Buscar

Resenha video agricultura sintropica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA
Agricultura sintrópica
Analisando o gráfico de Ernt sobre agricultura sintrópica, observamos o uso da sucessão natural como uma ferramenta para os agroecossistema. Tal sucessão ocorre por meio de podas, e é um sistema distribuído em extratos.
Tomando como parâmetro o gráfico, observamos a sistemática da forma de cultivo, começando no dia 0, onde será plantado tudo que crescerá no lugar, desde plantas de ciclo rápido até plantas de crescimento lento.
Uma observação importante é que somente após alguns anos que poderemos ver o pleno despontar de árvores de ciclo lento, pois mediante as sucessões anteriores foram desenvolvendo as árvores do sistema de abundancia, ou seja, do futuro. 
Observando como funciona a dinâmica desse modelo de agricultura, iniciamos no dia 0, onde são plantadas todas as espécies que integraram a placenta 1, placenta2, secundária 1 e secundária 2.
A Placenta 1 é constituída de plantas que vivem até 6 meses, ou seja, de ciclo rápido. Após a colheita da Placenta 1, temos o desenvolvimento da Placenta 2, plantas de médio ciclo de vida, como por exemplo a mandioca. E por fim, ao sair das secundárias 1 e entrar nas secundárias 2, já temos uma floresta primária, produzindo e a caminho de se tornar uma floresta de abundância, e mesmo dentro dos sistemas de abundancia, ainda temos sucessão natural.
 Se não houver um manejo completo em alta densidade todos os extratos e todos os ciclos de vida, sendo eles baixo, alto e médio, é possível que os insumos introduzidos no início mascarem os problemas; levando a crise do sistema, por isso a necessidade de arvores de rápido crescimento para criação de biomassa, preparando a transição para as árvores secundárias 2 e logo após as climáxicas.
Neste sistema o emprego de grande quantidade de insumos é o mais usual, no entanto, quando observamos a dinâmica planta-nutriente, um estudo de David Johnson, mostra que não existe uma relação entre o aumento de nutrientes e o aumento do crescimento das plantas. No entanto quando tratamos da relação fungos-bactérias, os resultados obtidos apontaram que quanto maior o número de fungos e bactérias no solo, maior o crescimento vegetal, assim, dentro do sistema da agricultura sintrópica, criar uma microbiota no solo é imprescindível.
Isso mostra a importância das árvores de rápido crescimento dentro dos extratos, raízes, produção de lignina, poda, por isso a demanda do plantio em alta densidade, nesta parte, os insumos como o estercos funcionam apenas como catalizador nas reações. Além disso, a microvida, digere a matéria orgânica e auxilia no equilíbrio de nutrientes no solo. Então a chave para o aceleramento na sucessão, são árvores de crescimento rápido e grande produção de biomassa.

Outros materiais