Buscar

FISIO_FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL Mk

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alunas: Marielly Caroline e Kessiane cristina 
 Fisioterapia 6º Período
 Autoavaliação
 Marielly Caroline 1,0
 Kessiane Cristina 1,0
 FISIOTERAPIA – PREMIUM
	ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL
	Implantação
2020.1
	
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
	COMPETÊNCIAS RELACIONADAS
	
1. Debater sobre a fisioterapia dermatofuncional, sua área de atuação e responsabilidade, focando na prevenção e na reabilitação do indivíduo com alterações no sistema tegumentar.
2. Validar a importância da ética e da responsabilidade profissional desenvolvendo senso crítico sobre temas relacionados à fisioterapia dermatofuncional no contexto de uma equipe multiprofissional.
	
V, VI, VIII, IX, X, XIII, XIV
V, VI, VIII, IX, X, XIII, XIV
	
 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS	
As Atividades Práticas Supervisionadas - APS têm seu detalhamento publicado no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) da disciplina. São publicadas na primeira quinzena de aulas e devem ser realizadas pelos estudantes até o limite do prazo da N1, em conformidade com o calendário acadêmico.
As APS devem ser realizadas pelos estudantes no próprio ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) ou ter seu upload realizado lá, onde também serão corrigidas pelo docente, ficando registradas em sua integralidade.
ATIVIDADE 1: ESTUDO DIRIGIDO
A administração de substâncias injetáveis, até então, propriedade exclusiva do profissional médico, teve sua atuação profissional expandida após o Conselho Federal de Biomedicina criar a especialidade de Biomedicina Estética (http://www.crbm3.org.br/a…/resolucoes/resolucao_197_2011.pdf), onde a partir daí foi autorizado o uso De substâncias injetáveis, como Toxina Botulínica, vitaminas, ácidos, soluções enzimáticas, etc (http://www.crbm3.org.br/arquiv…/resolucoes/resolucao_214.pdf).
A emissão destas resoluções para os biomédicos pode ter desencadeado atitude semelhante nos Conselhos Federais de Farmácia (http://www.editoramagister.com/legis_27045719_RESOLUCAO_N_6…) e Enfermagem (http://www.cofen.gov.br/…/PARECER-DE-CONSELHEIRO-197_2014.p…), que buscaram fortalecer e ampliar a atuação de seus profissionais na área de estética emitindo, principalmente, resoluções autorizando a injeção de substâncias, principalmente, a Toxina Botulínica.
Além disso, o Conselho Federal de Biomedicina avançou ainda mais nesta ampliação de atitudes autorizando o biomédico	a	fazer	procedimentos	em	microvasos (http://www.crbm3.org.br/a…/normativas/normativa_003_2015.pdf) e fios de sustentação tecidual (http://www.crbm3.org.br/a…/normativas/normativa_003_2015.pdf).
E para completar, o Conselho Federal de Odontologia, em setembro de 2016, autorizou a utilização da toxina botulínica e de preenchedores faciais pelo cirurgião-dentista, para fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos (http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/ato-normativo/…). Por enquanto o conselho da fisioterapia ainda não se manifestou sobre essa possível aprovação e busca ouvir seus associados.
Você aluno, o que pensa? Você deve fazer uma pesquisa sobre os riscos dos procedimentos injetáveis, suas possíveis complicações e formas de se tratar, deve ainda embasar a sua resposta no que você considera a carga horária mínima para a aplicação dos mesmos justificando se o profissional deveria possuir pós-graduação para isso. Aponte os pontos positivos para o avanço da profissão e benefícios dos pacientes e os possíveis pontos negativos e como podem ser prevenidos.
Responda:
1. Acha que a liberação dos injetáveis será interessante para a fisioterapia?
SIM, visto que a fisioterapia dermatofuncional é uma linha fisioterapêutica que trabalha com o sistema tegumentar humano.
2. Com que regras?
Além de todas as regras de biossegurança, o fisioterapeuta, e todos os outros profissionais que deseja atuar na área de procedimentos injetáveis, precisaria de cursos extras para total capacitação mesmo tendo uma ampla visão sobre anatomia na sua graduação.
3. Com que cursos mínimos?
Para que um fisioterapeuta trabalhe com injetáveis, é necessário que ele faça pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional.
4. Que tipo de substâncias acredita que poderíamos atuar?
Toxina botulínica (Botox), Ácido Hialurônico, ácido deoxicólico (lipo enzimática), Dióxido de carbono (carboxiterapia), polimetilmetacrilato (biopastia), microagulhamento, ozonioterapia.
5. Em que áreas além da Dermato?
Além da dermato, o fisioterapeuta pode injetar medicamentos em seus pacientes.
6. Quais os riscos, os benefícios e os cuidados?
Qualquer procedimento invasivo possui riscos de inflamação de manchas até necrose.
A fisioterapia iria se fundir com o bem estar dos pacientes, já que a falta de autoestima tem sido um grande causador de suicídios em todo o mundo. Os cuidados deverão ser de acordo com a biossegurança.
A atividade estará disponível na pasta APS da Unidade WEB.
ATIVIDADE 2: O aluno deverá elaborar uma resenha sobre o assunto acima e postar no ambiente do fórum. Recomendamos a leitura sobre o uso da toxina botulínica utilizada por dentistas na hipertrofia do masseter:
Suarez DB, Valero CR, Luna DD, et al. Treatment of masseteric hypertrophy with botulinum toxin a: a retrospective analysis of cases. J Dent Maxillofacial Res. (2019);2(1):12-14
RESENHA: A toxina botulínica, por sua ação miorrelaxante, levando à diminuição da hiperatividade muscular, está sendo utilizada atualmente em diversas patologias ou desvios do padrão, como sorriso alto, bruxismo intenso e dores por disfunção temporomandibular, auxiliando na fonoterapia. Porém, seu efeito não é definitivo, durando de 3 a 6 meses. Por se tratar de uma terapia que exige domínio preciso da técnica e conhecimento anatômico adequado.
AVALIAÇÃO
A avaliação da APS será baseada nos princípios de autonomia pedagógica, feedback significativo
e metacognição, culminando na autoavaliação do estudante. A nota da APS será atribuída no valor de 0,0 (zero) até 1,0 (um) ponto e vai compor a nota da A2, com base na rubrica de autoavaliação disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Só poderá realizar a autoavaliação o estudante que finalizar a atividade conforme instruções deste documento, postando-a até o dia solicitado pelo professor.

Outros materiais