Buscar

Biologia e Bioquímica Humana 1

Prévia do material em texto

Biologia e Bioquímica Humana - 
1. Os ossos, em um primeiro momento, nos transmitem a impressão de rigidez, inflexibilidade e de um tecido com pouco atividade celular. A origem do tecido ósseo ocorre durante a fase gestacional, durante a sexta semana do desenvolvimento embrionário, composto principalmente por mesênquima. O desenvolvimento ósseo segue dois padrões de formação, resultando na substituição do tecido conjuntivo por tecido ósseo. Escolha a alternativa CORRETA em relação ao processo de ossificação.
a. O surgimento do periósteo ocorre por meio de vias de sinalização (mensageiros químicos) as células mesenquimais se agrupam e se diferenciem em células osteogênicas e sequencialmente em osteoblastos.
b. O surgimento das trabéculas ósseas ocorre durante o tipo de ossificação endocondral em resposta ao agrupamento de células mesenquimais.
c. O desenvolvimento do centro ósseo primário inicia-se por meio de uma artéria nutrícia que penetra no pericôndrio e no modelo de cartilagem em processo de calcificação, por meio de um forame nutrício presente na região média do modelo cartilaginoso.
d. A ossificação endocondral é considerado o mais simples, onde exemplos desse processo são os ossos planos do crânio, grande parte dos ossos da face, mandíbula e a porção medial da clavícula.
e. A ossificação é denominada intramembranosa quando ocorre a substituição de cartilagem por tecido ósseo, esse processo é melhor observado nos ossos longos do corpo, apresentando as seguintes fases.
2. Em relação aos processos de divisão celular e fixação do embrião, ANALISE as seguintes assertivas:
I - Quando o embrião atinge aproximadamente 12 células, configura-se como uma esfera sólida constituída por inúmeras pequenas esferas chamadas de mórula.
II - . A blastocele é envolta por uma camada de células que a supri com nutrientes, denominada de trofoblasto.
III - Cerca de 4 ou 5 dias após a ovulação, com cerca de 32 células, uma cavidade denominada de blastocisto se forma próximo ao centro de massa celular, dando origem a uma esfera conhecida como blastocele.
 
a. As alternativas I e II estão corretas.
b. Somente a alternativa II está correta.
c. Apenas a alternativa II está correta.
d. As alternativas II e III estão corretas.
e. As alternativas I, II e III estão corretas.
3. O  corpo humano é constituído por três tipos de tecido muscular: o músculo esquelético, músculo cardíaco e o músculo liso, e cada um desses tecidos apresenta semelhanças e particularidades. Dessa maneira, analise as alternativas a seguir e ESCOLHA a alternativa CORRETA:
a. O RS é constituído por longos tubos longitudinais que promovem a liberação de cálcio pelas cisternas terminais, as quais, secretam e sequestram ATP, fator determinante no processo de contração muscular.
b. Ambos, músculos cardíacos e esqueléticos são classificados como estriados, devido as características histológicas de suas fibras musculares, apresentando cores escuras.
c. O tecido muscular esquelético é constituído por fibras musculares, envoltas pelo sarcolema, uma membrana de tecido conjuntivo denominada, e o citoplasma dessas células recebe o nome de mioplasma.
d. No meio intracelular das fibras musculares, existe grande volume de retículos sarcoplasmáticos (RS) que circundam as miofibrilas musculares.
e. O tecido muscular esquelético estriado apresenta como principal função proporcionar a movimentação de conteúdos de dentro para fora do corpo, como por exemplo, o sistema digestório.
4. O sistema nervoso central (SNC) é a parte central do sistema nervoso de acordo com a Terminologia Anatômica, e é constituído pelo encéfalo e medula espinal. Já o sistema nervoso periférico (SNP) é dividido em sistema nervoso somático (SNS), sistema nervoso entérico (SNE) e sistema nervoso autônomo (SNA). Em relação ao SNC e SNP, escolha a alternativa CORRETA.
a. O SNS é constituído por neurônios sensitivos eferentes.
b. O SNP é a parte medial do sistema nervoso, sendo constituído por nervos, gânglios, plexos entéricos e os receptores sensitivos.
c. O sistema nervoso autônomo refere-se as aferências do SNC junto aos órgãos e tecidos, influenciando em suas atividades.
d. O sistema nervoso autônomo apresenta subdivisão, o sistema simpático (vegetativo) e o parassimpático.
e. O sistema nervoso autônomo apresenta subdivisão, o sistema simpático (luta ou fuga) e o parassimpático.
5. A vida se inicia durante os nove meses (média), a fase uterina, e finda com a morte, uma das poucas certezas que possuímos. O período gestacional é muito importante para todo o resto da vida do indivíduo, podendo resultar em deficiências que o acompanharam pelo resto da vida. Em relação ao período pré-natal, escolha a alternativa CORRETA.
a. O período embrionário compreende os dias 14 a 56 após a fecundação (10 semanas de desenvolvimento) e é o momento em que os principais sistemas de órgãos são formados.
b. O período embrionário compreende os dias 14 a 56 após a fecundação (3 a 8 semanas de desenvolvimento) e é o momento em que os principais sistemas de órgãos são formados.
c. O período fetal estende-se do dia 65 após a fecundação até o nascimento (últimas 30 semanas de desenvolvimento).
d. O período germinativo começa na fecundação e termina em 7 dias (semanas 1 e 2 de desenvolvimento).
e. Tudo se inicia com o processo de fecundação, onde o gameta masculino (espermatozoide) fecundo o gameta feminino (mórula).

Continue navegando