Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE INSTALÇÕES ELÉTRICASDE BAIXA TENSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE INSTALÇÕES ELÉTRICASDE BAIXA TENSÃO
1
O projeto da carga e pontos de tomada para cômodos é uma das principais partes do projeto de instalações elétricas, podendo variar dependo do tipo e dimensões do cômodo projetado. Suponha que uma sala possua dimensões 4 x 5 metros.
Projete qual deverá ser a carga mínima para iluminação dessa sala, o número mínimo de pontos de tomada e suas respectivas potências.
Segundo a NBR 5410, em cômodo ou dependência com área superior a 6m², deve ser prevista uma carga mínima de 100VA para os primeiros 6m², acrescida de 60VA para cada aumento de 4m² inteiros. NOTA: Os valores apurados correspondem à potência destinada a iluminação para efeito de dimensionamento de circuito, e não necessariamente à potência nominal das lâmpadas. 
Para iluminação desta sala com dimensões de 4x5 = 20m² devemos ter uma carga mínima de 280VA.
Em salas e dormitórios deve ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5m, ou fração de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.
Uma sala com 20m² devemos ter o mínimo de 4 tomadas com uma potência de 100VA por tomada.
2
Um dos principais elementos do projeto de iluminação são as luminárias, cuja escolha depende de vários fatores. A luminária serve para acomodar e sustentar as lâmpadas. Descreva os fatores necessários para a escolha da luminária.
A ESCOLHA DA LUMINÁRIA DEVE-SE LEVAR EM CONTA ALGUNS FATORES COMO: ESTÉTICA, EFEITO DO APARELHO SOBRE O FLUXO LUMINOSO, TIPO DE LUZ, DIRECIONAMENTO DA LUZ E PROTEÇÃO CONTRA DETRITOS, O QUE REQUER FORMAS E MATERIAIS ESPECÍFICOS.

Continue navegando