Buscar

atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma fábrica de autopeças possuía duas linhas de produção idênticas para seu principal produto. Os gestores precisavam aumentar a capacidade de produção dessas linhas para atender a um novo contrato de fornecimento com uma grande montadora que passaria a vigorar em 6 meses. Eles precisavam decidir entre a alternativa de investir em duas máquinas novas, uma para cada linha de produção, ou se seria suficiente otimizar a produção fazendo um retrofitting das máquinas existentes, um novo layout para o fluxo da produção e um maior número de funcionários dedicados a cada linha. Eles também queriam ter maior flexibilidade em controlar a taxa de produção.
Fonte: Elaborada pelo autor
Os gestores pediram a uma jovem engenheira de produção, recém-contratada, para ajudá-los na análise dessas alternativas. Essa jovem engenheira, após alguns testes, desenvolveu o seguinte modelo: 
em que                    
Com base no modelo descrito, responda às seguintes perguntas:
Quais foram as variáveis estudadas?
Foram estudadas as variáveis: velocidade da máquina (x1), layout (x2), número de funcionários (x3) e volume de produção (y).
Qual o tipo de cada variável, quantitativa ou qualitativa? Se quantitativa, qual sua unidade de medida? Se qualitativa, que níveis ou classes podem assumir?
Variáveis Quantitativas: Velocidade da máquina – unidade de medida = rpm e Volume de produção na linha – unidade de medida = peças/hora.
Variáveis Qualitativas: número de funcionários – classe 0 para atual e 1 para maior e layout – classe 0 para antigo e 1 para novo.
Como pode esse modelo de regressão linear múltipla ser usado para fazer predição de volume de produção de cada linha da fábrica?
Depois de analisado e validado o modelo de regressão múltiplas tem a capacidade de fazer a predição do volume de produção das linhas da fábrica, apenas atribuindo valor as variáveis definidas, o volume de produção está diretamente dependente das variáveis: numero de funcionários, layout e velocidade da máquina, que podem ser ajustados ente si de forma a se ter um resultado possível do ponto de vista da fabrica e otimizado. Esses valores são conhecidos pela empresa, e também é possível prever até que valor eles podem ser ajustados, por exemplo: numero de funcionários, e layout, possivelmente há um espaço pra ajuste por parte da empresa para entregar a demanda. 
Reflita sobre situações similares em que você poderia aplicar essa mesma técnica (regressão linear múltipla) para gerar conhecimento a partir de dados. Descreva brevemente uma dessas situações que você pensou, identifique cada uma das variáveis de entrada e a variável resposta, descreva o tipo de cada uma delas (se quantitativa ou qualitativa) e forneça suas unidades de medida (se quantitativas) ou seus níveis ou classes (se qualitativas).
Esse modelo pode ser aplicado por exemplo a uma empresa que deseja saber o tempo médio de um determinado processo de atendimento, observados tempo de experiencia e turno. Neste caso temos variáveis quantitativas: tempo médio de atendimento (horas); tempo de experiencia (dias). Variável qualitativa: turno (1 para turno dia e 0 para turno noite). 
Uma outra aplicação seria: um estudo deseja inferir como o índice de colesterol ruim (LDL) idade e sexo dos pacientes esta ligado aos casos de infarto. Variáveis qualitativas: índice de colesterol (mg/dl); idade (anos). Variáveis quantitativas: Sexo (M ou F) e Infarto (1 para positivo e 0 para negativo).

Continue navegando