Buscar

Qual foi o impacto da ações estratégicas no controle da malária nos municípios impactados pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte?-afya terceiro periodo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMAS ÔRGANICOS INTEGRADOS - SOI
TURMA: 32 TIC´S
DISCENTE: Ravel Guerreiro Santana Lucas
Terceiro período 
Qual foi o impacto das ações estratégicas no controle da malária nos municípios impactados pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte?
Dentre as medidas tomadas para contenção de pontos negativos nas instalações da construção da hidrelétrica de Belo Monte, foram estabelecidos 3 programas de ação para o controle da malária (PACM).
a) Plano de Estruturação dos Serviços de Saúde
fornecimento de 30 unidades básicas de saúde em 5 municípios, repasse financeiro para a manutenção de serviços básicos de saúde, convenio e contrapartida do município, foi construído 4 hospitais.
b) Plano de Monitoramento e Vigilância em Saúde.
Campanhas educativas, controle e entrega de equipamento aos centros de prevenção, parceria e manutenção de equipamentos e veículos utilizados no combate à malária.
c) Plano de Ação e Controle da Malária
 Nesse contexto, o programa teve suas atividades relacionadas entre 2011 e 2015, com uma diminuição de casos de 98% nos casos de malária.
Dessa forma, para que as ações tivessem efeito, foi fortalecido os serviços locais de com o fornecimento de equipamentos, mosquiteiros e inseticidas, capacitação de técnicos em epidemiologia afim de monitorar os casos e fazer controle da região aumentando a efetividade das estratégias em promoção de saúde. Analisando os dados coletados, em 2011 foi 10.838 já em 2014 foi registrado um numero bem menor de 906 casos, demonstrando assim efetividade dos programas instalados para o combate dos casos de malária. 
Referencia 
LADISLAU, José Lázaro de Brito et al. Malaria control in area of hydroelectric construction on the Amazonian ecosystem can succeed?. Rev Pan-Amaz Saude, Ananindeua , v. 7, n. esp, p. 115-122, dez. 2016. Disponível em . acessos em 25 fev. 2022. http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500013.

Continue navegando