Buscar

ATIVIDADE 1 - Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – DIDÁTICA
Segundo Petenucci (2008, p. 5) a Pedagogia Histórico Crítico dos Conteúdos preceitua que: 
 
Para compreender o campo educacional é preciso descobrir suas mais simples manifestações, para nos debruçarmos sobre elas, elaborando abstrações (teoria), para compreendermos plenamente o fenômeno observado. Podendo, assim, o processo educativo ser compreendido a partir de reflexões propostas sobre as relações cotidianas entre professores e alunos na sala de aula, chegando à compreensão plena do processo educacional. 
 
Reflita a respeito desta citação e a respeito do conceito pedagógico abarcado pela Pedagogia Histórico Crítico dos Conteúdos que conhecemos nesta unidade.  
 
A partir deste texto inicial, caracterize a tendência pedagógica Histórica Crítica de Conteúdos com relação: ao papel do aluno, ao papel do professor, à metodologia, função social da escola e formas de avaliação. 
RESPOSTA:
Saviani desenvolveu a Pedagogia Histórico-Crítica que se empenha na defesa da especificidade da escola e tem como objetivo resgatar a importância da escola e reorganizar o processo educativo.
O método de ensino visa estimular a atividade e a iniciativa do professor, favorecendo o diálogo dos alunos entre si e com o professor, mas não deixa de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente. Ele leva em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e a gradação. 
É importante que esse método faça a vinculação entre educação e sociedade, no qual professores e alunos são tomados como agentes sociais.
O desenvolvimento do método ocorre em cinco passos:
- Prática Social: tem seu ponto de partida no conhecimento prévio do professor e dos educandos. Esse passo pode de desenvolver em dois momentos: o professor anuncia aos alunos os conteúdos que serão estudados e seus respectivos objetivos; o professor busca conhecer os educandos através do diálogo, percebendo qual a vivência próxima e remota cotidiana desse conteúdo, antes que lhe seja ensinado em sala de aula, desafiando-os para que manifestem suas curiosidades.
- Problematização: é a identificação dos principais problemas postos pela prática social. Trata de detectar as questões que precisam ser resolvidas no âmbito da prática social, por conseguinte o conhecimento que é necessário dominar.
- Instrumentalização: trata-se de apropriar-se dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao equacionamento dos problemas detectados na prática social. Como tais instrumentos são produzidos socialmente e preservados historicamente, a sua apropriação pelos alunos está na dependência de sua transmissão direta ou indireta por parte do professor.
- Catarse: é a expressão elaborada de nova forma de entender a teoria e a prática social.
- Prática Social: consiste em assumir uma nova proposta de ação a partir do que foi aprendido. Ele se manifesta pela nova postura prática, pelas novas atitudes, novas disposições que se expressam nas intenções de como o aluno levará à prática, fora da sala de aula, os novos conhecimentos científicos; E também pelo compromisso e pelas ações do que o educando se dispõe a executar em seu cotidiano pondo em efetivo exercício social o novo conteúdo adquirido.
A aplicabilidade dessa didática dependerá do compromisso desses educadores em aprofundar seus conhecimentos teóricos e da criação de condições necessárias como, nova forma de planejar e aplicar os conteúdos eas atividades escolares, almejando um ensino significativo, crítico e transformador.

Mais conteúdos dessa disciplina