Buscar

Reflexões sobre Filosofia e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Que elementos a partir de São Tomás de Aquino compõe o cenário para a Escolástica durante a Idade Média? Analise e comente: 
R: O ensino, e a junção entre fé e razão.
2. Como podemos pensar a razão e a emoção, em Kant, sobre o “prisma” da categoria e da hipótese diante dessas associações? 
R: Em Kant, a razão não é destinada a satisfação de necessidades, pois o instinto realizaria muito melhor do que ela esta tarefa. Portanto, a razão não é apta bastante para guiar com segurança a vontade no que respeita aos seus objetos e a satisfação de todas as nossas necessidades. A emoção em Kant, para ele nossas ações são informadas, contextualizadas e dependentes da tensão, entre emoção e razão. Por outro lado, há emoção morais positivas que podem e devem ser cultivadas.
3. Em que período da Histórico podemos pensar o humano contrapondo-se ao Divino e como o teocentrismo se relaciona com o humanismo em dado momento na construção do ser social, mesmo diante da fé? 
R: Renascença ou renascimento. Onde a fé perde a força e volta o foco no homem e na arte.
4. Quais seriam as principais características da Modernidade e da Contemporaneidade e que marco histórico define bem esses dois segmentos? 
R: Renascentismo. Sendo que temos os avanços científicos e as grandes navegações. O iluminismo e o humanismo.
5. Quem nos apresenta a Modernidade Líquida e como você se percebe inserido/a no conceito como se social presente no modelo de sociedade vigente? 
R: Zygmunt Bauman. Que são relações frágeis e inconsistentes gerando insegurança e ansiedade.
6. Podemos considerar que a política de expansionismo imperialista contribuiu com o modelo de sociedade de que temos? 
R: Sim. Pelo o mercado novas descobertas como culturas, mercadorias, territórios. Estimulando capitalismo que junto com a globalização funda a sociedade atual. 
7. Em que cenário podemos implementar a tecnologia como meio de integração com a sociedade bebendo na fonte da Geografia e da História? 
R: Na história, a revolução industrial trouxe o auxílio das máquinas na mão de obra. A tecnologia trouxe inúmeros benefícios tornando o trabalho mais fácil e mais produtivo. Na geografia, as navegações contribuíram com apropriação de métodos diversos para o seu entendimento e estudo mais apropriado das extremidades geográficas da terra.
8. Em que se aplica o Mito da caverna de Platão quando falamos na composição de repressão e o rompimento para alcançar o rompimento com a ignorância. 
R: No mito, observamos pessoas dentro de uma caverna que acreditam apenas no que lhe era mostrado para eles, isso mostra a ignorância que as vezes ocorre com a sociedade e quando um se solta e vai atrás da verdade aponta o rompimento com a ignorância.
9. Liste dois pontos em comuns e dois divergentes entre a Escolástica e a Patrística, comente: 
R: A patristica está mais ligada a formação dos padres e a escolástica aos pensamentos de Aristóteles. Pontos iguais: religião e o uso da razão.
10. Por que o Filósofo Montesquieu traça a ideia a divisão dos poderes em executivo, legislativo e judiciário e como eles são validados pela sociedade contemporânea? 
11. Você concorda com a ideia de Manuel Castells quando sustenta que "a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais”? Comente: 
R: Os sistemas de comunicação em especial a internet tem contribuído grandemente para promover a mobilização social e o compartilhamento de ideias e pensamentos á nível mundial. Podemos observar uma gama revolução e movimentos sociais, que tem se criado, se organizado e se difundido por meio das redes sobretudo nas plataformas de cunho social. O poder desses mecanismos virtuais tem de promover a adesão e o compartilhamento de valores, bem como despertar a consciência civil de uma sociedade. 
12. Como você analisa o sistema de comunicação de 20 anos em comparativo com o de hoje? 
R: A comunicação de hoje está muito bem desenvolvida tecnologicamente pois podemos nos comunicar através de vários apps criados. Antigamente, a comunicação mais usada era cartas
13. Você conhece alguma situação em que as redes sociais ajudaram e prejudicaram alguém ou um grupo? Exemplifique e dê a sua opinião: 
R: Sim, exemplo como o aplicativo “Instagram”. Onde se criam fakes, e sujam a imagem de uma pessoa. Porém, no meu ponto de vista, as redes sociais abriram muitas portas para aqueles que sabem fazer bem o uso dela.
14. Diante de todas as discussões, em aula, como você considera o Iluminismo para a sociedade do século XXI? 
R: Considero que ainda vivemos sob influência do Iluminismo em temas como a limitação do poder do estado sobre o indivíduo, as ideias e lutas pelos
 
 
 
direitos individuais, tal como a vida, a liberdade, a dignidade e outros.

Continue navegando