Buscar

Analogias e Homologias dos Sistemas Genitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO
Considerando o que você estudou durante toda unidade, disserte em um pequeno texto sobre as analogias e homologias dos sistemas genitais masculino e feminino.
Os sistemas reprodutores masculinos e femininos são responsáveis por garantir a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino produz o gameta (espermatozoide) que após a relação este entrará em contato com o gameta feminino (óvulos), ocasionando na fecundação e desenvolvimento embrionário. 
Inicialmente, o sistema reprodutor masculino é formado por: testículos, gônadas masculinas que estão localizados dentro do saco escrotal, onde é produzido os espermatozoides e o hormônio testosterona; epidídimo, a parte em que os espermatozoides adquirem maturidade e tornam-se móveis; ducto deferente, recebe os espermatozoides no momento da ejaculação e passa a ser chamado de ducto ejaculatório; uretra, local de passagem do sêmen e da urina; vesículas seminais, formam secreções que compõem o volume do sêmen; próstata, secreta os fluidos do sêmen, como também contém nutrientes para o espermatozoide; glândulas bulbouretrais, secretam um muco claro que retira resíduos de urina da uretra; e o pênis, órgão responsável por depositar os espermatozoides no interior da vagina. 
Finalmente, o sistema reprodutor feminino além de fornecer localidade para a fecundação e desenvolvimento embrionário, também irá produzir hormônios e gametas femininos. Seus órgãos são: dois ovários, responsáveis pela produção dos gametas femininos, hormônios progesterona e estrogênio; duas tubas uterinas, região onde ocorre a fecundação; útero, local que se desenvolve o bebê; vagina, canal no qual o pênis é introduzido durante a relação sexual e o espermatozoide é depositado; e a vulva, genitália externa.

Continue navegando