Buscar

Funções Biológicas_provaO1

Prévia do material em texto

Funções Biológicas I
Prova Objetiva I
Disciplina: 137104 Turma: 80376 - EAD - 2TRI51V52V - 2.TRIMESTRE Período: 2022/1
1- Existem quatro principais classes de biomoléculas: nucleotídeos, proteínas, carboidratos e lipídeos. Cada classe possui estrutura química e funções características.
Qual delas apresenta na estrutura química, as ligações peptídicas (proteínas) e as ligações O- glicosídicas (Dissacarídeos), respectivamente?
proteínas e carboidratos
polissacarídeos e glicídeos
lipídeos e glicídeos
nucleotídeos e glicídeos
proteínas e triacilgliceróis
2- A molécula com estrutura representada abaixo participa de muitas reações enzimáticas, sendo formada principalmente nas mitocôndrias pela fosforilação oxidativa.
Composto a direita é a adenina > é uma das quatro bases nitrogenadas principais encontradas no DNA e RNA, juntamente com guanina, citosina e timina (uracil no RNA). Com a fórmula C5H5N5, seus derivados têm uma variedade de papéis na bioquímica, incluindo respiração celular, na forma de trifosfato de adenosina (ATP) rico em energia e dos cofatoresdinucleotídeo de nicotinamida e adenina (NAD) e dinucleotídeo de flavina e adenina (FAD). Também têm funções na síntese de proteínas e como um componente químico de DNA e RNA.[4]
Grupo fosfato (HPO4): Grupo químico derivado do ácido fosfórico. A única porção que não varia no nucleotídeo.
Pentose: Um açúcar de 5 carbonos. No DNA temos a desoxirribose e no RNA temos a ribose.
Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas.
A que categoria pertence esta molécula?
 
éter aromático
fosfolipídeo
ácido graxo
nucleotídeo
carboidrato
3- Os lipídeos formam um grupo heterogêneo de substâncias, amplamente distribuídas em animais e vegetais, cuja característica comum é ser insolúvel ou pouco solúvel em água e solúvel em solventes orgânicos, apresentando predominância de grupamentos apolares (não formam carga elétrica). Qual a forma na qual a maioria dos lipídeos da dieta é “empacotada” e exportada a partir das células mucosas intestinais? 
Os lipídeos não são polímeros. São apenas moléculas orgânicas insolúveis em agua.
Os lipídios podem ser adquiridos através da dieta, onde serão absorvidos no intestino, ou podem ser produzidos de forma endógena, ou seja, pelo próprio organismo.
Äcidos graxos livres e monoglicerídeos produzidos pela digestão formam complexos chamados micelas, que facilitam a passagem dos lipídeos através do ambiente aquoso do lúmem intestinal para borda em escova. Quando ingeridos, os lipídios passam pelo processo de emulsificação, sendo digeridos por enzimas no trato gastrointestinal e depois absorvidos pelas células da mucosa intestinal. As lipases pancreáticas, enzimas responsáveis pela digestão de lipídios. As lipases quebram os lipídios em ácidos graxos livres e monoglicerídeos. Dentro das células intestinais, os ácidos graxos se juntam à proteína intestinal, que aumenta a sua solubilidade. Assim, eles são convertidos em moléculas ainda menores, como triacilglicerol, e organizados em partículas chamadas quilomicrons.
Triacilglicerol livre
Ácidos graxos livres
2-monoacilglicerol
Quilomicra
Micelas mistas
4- A biossíntese de proteínas requer a presença de todos os aminoácidos constituintes das proteínas. Se um dos 20 aminoácidos faltar ou estiver em pequena quantidade, a biossíntese da proteína será inibida. Isto ocorre por que:
Proteínas são formadas por 20 aminoácidos, sendo 8 essenciais e 12 não essenciais.
Os aminoácidos são moléculas orgânicas que servem como unidade fundamental na formação de proteínas.
Em sua estrutura molecular encontramos sempre um carbono central (C), chamado de α, ligado a um hidrogênio (H), a um grupo carboxila (COOH), a um grupo amina (NH2) e a um radical “R”, que muda de aminoácido para aminoácido. É esse radical que determinará as características de um aminoácido e o diferirá um do outro.
Aminoácidos essenciais dieta: triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina e metionina. Os únicos que são exclusivamente cetogênicos são a leucina e a lisina.
Aminoácidos proteinogênicos são: não essenciais. O organismo
Os aminoácidos glicogênicos são todos essenciais.
Certos aminoácidos proteinogênicos são essenciais, e devem ser fornecidos ao organismo pela dieta.
Todos os aminoácidos são essenciais e devem ser fornecidos pela dieta.
O organismo não consegue sintetizar os aminoácidos proteinogênicos.
Os aminoácidos cetogênicos são todos essenciais.
5- Colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano. Uma típica molécula de colágeno é longa, fibrosa, na qual três cadeias polipeptídicas (referidas como cadeias alfa) estão torcidas uma em volta da outra de forma semelhante a uma corda de tripla hélice. É a principal proteína de tecido conjuntivo, tendões, ligamentos, cartilagens, matriz óssea, dentes (dentina e cemento). Há mais de 20 tipos de colágeno e a estrutura varia conforme o tecido
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O colágeno é rico em glicina e prolina ambas importantes na formação da tripla hélice.
II. A deficiência de vitamina D diminui a hidroxilação do colágeno, resultando em tecido conectivo defeituoso, como no escorbuto, uma doença que afeta as gengivas.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
Ambas as asserções são falsas.
A asserção I e falsa e a asserção II é verdadeira
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
6- O colesterol é o esteroide característico dos tecidos animais e desempenha várias funções essenciais no organismo. Sobre esse assunto, analise as afirmativas
I. É um composto muito hidrofóbico, transportado associado a proteínas, como componente das lipoproteínas.
II. Apesar de ser um lipídeo, não é um componente de membranas celulares.
III. É precursor de hormônios esteroides, de ácidos e sais biliares e da vitamina D.
Estão corretas as afirmativas:
I e III
I, II e III
II e III
Apenas I
I e II
7- Durante a mastigação, o alimento é misturado com a saliva. A saliva umidifica o alimento, o que torna mais fácil sua deglutição. A saliva é constituída em 99,5% de água. O restante 0,5% consiste em outros componentes como mucina e vários sais inorgânicos que atuam como tampões, amilase salivar, uma enzima que catalisa a hidrólise de amidos e uma lipase lingual que catalisa a hidrólise de triglicerídeos. Podemos afirmar que a digestão do amido na cavidade oral:
A amilase é uma hidrolase que tem a função de degradar carboidratos. Ela é predominantemente produzida pelas glândulas parótidas e pâncreas. 
A digestão do amido tem início na boca por ação da enzima α-amilase salivar, conhecida também por ptialina, que hidrolisa as ligações (14) das cadeias do amido, produzindo glicose, maltose e oligossacarídeos. Esta enzima é uma a (1-4) glicosídase, provocando a quebra da molécula de amido em dissacarídeos, nomeadamente, maltose, a qual, posteriormente, será simplificada a unidades de glicose, um monossacarídeo, por enzimas específicas no duodeno. 
Hidrolisa ligações β (1→4) entre as glicoses.
Hidrolisa totalmente o polissacarídeo, gerando as moléculas de glicose para serem absorvidas.
Forma a sacarose, que confere o sabor doce ao amido.
Diminui o tamanho dos polímeros amilose e amilopectina.
Gera monossacarídeos como a frutose.
8- Na odontologia legal, o exame de DNA pode ser usado juntamente com técnicas tradicionais, obtendo-se ótimos resultados para identificar corpos humanos em alto estado de decomposição. O Odontolegista é um profissional que possui um papel fundamental em vários casos de identificação humana.
I. Os dentes possuem uma extraordinária resistência a putrefação e aos efeitos externos (físicos - traumatismos, calor, químicos e biológicos), mais que qualquer outro tecido humano.
II. Na prática forense, o dente tem sido priorizadopara análises genéticas devido ao fato da cavidade pulpar, que se constitui em arcabouço formado pelas paredes entre esmalte, dentina e cemento propiciar o meio estável para o DNA.
Considerando as informações apresentadas avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Ambas as asserções são falsas.
A asserção I e falsa e a asserção II é verdadeira
9- Proteínas são macromoléculas sintetizadas pelos seres vivos e desempenham diversas funções metabólicas e fisiológicas. Sobre as proteínas, analise as afirmativas.
I. São polímeros formados pela união de aminoácidos com monossacarídeos.
II. São sintetizadas a partir dos ácidos nucleicos.
III. A desnaturação interfere na função proteica.
IV. Além da função estrutural e dinâmica, as proteínas são as biomoléculas mais importantes de reserva energética.
Estão corretas as afirmativas
II e IV, apenas
I e IV, apenas
III e IV, apenas
II e III, apenas
 I e III, apenas
Os ácidos nucleicos são essenciais para todas as células, pois é a partir das moléculas de DNA e RNA que são sintetizadas as proteínas, as células se multiplicam e ainda ocorre o mecanismo de transmissão das características hereditárias.
Além disso, os nucleotídeos são importantes em diversos processos, como a síntese de alguns carboidratos e lipídios e a regulação do metabolismo intermediário, ativando ou inibindo enzimas.
Denominada de síntese proteica o processo através do qual as proteínas sãoproduzidas. Para que ele ocorra, é fundamental a atuação dos ácidos nucleicos, pois eles contêm as informações necessárias para que as células realizem as etapas necessárias para produção das moléculas orgânicas.
A desnaturação é um processo no qual moléculas biológicas perdem suas funções, devido a alguma mudança no meio, seja em altas temperaturas, variações de PH, entre outras. Ela acontece comumente com proteínas.
Proteínas são importantíssimas moléculas orgânicas, envolvidas em praticamente toda atividade celular. A síntese proteica se inicia no núcleo e termina no citoplasma dentro dos ribossomos, onde uma cadeia de polipeptídeos é formada
10- Há uma grande evidência epidemiológica da influência da dieta cariogênica no aparecimento e desenvolvimento da doença cárie. Assim, é muito importante conscientizar os responsáveis sobre o controle dessa dieta como forma educativa. Apesar de ser muito difícil alterar hábitos dietéticos, é dever do cirurgião- -dentista motivar seus pacientes, orientando para substituir alimentos cariogênicos por alimentos não cariogênicos. Muitas vezes, o consumo de açúcares passa despercebido pelo paciente e/ou responsável, uma vez que eles estão presentes na maior parte dos produtos industrializados, como achocolatados, refrigerantes, biscoitos e cereais, que são frequentemente ingeridos pelas crianças.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir:
I. A alta frequência de ingestão de sacarose (dissacarídeo formado por glicose e frutose), um monossacarídeo de origem vegetal, é um alerta de risco para o desenvolvimento da doença cárie.
II. Diminuir a frequência da ingestão de sacarose, principalmente entre as refeições, bem como melhorar a qualidade nutricional dos alimentos ingeridos auxilia a prevenção da doença cárie.
A respeito destas asserções, assinale a opção correta:
Ambas as asserções são falsas.
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

Continue navegando

Outros materiais