegando