Buscar

Nutrição Animal e Forragicultura - Tipos de Ração

Prévia do material em texto

23
0
INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
Paulo Henrique
 Nutrição Animal e Forragicultura 
Brasília/DF
2022
Sumário
1.	Introdução	3
2.	Desenvolvimento	3
3.	REFERÊNCIAS	5
1. Introdução 
O Brasil está entre os líderes no ramo de fabricações de rações no mundo. Ele ocupa o cargo de terceiro lugar, sendo que é o grande produtor na América Latina. 
A indústria de rações está no caminho de expansão, e um de seus reflexos é o crescimento populacional, e o aumento de proteína influencia nisso. Reflexo desse cenário é o crescimento alimentício na avicultura, suinocultura, bovinocultura etc. 
Outro resultante da expansão é o bem-estar animal, obrigando o setor a entender os processos das fabricações e seus tipos, incluindo a formulação específica de cada produto. Por isso é importante conhecer cada tipo de ração, sendo ela farelada, peletizada, granulada e extrusada. 
2. Desenvolvimento
A ração farelada é a forma original do momento da elaboração da ração. Ela passa por um processamento simples, no qual ocorre, basicamente, a pesagem dos ingredientes, estes, que vão compor a ração, e moagem, logo após, vão para os silos de armazenagem ou, por fim, já sendo ensacados e seguindo para o consumo. Porém, este tipo de ração tem desvantagens, apesar de mais barata, não é muito utilizada. LON (1985), afirmou em sua moagem fina, tem-se o aumento dos problemas digestivos e perda de alimento. Além desse problema, as rações fareladas produzem um alto nível de pó que, se inspirados pelo animal, podem ocorrer problemas respiratórios, em principal se o animal vive confinado em cocheira o dia todo.
Peletização, consiste na transformação da ração farelada em granulada. Esta age na compactação da própria, assim forma-se pequenas unidades quem ganham o nome de pellets. Para que tudo isso ocorra, tem os processos de umidade, pressão e temperatura, mas em menor intensidade, ocorrendo em um grau de cozimento menor em sua intensidade, atua-se nas paredes celulares, fazendo formar a gelatinização de forma parcial do amigo, ocorre também a plastificação das proteínas e o amolecer das fibras, assim se tem uma melhor digestibilidade e a maior qualidade dos pellets. As desvantagens consistem em, principalmente, no alto custo dos equipamentos, maior gasto de energia elétrica, carcaças com maior teor de gordura e maior taxa de mortalidade.
 
Quando tratamos de ração extrusada, tem-se o processamento caracterizado também pelo cozimento em alta pressão, umidade e temperatura, num curto espaço de tempo, que ocorre em média de 10 a 30 segundos. Este processo, parecido com a peletização, proporciona uma maior digestibilidade do alimento, além de ter uma melhorar a palatabilidade da ração. Para a ração extrusada, ocorre também uma versatilidade em relação ao controle da textura, na densidade, no grau de expansão e no formato do alimento. Estes podem ser oferecidos em diversas formas e tamanhos, o que traz vantagens também em relação à atratividade. No total, o conjunto de fatores destaca o processo de extrusão pode ser visto como vantajoso, em relação aos anteriores, no quesito de fabricação de rações. 
As desvantagens deste tipo de ração para no caso das aves é que existe uma difícil adaptação do animal com relação as sementes e esta alimentação é mais cara com relação às outras rações e sementes.
3. REFERÊNCIAS
ALCONPET. Processos de Fabricação. Disponível em: < http://alconpet.com.br/download/artigos/processos-de-fabricacao.pdf >. Acesso em 24 jan 2022.
ANDRADE, EVELINE. Granulometria e forma física da ração para frangos de corte. <https://vet.ufmg.br/DOWNLOAD.php?o=8&i=20140819131320&a=granulometria_e_forma_fasica_da_racao_para_frangos_de_corte> Acesso em 24 jan 2022.
CHAVES, LUCIENE. Entenda Como é o Processo de Fabricação de Rações na Prática. <https://nutricaoesaudeanimal.com.br/fabricacao-de-racoes/> Acesso em 23 jan 2022.
HARAS ALTER. Uso de Ração Farelada, Peletizada e Extrusada na Alimentação de Equinos. Disponível em: <http://harasalter.com.br/uso-de-racao-farelada-peletizada-e-extrusada-na-alimentacao-de-equinos/> Acesso em 23 jan 2022.
MAIORKA, ALEX. Avaliação de Rações Peletizadas Para Frangos de Corte <https://revistas.ufpr.br/veterinary/article/view/13059#:~:text=As%20desvantagens%20estariam%20envolvidas%20principalmente,e%20maior%20taxa%20de%20mortalidade> Acesso em 24 jan 2022.
SAMAIA, RODRIGO e ALVES, KATELYN. Evolução da Nutrição: Como a ração extrusada pode otimizar os recursos da fazenda e aumentar seu lucro! <https://www.nutratta.com.br/evolucao-da-nutricao-como-a-racao-extrusada-pode-otimizar-os-recursos-da-fazenda-e-aumentar-seu-lucro/> Acesso em 24 jan 2022.

Continue navegando