Buscar

FISIOTERAPIA EM DOR TESTE 3

Prévia do material em texto

Questão
	
	
	Os estudos são unânimes em apontar que as principais repercussões oriundas da dor aguda, ou seja, relacionadas ao seu não alívio estão associadas com algumas alterações neurovegetativas. Assinale a mais coerente com essas alterações.
		
	
	Taquicardia, arritmias, diminuição da pressão arterial, diminuição da contração muscular, ansiedade e medo; aumento do sono.
 
	 
	 Taquicardia, arritmias, diminuição da saturação de oxigênio e da oferta de oxigênio aos tecidos, agitação, sudorese, aumento do trabalho cardíaco, aumento da pressão arterial.
	
	 Taquicardia, agitação, sudorese, diminuição do trabalho cardíaco, diminuição da pressão arterial, aumento da contração muscular, ansiedade e medo.  
	
	 Taquicardia, diminuição da saturação de oxigênio e da oferta de oxigênio aos tecidos, agitação, sudorese, aumento do trabalho cardíaco, aumento da pressão arterial, ansiedade e medo; facilidade de locomoção e  para a ação de respirar profundamente.
	
	 Agitação, sudorese, diminuição  do trabalho cardíaco, diminuição da pressão arterial, risco de sangramento, aumento da contração muscular, ansiedade e medo; como principais complicadores.
	Respondido em 06/06/2022 08:16:12
	
Explicação:
GABARITO: www.sbed.org.br; www.iasp-pain.org
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	A dor tem sido tratada de formas diferentes no decorrer da história. À medida que o conhecimento científico foi sendo desenvolvidas, várias teorias foram sendo organizadas, tais como Teoria da especificidade (Bell; Muller, 1816-1826); Teoria do padrão (Goldscheider, 1894; Weddel, 1955; Sinclair, 1947-1955); Quarta teoria da dor (década de 1940 ¿ Hardy, Wolff; Goodell) e por fim a Teoria da comporta (Melzack; Wall, 1965. Neste contexto qual afirmativa descreve a Quarta teoria da dor.
		
	
	- Nenhuma afirmativa está correta.
	 
	- Sugere que há uma relação de um para um entre a intensidade do estímulo e a experiência da dor. Essa teoria sugere que, se dois indivíduos experimentassem o mesmo estímulo (como, por exemplo, uma perna fraturada), eles teriam exatamente a mesma quantidade de resposta à dor. Ela nega o que atualmente sabemos, como a influência de fatores culturais, ambientais e de personalidade.
	
	- A medula é bombardeada continuamente por impulsos nervosos periféricos, que chegam tanto pelas fibras desmielinizadas como pelas finamente mielinizadas, mais grossas. Haveria, portanto, uma atividade fisiológica basal, constante, exercida principalmente pelas fibras C, deixando a comporta semiaberta, mas sem haver o disparo. Isso porque os impulsos das fibras grossas, embora em menor quantidade, viajam mais rapidamente, alcançando primeiro as células da SG (substância gelatinosa). 
Estas células aumentam a inibição e não permitem a ação sobre as células T, que provocam o disparo que abre a comporta, permanecendo a mesma semifechada.
No entanto, se certo limiar e frequência de impulsos dolorosos são ultrapassados, as células T são estimuladas e há o disparo do sistema de ação, com a sensação dolorosa.
De uma forma geral, pode-se dizer que as terminações sofreriam uma modulação em níveis medular e cerebral, sob a influência de outras modalidades sensoriais, como tato, pressão, temperatura, vibração etc., antes de influenciarem as células T. O cérebro então avaliaria e decodificaria tudo, como um computador, e decidiria a resposta.
	
	- segundo essa teoria, os receptores seriam terminações livres que levariam os impulsos da dor através das fibras delta-A e delta-C dos nervos periféricos até a medula, onde alcançariam um centro de dor no tálamo, pelo feixe espino-talâmico lateral. Somente estímulos dolorosos seriam levados por essas fibras. Seria uma conexão periferia-cérebro direto.
	
	- A dor poderia resultar da ativação de vários receptores inespecíficos. Assim, a estimulação leve de receptores de tato, calor, frio e dor produziriam a percepção dessas sensações. Mas se o estímulo fosse forte, a percepção em qualquer caso seria de dor. Haveria uma convergência para o corno dorsal, com um padrão de estimulação para o cérebro, o qual associaria fenômenos de somação temporoespacial (experiências prévias, culturas, motivação, atenção-distração). Também nessa teoria não houve a valorização adequada da modulação central.
	Respondido em 06/06/2022 08:17:03
	
Explicação:
A quarta teoria sugere que há uma relação de um para um entre a intensidade do estímulo e a experiência da dor. Essa teoria sugere que, se dois indivíduos experimentassem o mesmo estímulo (como, por exemplo, uma perna fraturada), eles teriam exatamente a mesma quantidade de resposta à dor. Ela nega o que atualmente sabemos, como a influência de fatores culturais, ambientais e de personalidade.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	O conceito de dor total deve levar em conta diversos aspectos, dentre eles podemos citar:
		
	
	físico, fisiológico e patológico
	
	psicológico e social
	
	físico e fisiológico
	
	psicológico, psíquico e social.
	 
	somático, psicológico, social e espiritual
	Respondido em 06/06/2022 08:22:25
	
Explicação:
somático, psicológico, social e espiritual
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	A dor acontece quando o indivíduo é informado que sua integridade física, por meio de uma sensação desagradável, passa por algum tipo de perigo real ou potencial. Como podemos definir dor segundo IASP.
		
	
	- "dor é o que o paciente diz ser, e existe quando ele diz existir", colocando uma ideia de uma experiência pessoal e peculiar a cada indivíduo.
	
	- "dor é a consciência de uma sensação nociceptiva, induzida por estímulos químicos ou físicos, de origem exógena ou endógena, assim como por disfunções psicológicas, tendo como base um mecanismo biopsicossocial, causando emoções normalmente desagradáveis, com possibilidades de variáveis graus de comportamentos aversivos".
	
	- Dor é uma experiência subjetiva e pessoal, envolve aspectos sensitivos e culturais que podem ser alterados pelas variáveis socioculturais e psíquicas do indivíduo e do meio.
 
	 
	"uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada a uma lesão tecidual atual, potencial, ou descrita em termos de tal lesão.
	
	- Todas as afirmativas estão INCORRETAS.
	Respondido em 06/06/2022 08:19:48
	
Explicação:
A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP, International Association for the Study of Pain), conceitua dor como sendo "uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada a uma lesão tecidual atual, potencial, ou descrita em termos de tal lesão".
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) define a dor como:
		
	
	uma lesão física
	 
	uma experiência sensorial e emocional desagradável associada com dano tecidual real ou em potencial
	
	uma sensação desagradável emocional
	
	não há definição para dor, já que não há pleno entendimento sobre ela.
	
	uma experiência física desagradável com lesão tecidual real
	Respondido em 06/06/2022 08:19:31
	
Explicação:
A Dor é um fenómeno multidimensional, envolvendo aspectos físico-sensoriais e aspectos emocionais. De acordo com a International Association for the Study of Pain: "Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada com danos reais ou potenciais em tecidos, ou assim percepcionada como dano.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Quando se usa calor como fator de estimulação, o limiar doloroso situa-se em torno dos 44°, não só para o homem como também para diferentes mamíferos (símios, ratos).
POR QUÊ
O limiar de tolerância é o ponto em que o estímulo alcança tal intensidade que não mais pode ser aceitavelmente tolerado.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	 A primeiraafirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	Respondido em 06/06/2022 08:20:10
	
Explicação:
o limiar de tolerância é definido como o ponto em que o estímulo doloroso alcança tal intensidade que não pode mais ser suportado pelo indivíduo. 
 
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	A dor é uma sensação desagradável sentida quando um tecido sofre uma lesão, provoca a excitação de alguns receptores que podem estar nas vísceras, músculos ou pele. A dor é resultado de uma mensagem nervosa transmitida ao cérebro pelos _____________através da medula espinhal. Qual alternativa correta para complementar a afirmação acima?
		
	
	Tendões
	
	Nenhuma resposta está correta.
	 
	nervos periféricos
	
	nervos centrais
	
	receptores profundos
	Respondido em 06/06/2022 08:20:54
	
Explicação:
A dor é uma sensação desagradável sentida quando um tecido é machucado, provoca a excitação de alguns receptores que podem estar nas vísceras, músculos ou pele. A dor é resultado de uma mensagem nervosa transmitida ao cérebro pelos nervos periféricos através da medula espinhal. De acordo com o indivíduo e seu grau de sensibilidade, a dor pode ser sentida de modo mais ou menos intenso. A dor crônica é considerada uma doença enquanto a dor aguda, apenas um sintoma.
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	A dor é uma sensação em uma ou mais partes do organismo e sempre desagradável. Portanto representa uma experiência emocional.
POR QUÊ
A dor é sempre subjetiva.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	Respondido em 06/06/2022 08:22:01
	
Explicação:
Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) a dor é um dos sintomas mais importantes de uma doença e está anunciando que algo está errado e que há necessidade de cuidados urgentes. A Associação Internacional para o Estudo da Dor define: "a dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada à lesão tecidual real ou potencial dos tecidos".

Continue navegando