Buscar

Roteiro de estudos para a V2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Roteiro de estudos para a V2 - Sugestão de estudo: 
- Reserve pelo menos 30 minutos por dia para estudar.
- Resolva ou complete tarefa sugerida, dia a dia. NÃO DEIXE ACUMULAR.
- Após estudar, descanse um pouco, escute uma música que gosta ou faça algo que permita que seu cérebro descanse um pouco.
DIA 1 
- KANDEL, E. et al. (2014). Princípios da Neurociência – Capítulo 63, Páginas de 1223 a 1225
Nas páginas destacadas acima, Kandel descreve os tipos de depressão, os sintomas característicos de cada tipo e também relata características do distúrbio bipolar. Leia com atenção tanto o texto quando o quadro de sintomas e relate ou descreva como essas psicopatologias são.
Dia 2
- KANDEL, E. et al. (2014). Princípios da Neurociência – Capítulo 63, Página 1226.
Nessa página Kandel descreve a participação de áreas cerebrais importantes na manifestação tanto da depressão quanto no transtorno bipolar. Elenque essas áreas e sua provável participação nos transtornos relatados.
Dia 3
- STAHL – Psicofarmacologia. Capítulo 7, pág 405 a 408.
Nas páginas referidas acima, Stahl descreve a ação dos antidepressivos de duas classes principais. De quais grupos de fármacos se tratam? 
R: Inibidores da MAO (IMAO) e ISRSs
Dia 4
- STAHL – Psicofarmacologia. Capítulo 7, pág 458.
Nessa página do livro de psicofarmacologia o autor explica o que são os inibidores da MAO. Explique porque fármacos com essa propriedade podem ser indicados para tratar de depressão.
Esses fármacos (IMAO), bloqueiam a enzima MAO impedindo que ela degrade (quebre) neurotransmissores que possuem aminas na sua composição, como é o caso da serotonina. Ou seja, os IMAO aumentam as concentrações de 5HT, da fenda sináptica e isso reduz os sintomas de depressão.
Dia 5 
- No artigo: Farmacogenética de inibidores seletivos de recaptação de serotonina: uma revisão.
Procure as respostas para as questões abaixo:
- Leia o terceiro e o quarto parágrafo da introdução. Como a análise genética poderia auxiliar nas avaliações sobre o uso de medicamentos? Ou seja, porque a farmacogenética pode vir a ser considerada uma “medicina personalizada”?
R: A aplicação da farmacogenética tem como principal objetivo mudar alguns aspectos da prática terapêutica, uma vez que possibilitará a avaliação da base genética da resposta ao fármaco e à toxicidade em pacientes, possibilitando, portanto, a identificação da droga e da dose eficaz para cada paciente. Assim, essa aplicação clínica da farmacogenética vem sendo descrita como "medicina personalizada"5,6.
- O que são ISRSs. - Inibidores seletivos de receptação de serotonina
O que é 5-HT? - serotonina
Como ela é produzida? - A partir da biossíntese do triptofano, nos neurônios serotonérgicos dos núcleos da Rafe, no tronco encefálico.
Qual seu efeito no SN? – excitatório.
O que ela regula? - É dessa forma que a serotonina regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circadiano, as funções neuroendócrinas, a temperatura corporal, a sensibilidade à dor, a atividade motora e as funções cognitivas11.
- Leia, releia e copie o seu caderno o quarto parágrafo sobre O SISTEMA SEROTONINÉRGICO.
- O que significa essa frase: “A atividade do neurônio serotoninérgico é regulada por alguns receptores e pelo transportador.”? 
Significa que tanto a recaptação de 5-HT na fenda, quanto sua ligação aos receptores pré-sinápticos, controlam através de um mecanismo de feedback, a produção e a liberação de serotonina pelo neurônio serotonérgico 
- Para que os ISRSs são indicados? Como eles atuam? 
Os fármacos conhecidos como Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRSs) pertencem a uma classe de medicamentos utilizados para o tratamento de uma série de patologias relacionadas à fisiologia do neurotransmissor serotonina. Esses fármacos possuem uma ampla aplicação em outros transtornos psiquiátricos, que podem não estar relacionados psicobiologicamente com transtornos de humor (depressão)5. As principais indicações são: esquizofrenia, ansiedade, enxaqueca e transtornos de ansiedade11
- Quais efeitos adversos são citados no uso de ISRSs? R: efeitos gastro-intestinais (náuseas, vômitos) e sexuais (demora ou comprometimento do orgasmo)11.
Dia 6
- STAHL – Psicofarmacologia. Capítulo 7, pág 550 e pág 564.
Nas páginas relatadas acima, existe a descrição da participação das amígdalas cerebrais na emoção medo, e consequentemente no distúrbio de ansiedade. E também a descrição do GABA e dos receptores benzodiazepínicos. Destaque os pontos principais desses relatos.
O sistema nervoso autônomo é sintonizado com o medo e tem a capacidade de deflagrar respostas do sistema cardiovascular, como aumento do pulso e da pressão arterial para as reações de luta/fuga e sobrevivência durante ameaças reais. Essas respostas autonômicas e cardiovasculares são mediadas pelas conexões entre a amígdala e o locus coeruleus, a “casa” dos corpos celulares noradrenérgicos (Figura 9.12; os neurônios noradrenérgicos são discutidos no Capítulo 7, enquanto as vias e os neurônios noradrenérgicos estão ilustrados nas Figuras 6.25 a 6.30, bem como na Figura 6.32). Quando as respostas autonômicas são repetitivas e desencadeadas de modo inadequado ou cronicamente como parte de um transtorno de ansiedade, isso pode levar ao aumento do risco de aterosclerose, isquemia cardíaca, hipertensão, infarto do miocárdio e até morte súbita (Figura 9.12). “Morrer de susto” pode nem sempre ser um exagero ou uma figura de retórica! Por fim, talvez a ansiedade seja desencadeada internamente por memórias traumáticas armazenadas no hipocampo e ativadas pelas conexões com a amígdala (Figura 9.13), especialmente em condições como o transtorno de estresse pós-traumático
Dia 7
- pág 1234 do Kandel - Como a ETC e o uso de lítio agem no tratamento de depressão e bipolaridade?
- pág 1235 até 1240 do Kandel temos a descrição dos transtornos de ansiedade, dos receptores GABAérgicos e dos fármacos benzodiazepínicos e barbitúricos. Descreva resumidamente e do que se tratam todos os termos em negrito.
ÓTIMO ESTUDO A TODOS – DIVIRTAM-SE!!!

Continue navegando