Buscar

AV1-Psicopatologia2- ViniciusQueirozTizziottiCoimbraPereira

Prévia do material em texto

PARTE 01 Trabalho em Psicopatologia II
Vinicius Queiroz Tizziotti Coimbra Pereira RGM:201903153999
O trabalho poderá ser feito individualmente, duplas, trios ou quartetos. Vale 5,00 pontos.
O trabalho consiste em uma análise do caso contida no livro “análise de casos clínicos do DSM-5” de John W. Barnhill, no capítulo “CASO 16.1 Um Alcoolista “Típico” p. 253 e 254. O livro está disponível nos arquivos do Microsoft Teams e no sia/sava. 
Após a leitura do capítulo o grupo deve responder:
01- O Sr. Tucker foi diagnosticado com transtorno por uso de álcool e transtorno depressivo induzido por álcool, segundo critérios do DSM – V. Quais critérios o paciente apresenta em seu transtorno por uso de álcool? Existe critério (s) que ele não apresenta? (1,0 ponto)
R: O paciente apresenta o primeiro critério que é consumir álcool em grandes quantidades e por um longo período de tempo, o segundo critério que é ter desejo ou esforço mal sucedido de controlar o uso do álcool, o sexto critério que é ter problemas sociais e interpessoais pelo uso recorrente do álcool, o sétimo que é reduzir ou abandonar atividades sociais em virtude do uso do álcool e o nono que é continuar a usar o álcool mesmo sabendo que passa por um problema psicológico. Sim existe critérios que ele não apresenta como por exemplo o uso recorrente resultando em fracasso em cumprir obrigações importantes relativas a seu papel no trabalho, também fissura e desejo intenso de consumir álcool. 
02- Em se tratando do cid-10 qual (is) código (s) o Sr. Tucker poderia receber em seu diagnóstico? (1,0 ponto)
R: No seu diagnostico o Sr. Tucker receberia os códigos: F10.1, F10.2 e F10.3.
03- Existe uma diferença entre episódios depressivos por uso intenso de álcool e os que ocorrem por um transtorno depressivo maior, quais são as diferenças? (1,0 ponto)
R: As diferenças são que episódios depressivos por uso do álcool é menos decorrente e menos intenso que o transtorno depressivo maior, tendo em conta que o individuo só esta depressivo por conta do uso do álcool, já o transtorno depressivo maior faz com que a pessoa sente esse sentimento o tempo todo.
04- O que pode determinar se o Sr. Tucker tem também transtorno depressivo maior? (1,0 ponto)
R: O fato determinante para falar se o Sr. Tucker apresenta transtorno depressivo maior, é o fato de ele apresentar humor deprimido, redução do interessem em atividades do dia a dia, insônia de intervalo, redução de capacidade de concentração e por causa da fadiga.
05- O que pode ser investigado e trabalhado com o Sr. Tucker para auxiliar em um possível tratamento? E com a família? (1,0 ponto) 
_____________________________________________________________________________
Colocar o nome de todos do grupo em cada arquivo individual pdf. Postar no campo dos trabalhos do sia até terça 06/10/2020 às 0h
Nesta matéria não é para postar prova/trabalho no Microsoft teams. 
No horário da aula o professor estará online para responder dúvidas e confirmar os documentos já recebidos. 
O trabalho deverá ser enviado no mesmo arquivo PDF que a AVALIAÇÃO AV1 que está abaixo.
A AV1 é uma avaliação individual, respostas iguais anulam a questão. Faça de acordo com o que você leu, assistiu nas aulas e pesquisou. O trabalho da primeira parte, este sim, pode ter respostas iguais entre os membros do grupo. 
Para realizar a prova abaixo você vai utilizar os slides, as discussões em sala de aula, suas pesquisas (em fontes confiáveis como scielo e pepsic) e textos indicados desde o início do semestre, disponíveis nos arquivos da disciplina no Microsoft Teams e no sia/sava. Textos: “Ser são em lugares insanos: O DSM, a validade científica e a confiabilidade dos diagnósticos psiquiátricos” de Max Silva Moreira e “Acordei doente mental” Eliane Brum. 
É importante que o aluno que a inda não realizou o “avaliando a aprendizagem” da disciplina o faça o quanto antes. Acessar no sia/sava o campo de “avaliações” e selecionar o “avaliando a aprendizagem”. Link https://simulado.estacio.br/alunos/inicio.asp 
PARTE 02 – AVALIAÇÃO 
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOPATOLOGIA II/NOTURNO
PROF. RENATO CEZAR SILVÉRIO JÚNIOR
05/10/2020
NOME/MATRÍCULA 
Vinicius Queiroz Tizziotti Coimbra Pereira RGM: 201903153999
Questão 01- Rosenhan, psicólogo, empreendeu um experimento em psicologia social considerado um dos mais importantes do século XX. Sua pesquisa destinava-se a verificar até que ponto os diagnósticos psiquiátricos baseados em categorias sindrômicas diziam mais sobre o ambiente e o contexto em que se observam os pacientes que sobre os próprios pacientes observados. Ele não pretendia negar a existência da doença mental nem do sofrimento psíquico, mas questionar até que ponto as noções de normalidade e de anormalidade dependiam de diagnósticos que não diziam a verdade sobre as pessoas que os recebiam (MOREIRA, 2010).
Pensando nos objetivos do experimento, como a APA (Associação Americana de Psiquiatria) reagiu à publicação de Rosenhan? (1,0 ponto)
Questão 02 - O crítico mais barulhento do DSM-5 parece ser o psiquiatra Allen Frances, que, vejam só, foi o coordenador da quarta edição do manual, lançada em 1994. Professor emérito da Universidade de Duke, ele tem um blog no Huffington Post que praticamente usa apenas para detonar a nova Bíblia da Psiquiatria. Quando a versão final do manual foi aprovada, enumerou o que considera as dez piores mudanças da quinta edição, num texto iniciado com a seguinte frase: “Esse é o momento mais triste nos meus 45 anos de carreira de estudo, prática e ensino da psiquiatria”. Em carta ao The New York Times, afirmou: “As fronteiras da psiquiatria continuam a se expandir, a esfera do normal está encolhendo”. 
Segundo Eliane Brum em seu texto “hoje acordei doente mental”, por que as fronteiras do normal estão encolhendo após a publicação do DSM 5? (1,0 ponto). 
R: As fronteiras do normal estão encolhendo pois após a publicação do DSM 5 houve um aumento de situações consideradas como doença mental, e dessa forma a esfera do normal fica cada vez mais pequena, com o DSM 5 considerando mais coisas como transtorno psicológico.
Questão 03 - Poucos quadros clínicos mentais apresentam todas as características de uma doença no sentido tradicional do termo - isto é, o conhecimento exato dos mecanismos envolvidos e suas causas explícitas. O conceito de transtorno, ao contrário, implica um comportamento diferente, desviante e/ou destoante do tradicional (Oliveira, 2012).
Partindo do exposto no texto por que o termo transtorno é mais indicado do que doença ou patologia mental? (1,0 ponto)
R: Pois transtorno é um termo menos assustador pra sociedade do que doença ou patologia, pois normalmente as pessoas ligam esses dois termos como algo ruim e que não deve ser falado e tratado, já transtorno não é tão assustador pra sociedade.
Questão 04- (ENADE 2018) Um jovem de 17 anos de idade foi levado pela mãe a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Na consulta médica, a mãe relatou que, nos últimos 12 meses, o jovem vinha bebendo excessivamente nos finais de semana, ocasiões em que, não raro, chegava em casa trazido pelos colegas. A mãe relatou que também fora chamada à escola onde o jovem estuda, em razão de suas frequentes ausências às atividades escolares, de problemas de relacionamento com colegas e professores, bem como do baixo desempenho escolar. A mãe relatou, ainda, que, apesar de todos os esforços para ajudar o filho, ele não se alimentava adequadamente, tinha problemas de sono, além de uma agressividade crescente. Na consulta, o jovem admitiu fazer uso de álcool desde os 12 anos de idade e de outras drogas desde os 14 anos, e que não mais conseguia controlar a vontade de consumir essas substâncias. O médico, após o exame geral, encaminhou o jovem para os serviços especializados da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), atestando transtorno por uso de substânciapsicoativa. Considerando o caso apresentado, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Caracterize a Raps e explique como o jovem pode ser tratado nessa rede. (valor: 1,0 ponto) 
R: A Raps tem por objetivo acolher e tratar pessoas com sofrimento ou transtorno mental relacionada com o uso de drogas, sendo elas ilícitas ou licitas. O jovem poderia ser tratado através de acompanhamento psicológico e psiquiátrico na rede para a melhora total do paciente.
b) Cite dois serviços que integram a Raps e nos quais o jovem poderá ser acolhido. (valor: 1,0 ponto)
R:Ele poderá ser atendido em uma Unidade Básica de Saude e na Unidade de Pronto Atendimento.

Continue navegando