Buscar

Iniciação Cientifica - Paper - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
	INICIAÇÃO CIENTIFÍCA
Eduardo de Araújo Borges¹
Romario Alex Fonseca Lima¹
Tainan de Jesus Araújo¹
Van Marcos Santos Lopes¹
Tarciele Barbosa Lima Cruz²
	
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICACITAÇÃO DIRETA CURTA
“A iniciação científica (IC) é considerada um mecanismo que viabiliza despertar talentos e vocações para o campo científico..” (CABRERO, RC. AND COSTA, 2015, p.1 apud MASSI, L., and QUEIROZ, SL, 2015, p.109).
CITAÇÃO DIRETA LONGA 
Breglia (2001), diz que:
Ao estudar a repercussão dos programas de Iniciação Científica na formação dos graduandos, verifica-se que essa atividade reveste-se de um caráter pedagógico, na medida em que confere uma dinâmica à graduação e amplia o conceito de formação, que não se limita só à vida acadêmica, mas se estende à formação de profissionais mais críticos, capacitados a responder aos desafios sociais e dotados de autonomia e iniciativa. (Breglia, 2001)
CITAÇÃO INDIRETA
Segundo Massir; Luana (2015, p.117) os impactos da Iniciação Científica podem ser notados nos cursos de graduação no momento em que os alunos que são engajados em pesquisa tornam-se mais capacitados para participar de discussões em sala de aula, por conta do treinamento prévio na participação na Iniciação Científica com reflexo direto no desenvolvimento intelectual de todos os alunos. Vale ressaltar que os conhecimentos e habilidades dos alunos que participaram da IC são diferenciais no momento do desenvolvimento de pesquisas e do raciocínio científico. 
REFERÊNCIAS
BREGLIA, V. L. A. A formação na graduação: contribuições, impactos e repercussões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Tese (Doutorado) - PUC/RJ, Rio de Janeiro, 2001. 
CABRERO, RC., and COSTA, MPR. Iniciação científica, bolsa de iniciação científica e grupos de pesquisa. In: MASSI, L., and QUEIROZ, SL., orgs. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, pp 109-129. ISBN 978-85-68334-57-7. Available from SciELO Books .
MASSI, L., and QUEIROZ, SL., orgs. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 117. ISBN 978-85-68334-57-7. Available from SciELO Books .
1 acadêmicos: Eduardo de Araújo Borges, Tainan de Jesus Araújo, Romário Alex Fonseca Lima - Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso Bacharelado em Educação Física (LEF 1072/2) – Prática Introdução a Pesquisa- 11/06/2021
2 tutor externo: Tarciele Barbosa Lima Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso Bacharelado em Educação Física (LEF 1072/2) – Prática Introdução a Pesquisa - 11/06/2021

Continue navegando