Buscar

Reflexões sobre Ética e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 Ética 
1)A questão do racismo infelizmente não é um problema isolado, ultrapassando fronteiras nacionais. Wacquant (2001) cita casos no continente europeu, onde, nos anos 1980, forças sociais francesas se voltaram com grande hostilidade contra árabes e negros.
Segundo o autor, “[...]os debates sobre a criminalidade e o policiamento nas ruas foram “racializados” a ponto de a inquietação e a violência pública serem cada vez mais percebidas como problemas essencialmente ‘negros’. Enquanto isso, nos Estados Unidos, uma reação de ampla escala contra os avanços conquistados pelas chamadas minorias (principalmente os afro-norte-americanos, mas também os grupos latinos e asiáticos), na esteira do movimento dos Direitos Civis dos anos 1960, levou a uma notável deterioração das relações raciais, registrada  pela escalada dos crimes racialmente motivados ou ‘de ódio’, pelo medo generalizado dos homens negros na rua [...] (WACQUANT, 2001, p. 26).
WACQUANT, L. Os condenados da cidade: estudos sobre marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan, 2001.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
 
Resposta certa  O racismo é um problema social que afeta o mundo, inclusive em países desenvolvidos economicamente, exemplo da França.
2) Leia o trecho a seguir.
“[...] o projeto autoritário encontra-se formalmente em estado de latência. Em sua versão clássica (a ditadura militar, político-militar ou político-autoritária) parece ter perdido viabilidade política, já que em meio à aceitação universal da democracia liberal como modelo desejável de organização política, o autoritarismo é moralmente inaceitável, mesmo em cenários de franca crise política, como o demonstram os casos recentes de Equador, Peru e Bolívia. Não obstante, o certo é que a decepção coletiva pelo baixo rendimento social das democracias efetivamente existentes na América Latina cria as condições para uma possível aceitação popular de algum tipo de restauração autoritária. De acordo com o Latinbarómetro (2003), mais da metade da população da América Latina estaria disposta a aceitar um regime autoritário se ele resolvesse suas necessidades econômicas [...]”.
DAGNINO, E.; OLVERA A. J.; PANFICHI, A. A disputa pela construção democrática na América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2006, p. 45.
Assinale a alternativa que demonstra a aceitação do projeto autoritário na atual conjuntura do capitalismo.
 
Resposta certa  Devido ao baixo rendimento das democracias, é possível perceber uma aceitação popular de algum tipo de restauração do projeto autoritário – desde que esse tipo de regime resolva suas necessidades econômicas.
 
Resposta correta. As democracias na América Latina não vêm se afirmando em grande escala, o que faz com que uma parcela significativa de pessoas aceitem a restauração do projeto autoritário – desde que esse tipo de 
3) A democracia se realiza de acordo com determinadas concepções políticas e muitas vezes escamoteia a construção histórica. Um exemplo é o legado dos negros no Brasil, que, a partir de sua organização político-social, lutou por consciência de classe e condição étnico-racial. Essa negação dos negros está atrelada ao mito da democracia racial - contraposta pelo sociólogo Florestan Fernandes na obra “O negro no mundo dos brancos”.
FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. 2. ed. São Paulo: Global, 2007.
Assinale a alternativa correta.
Resposta certa  A democracia brasileira escamoteia em sua construção a importância da organização política dos negros.
4) Leia o trecho a seguir.
“[...] As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir a globalização perversa de que falamos acima. Mas, essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas a serviço de outros fundamentos sociais e políticos. 
[...] A universalidade deixa de ser apenas uma elaboração abstrata na mente dos filósofos para resultar da experiência ordinária de cada homem. De tal modo, em um mundo datado como o nosso, a explicação do acontecer pode ser feita a partir de categorias de uma história concreta. É isso, também, que permite conhecer as possibilidades existentes e escrever uma nova história”. (SANTOS, 2008, p. 20)
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Assinale a alternativa que demonstra o conceito do mundo da possibilidade (outra globalização). 
Resposta certa O mundo como pode vir a ser (outra globalização).
5) A xenofobia não é um sentimento natural, mas um aprendizado social. Trata-se do modo de ser do sistema neoconservador, que usa a ideologia e a programática do estado para reproduzir tal mazela social. Muitas vezes, o preconceito faz com o imigrante ou refugiado sequer busque os órgãos competentes. Temendo ser submetido a preconceitos de diversas naturezas e tipos, mantém-se em estado de confinamento. 
Nesse contexto, Santos (2016), assistente social boliviana, descreve as lembranças de violência xenofóbica a que foi submetida nas escolas brasileiras. Leia o trecho.
“Na sétima série (sexto ano do Ensino Fundamental), se não me engano, a professora perguntou ‘de onde você é? ‘. Porque ninguém sabia de onde eu era. E falei ‘sou boliviana’, e todo mundo virou e olhou para minha cara: ‘mentira’. Eu disse ‘não é mentira, eu sou boliviana’. ‘não você japonesa, coreana’. Aí, eles ficaram meio assim, desconfiados. Às vezes, eu ouvia ‘ah, os seus pais vieram aqui para tirar o trabalho dos nossos”.
SANTOS, C. Xenofobia. Brasília: CEFSS, 2016, pp. 10-11.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
Resposta certa A xenofobia é um problema social oriundo não de sentimento natural, mas do aprendizado social. É crime.
6) Esse mundo traz o desenvolvimento por meio da sua ideologia e do seu programa operativo - um apelo ao chamamento em massa, de grande escala, sobre a necessidade de se consumir compulsivamente, como se nisso os indivíduos obtivessem a sua verdadeira felicidade, ou seja, o consumo como forma de sociabilidade humana. O professor Milton Santos intitulada essa forjada necessidade criada pelo projeto neoliberal como sendo um “culto ao consumo”. 
Os meios de comunicação, nesse processo, são utilizados como instrumento para incentivar e criar necessidades a partir do desejo daqueles que são submetidos às propagandas de grande impacto, para que os produtos ou serviços sejam adquiridos como expressão de um comportamento construído social-economicamente. 
Afirma o professor: “É como se o mundo se houvesse tornado, para todos, ao alcance da mão. Um mercado avassalador dito global é apreciado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas [...] (SANTOS, 2008, p. 19)”.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Assinale a alternativa que demonstra o conceito do mundo de fábula.
Resposta certa O mundo como nos fazem ver (fantasioso).
7) Leia o trecho a seguir.
“[...] essa formulação do aprofundamento democrático por meio da extensão da participação, orientada para uma maior publicização do Estado que pudesse garantir os direitos de cidadania, encontrou sua expressão mais elaborada no Brasil. A partir dos anos de 1980, movimentos sociais, sindicatos, intelectuais, ONGs e outras organizações da sociedade civil, bem como participaram do esforço de elaborar e difundir esse conjunto de ideias (Teixeira, Dagnino e Almeida, 2002). Ao longo desse período, esta concepção de participação obteve ganhos culturais e políticos significativos. Além disso, ela se concretizou institucionalmente na Constituição de 1988 que, ao consagrar o princípio da participação no exercício do poder no seu artigo 1º, abriu caminho para a implementação de instâncias participativas de vários tipos, tais como os Conselhos Gestores e os Orçamentos Participativos[...]”.
DAGNINO, E.; OLVERA A. J.; PANFICHI, A. A disputa pela construção democrática na América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2006, p. 49.
Sobre o projeto democrático-participante, assinale a alternativa correta.
Resposta certa O Brasil, dos anos de 1980, teve grande participação dos movimentos sociais, sindicatos, intelectuais, ONGs, bem como ampliação dos espaços do controle social, o que contribuiu para uma difusão de ideias democráticas. 
8) A xenofobia “[...] se expressa em comportamentos que beiram o fascismo, destilando discurso de ódio e de repulsa ao ‘diferente’, ao estrangeiro, ao não familiar, visto como ameaça à uma pretensa estabilidade da ‘ordem1’ e da economia mundiais”. (SANTOS, 2016, p. 8).
Continua a autora: “Nós enquanto assistentes sociais temos o dever ético de intervir para combater a “[...] naturalização das desigualdades, preconceitos e injustiças de toda ordem resultam na crença na incapacidade dos sujeitos para direcionarem a sua vida”.  (SANTOS, 2016, p. 12).
SANTOS, C. Xenofobia. Brasília: CEFSS, 2016.
Assinale a alternativa que demonstra a atuação do assistente social no combate ao racismo.
Resposta certa  Os(as) assistentes sociais têm o dever ético de atuar com perspectivas a romper com a naturalização das desigualdades, preconceitos e injustiças.
9) Ao analisar os impactos da globalização para a humanidade, Milton Santos (2008, p. 19) afirma que ela se impõe “[...] como fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes [...]”. Continua o autor:
“A perversidade sistêmica que está na raiz dessa evolução negativa da humanidade tem relação com a adesão desenfreada aos comportamentos competitivos que atualmente caracterizam as ações hegemônicas [...]”.  (SANTOS, 2008, p. 19-20)
Assim,  o mundo como ele é traz, no seu modo de ser operativo, uma ideia de alto risco negativo, pois nos coloca, enquanto humanos, em uma situação de impotência, como se o mundo, horrível como é, com injustiças sociais, violência, fome, fosse um fenômeno natural, que não pode ser transformado.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Assinale a alternativa que demonstra o conceito do mundo da perversidade.
Resposta certa  O mundo como ele é (cruel)
10) A partir de análise sobre as tensões na construção democrática da América Latina, Dagnino, Olvera e Pafichi (2006) conceituam o significado de projetos políticos dentro da ordem capitalista. Segundo os autores, a noção de projetos políticos se apresenta através de crenças, interesses e concepções de mundo que orientam a ação política dos diferentes sujeitos.
DAGNINO, E.; OLVERA A. J.; PANFICHI, A. A. Disputa pela construção democrática na América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
Sobre os três projetos políticos na América Latina, considere as assertivas abaixo.
I.         Socialista; Conservador; Neoliberal.
II.        Comunista; Democrático-participante; Neoliberal.
III.      Conservador, Neoliberal e Democrático-participante.    
IV.      Neoliberal, Conservador e Interventor.
Assinale a alternativa correta.
Resposta certa  III, apenas.

Continue navegando

Outros materiais