Buscar

8bb5bab4-9de4-495d-b4e6-917f36a856b9 2


Continue navegando


Prévia do material em texto

Curso bacharelado em enfermagem
helen do socorro de araújo santos
Produção Textual de Prática de Campo
enfermagem na saúde da criança e do adolescente
capanema-pá
2022
9
helen do socorro de arújo santos
Produção Textual de Prática de Campo
Produção Textual de Prática de Campo (PTI) apresentado ao Curso de Enfermagem como requisito parcial de aprovação na disciplina: Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente.
Preceptor: Carla Mayana Costa da Silva 
Polo: Capanema-pará
Capanema-pá
2022
SUMÁRIO
1 
INTRODUÇÂO
 Os cuidados com a saúde da criança e adolescente na atenção primária são desafiadores para profissionais de enfermagem. Enquanto muitos adolescentes procuram apenas serviços curativos, deixando de lado a prevenção, há uma carência de programas que contribuam com ações voltadas à qualidade de vida e saúde da criança.
 Existem alguns fatores essenciais na compreensão desse contexto. De acordo com a especialista em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Munhoz Gaíva, o trabalho do enfermeiro e da equipe de enfermagem assume configurações distintas na atenção primária. Exige-se desses profissionais o conhecimento clínico abrangente, além da capacidade epidemiológica e habilidades para o trabalho em equipe e para o cuidado com a saúde da criança e sua família .
A clínica ampliada tem sido demandada cada vez mais dos profissionais da área de enfermagem. Para o exercício da puericultura, por exemplo, o enfermeiro deve aprimorar-se na realização do exame físico, nas características esperadas de crescimento e desenvolvimento infantil, em cada etapa de vida, nas orientações para o crescimento e desenvolvimento saudável. Já no ambiente hospitalar, essa competência clínica diz respeito ao exame físico com percepção da identificação dos agravos, com as alterações da clínica relacionadas a sinais e sintomas que causaram a hospitalização, com a evolução da terapêutica e o seguimento da criança após a alta.
 As articulações e o fluxo da UBS fica a cargo do médico plantonista, onde o paciente é recebido pelos profissionais de saúde no caso a equipe de enfermagem para uma breve triagem, para assim ser encaminhadado conforme necessidades médicas. 
 Esse tipo experiência, tornam o profissional mas adaptados para enfrentamento dos desafios durante a sua vida profissional, e o campo de prática tem esse papel principal de agregar conhecimentos e técnicas para uma vivência ampla acadêmica.
 Saúde da criança está na agenda política do Brasil há várias décadas. Em
1937, durante o Estado Novo, foi instituído o primeiro programa nessa área, com
ações para proteção da maternidade, infância e adolescência sob a responsabilidade
do Departamento Nacional de Saúde do Ministério da Educação e Saúde
(MES). Em 1975, foi criado o Programa Nacional de Saúde Materno-Infantil, com
ações voltadas para a redução da morbidade e mortalidade da criança e da mulher
(BRASIL, 2011a).
Em 1983, foi lançado o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e
da Criança (PAISMC), com o objetivo de desenvolver ações para melhorar as condições
de saúde, a cobertura e a rede pública de serviços. Em 1984, o PAISMC foi
desmembrado em: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e
Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC). As ações do PAISM
foram voltadas à saúde da mulher, enquanto o foco do PAISC era a saúde da criança
(BRASIL, 2011a; OSIS, 1998).
2-DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO: APROXIMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
1.1 Procedimentos realizados 
 As aulas em campo prático têm a finalidade de preparar o estudante integrando-o à vivencia hospitalar através da aplicação do conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Neste contexto, o trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem, durante as aulas da Prática de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Unopar, realizado na USF, Jorge Nogueira Figueredo situado na zona urbana de Capanema-Pá, realizado no periodo de 28 de março a 05 do mês de abril de 2022, tendo como preceptora a Enfermeira Carla Mayana Costa da Silva. O relato aborda as experiências das alunos frente os cuidados prestados aos pacientes em uma UBS bem como as experiências vivenciadas nesse processo de formação acadêmica. Conclui-se que as aulas práticas favoreceram o aprimoramento teórico prático e o exercício da postura profissional ética frente a prestação de cuidados aos pacientes e familiares além da troca de experiência com a equipe multiprofissional. No primeiro momento foi apresentado toda a estrutura do Centro, incluindo a recepção os consultórios médicos, ambulatórios, sala de atendimentos e vacinas, cozinha, banheiros e.t.c.
A equipe se organizou em grupos e acompanharam as atividades que foram realizadas na unidade.
Para melhor aprendizagem na atuação, todos os procedimentos foram supervisionados pela a preceptora da USF, e alguns dos procedimentos foram: 
· Triagem 
· Puericultura/proame/demanda espotanêa
· Planejamento familiar
· Teste rapído/demanda espontanêa
· Vacinas
· Teste do pezinho entre outros.
	 TABELA ATENDIMENTO DA UBS
	HORARIO
	SEGUNDA
	TERÇA
	QUARTA
	QUINTA
	SEXTA
	7:00 A 13
	PROA.
	PUERI.
	PLANEJ.
	TEST.PEZ.
	VACINAS
	13: A 17:00
	DEMAN.ESP.
	TEST. RAP.
	PUERI.
	TES.PEZ.
	DEMAN.
 O papel do enfermeiro é muito importante em uma UBS, pois o mesmo atua junto com a equipe multidisciplinar, na promoção de saúde e prevenção das doenças, exercendo seu papel de educador, criando um vínculo de confiança com as crianças e os adolescentes. Para isso o enfermeiro necessita ouvir e valorizar os sentimentos e as várias preocupações dos adolescentes e sua família.
 Entre vários procedimentos realizdos na prática de campo, escolhir para relatar foi o teste do pezinho, pois o mesmo é muito importante por detectar varías doenças.
Materiais necessários 
Bandeja 
Luvas de procedimentos
Algodão/ ou SWAB de álcool 70%
Lanceta 
Papel filtro preencido
Curativos
Importante explicar o procedimento p maê ou responsavél pelo recén-nascido.
É necessário escolher um local adequado para a punção, devendo ser numa das laterais da região plantar do calcanhar, local com pouca possibilidade de atingir o osso. Segurando o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool(1).
1.2 Discussão de caso
J.C.S.. uma adolescente de 17 anos, sexo femenino compareceu a unidade acomanhada de sua maê, relantando está com a garganta inflamada e com febre mas o menos 2 dias, a maê disse que que esta medicando a adolescente com ibuprofeno, mas que a mesma não teve melhoras.
A enfermeira da usf, examinou o garoto e constatou que suas amidulas estavam muito enflamadas.
A senhora enfermeira encaminhou o paciente ao médico para uma consulta, o qual receitou os seguintes medicamentos: uma caixa de AZITROMICINA em suspensão, tomar uma dose a cada 24 horas, e uma caixa de paracetamol, tomar um comprimido de 6 em 6 horas por 3 dias, ou enquanto tiver febre.
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dessa forma, os acadêmicos perceberam a importância do vínculo com os pacientes, que trouxe benefícios para ambos, assim como a importância de conhecer e aprender as habilidades essenciais para a prática, possibilitando o aprimoramento de suas carreiras profissionais. Os cuidados prestados as ajudaram na construção do conhecimento teórico-prático. Além do que os acompanhamentos diários ao paciente as ajudaram na construção do pensamento crítico e reflexivo do enfermeiro
Diante do que foi discutido, conclui-se que os estágios permitiram os acadêmicos de enfermagem observaram a atuação da equipe de enfermagem e como esses profissionais fazem uso de seus conhecimentos técnico-científicos, alémdo desenvolvimento clinico do paciente, desde a sua admissão até o momento atual. Além disso, essas experiências proporcionam às acadêmicos o aprofundamento do conhecimento acerca do quadro clínico e evolução do paciente.
EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ttps://www.researchgate.net/publication/330675395_A_IMPORTANCIA_DA_AULA_PRATICA_NA_FORMACAO_DO_PROFISSIONAL_DE_ENFERMAGEM_um_relato_de_experiencia_IMPORTANCE_OF_CLASS_PRACTICE_IN_NURSING_COURSES_an_account_of_experience
..
https://www.researchgate.net › publication › 330675395_.
https://www.cursosaprendiz.com.br/enfermeiro-saude-adolescente/
http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/653
https://ares.unasus.gov.br › ARES › livro_saude_crianca
https://aps.bvs.br/aps/qual-a-tecnica-adequada-para-realizar-o-teste-do-pezinho/#:~:text=Segurando%20o%20p%C3%A9%20e%20o,completa%20do%20%C3%A1lcool(1)ttps://ww 
w.researchgate.net/publication/330675395_A_IMPORTANCIA_DA_AULA_PRATICA_NA_FORMACAO_DO_PROFISSIONAL_DE_ENFERMAGEM_um_relato_de_experiencia_IMPORTANCE_OF_CLASS_PRACTICE_IN_NURSING_COURSES_an_account_of_experience.
https://secad.artmed.com.br/blog/enfermagem/desafios-da-enfermagem-saude-da-crianca/#:~:text=Os%20cuidados%20com%20a%20sa%C3%BAde,vida%20e%20sa%C3%BAde%20da%20crian%C3%A7a.
SUMÁRIO 
 
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................4 
2 DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO: APROXIMAÇÃO TEÓRICO-
PRÁTICA............................................................................................................6 
2.1 Procedimentos realizados...................................................................................6 
2.2 Discussão de caso..............................................................................................6 
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................7 
4 FICHA DE FREQUÊNCIA................................................................................10 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................11 
APÊNDICE A....................................................................................................12 
ANEXOS A.......................................................................................................13