Buscar

Paper A Contabilidade nos Negócios Empresariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Camila Oliveira Candido da Silva¹
Débora Garcia Lages¹
Liliana Rodrigues Rosa¹
Micheli da Silva dos Santos¹
Quetlin Francieli Vitalis¹
Adriana Giovanella²
1. INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como objetivo conhecer os conceitos de contabilidade e expor sua importância dentro da empresa e para os gestores. Mostrar como a contabilidade pode auxiliar a entidade na administração e tomada de decisões. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer os conceitos de contabilidade e expor sua importância dentro da empresa e para os gestores, mostrar como a contabilidade pode auxiliar a entidade na administração e tomada de decisões.
A origem da contabilidade é muito antiga, costuma-se dizer que é tão antiga quanto a origem do homem. A contabilidade na sua forma rudimentar era utilizada pelo homem pré-histórico. Já a contabilidade moderna nasceu no norte da Itália, provavelmente durante os séculos XII e XIV. Datam dessa época diversos registros semelhantes aos verificados na contabilidade moderna.
Com ascensão cultural e econômica, o crescimento do mercado de capitais, da auditoria, houve a preocupação de tornar a contabilidade um mecanismo útil para a tomada de decisões, devido a necessidade de trazer informações às pessoas que investiam nesse mercado. Assim a contabilidade evolui muito com o desenvolvimento de pesquisas.
Hoje a contabilidade é utilizada largamente no meio empresarial, sendo enfatizada como elemento gerador de subsídios essenciais aos gestores no processo de tomada de decisões.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sobre a consistência da contabilidade, Lima (2021, p15) nos diz que “A contabilidade consiste na obrigatoriedade legal, e atua no registro, controle e análise das variações patrimoniais, e gera informação que auxilia a administração da entidade no processo de decisões. ”.” (LIMA, 2021, p15).
Para as empresas a contabilidade é fundamental para a execução de muitas tarefas importantes, como nos mostra a citação a seguir:
A contabilidade para empresas é responsável por mostrar aos gestores todos os valores de seus custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos. Por abranger tantos números importantes para o funcionamento de uma organização, ela é essencial para auxiliar nas decisões, no planejamento da empresa e nos investimentos possíveis com mão de obra e outras iniciativas que contribuem para sua ascensão. Mesmo assim, muitos proprietários de pequenas e médias empresas acabam negligenciando um setor tão importante. (BCREDI, 2021, p01).
Segundo Tessari (2013) aqueles que tem interesse nas informações contábeis são considerados usuários, são indivíduos que utilizam a contabilidade e buscam respostas para o bem-estar financeiro da empresa. Desde o seu surgimento, uma empresa precisa interagir com o meio, ou seja, prospectar clientes, obter lucro, ter um bom relacionamento com a comunidade.
Toda entidade precisa de planejamento para que as funções sejam concluídas com êxito. Para produzir um bom planejamento, é necessário utilizar os dados contábeis, que irão fornecer todas as informações necessárias para tal.
O planejamento é uma das funções que mais utilizam os dados contábeis. Para que se possa planejar o futuro, a organização necessita de informações relativas ao processo produtivo, como os custos, aos gastos com despesas administrativas, como telefonia, treinamento de funcionários, despesas legais, como o alvará de funcionamento, salários, encargos sobre salários, média de horas-extras nos períodos anteriores, consultoria, auditoria, tecnologia de informação, inventário, fluxo de materiais, entre outras. (TESSARI, 2013, p10)
Para complementar, Biscaro (2009, p11) nos relata que “Compreendendo um conjunto coordenado de conhecimentos, com objeto e finalidades definidos, obedecendo a preceitos e normas próprias, pode-se dizer, então, que a contabilidade é uma ciência do grupo das chamadas ciências econômicas e administrativas. ”.” (BISCARO, 2009, p11)
	O processo contábil é usado para registrar, identificar, classificar e evidenciar dados e acontecimentos da empresa, transformando-os em relatórios contábeis.
FIGURA 01 – O PROCESSO CONTÁBIL
FONTE: MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2004. P. 25.
A figura 01 imagem mostra como o processo contábil funciona, auxiliando a extrairextraindo informações, registrando os dados em formato de relatórios e resultados importantes para auxiliar na tomada de decisões de qualquer usuário. a entidade, organização de pagamentos, investimentos e demais áreas. 
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
A contabilidade geral é um ramo que tem por objetivo analisar e demonstrar a situação econômica e financeira de uma empresa, com ela podemos planejar e criar estratégias para tomar as melhores decisões. A contabilidade empresarial organiza as obrigações fiscais como taxas, impostos, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, relatórios e demonstrações financeiras, receitas e despesas. Com todas essas informações, é possível criar todo o planejamento da entidade para crescer financeiramente e em demais setores. 
O contador ou contabilista é o profissional responsável pelas rotinas contábeis fundamentais para uma boa gestão. Suas áreas de atuação são bem amplas, sendo algumas delas: atuarial, auditoria, controladoria, econômica, financeira, gestão de empresas, mercado de seguros, patrimonial, perícia. O contador é indispensável desde a abertura de uma empresa, pois é ele quem registra a firma e consegue o alvará de funcionamento, elabora os contratos de trabalho, fechamento de folha, movimentações e demonstrações financeiras, patrimoniais, econômicas e tributárias, viabilizando projetos e tomadas de decisões.
	Utilize este campo para fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Relacione o que você encontrou e evidenciou durante a aplicação prática com os autores consultados e utilizados na sua fundamentação teórica. 
Você deverá apresentar dois parágrafos de discussão a respeito das contribuições do trabalho.
4. REFERÊNCIAS
BCREDI. Qual a importância da contabilidade nas empresas? Disponível em: <https://blog.bcredi.com.br/qual-a-importancia-da-contabilidade-nas-empresas/>. Acesso em: 20/09/2021.
BISCARO, Eli Teresinha. Contabilidade. 1. Ed. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2009. 104p. ISBN 978-85-7830-002-9.
LIMA, Andréia de. Fundamentos da Contabilidade. 1. Ed. Indaial: Uniasselvi, 2021. 125p. 
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2004. P. 25.
TESSARI, Osir Afonso. Contabilidade Geral. 1. Ed. Indaial: Uniasselvi, 2013. 187p. ISBN 978-85-7830-802-5.
1Camila Oliveira Candido da Silva
1 Débora Garcia Lages
1 Liliana Rodrigues Rosa
1 Micheli da Silva dos Santos
1 Quetlin Francieli Vitalis
2 Adriana Giovanella
Centro Universitário Leonardo da Vinci -– UNIASSELVI - Curso Administração (Código da Turma) 0985ADG) -– Prática do Módulo 3 I - 242/1109/21

Continue navegando