Buscar

REVISÃO DIREITO TRIBUTARIO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO DIREITO TRIBUTARIO AV1
- Competência tributária: atribuição constitucional assegurada aos entes federativos, de criarem seus tributos. Características: indelegável, intrasferível, irrenunciável, imprescritível. Não pode ser delegada de um ente para o outro. 
- Capacidade tributaria: ativa (cobrar tributos). Pode ser delegada e transferida. Passiva (pagar)independe da capacidade civil. Não precisa ser civilmente capaz para pagar tributo.
- Espécies tributárias
· Impostos: fato gerador não vinculado, produto não vinculado. Para o imposto independente de qualquer ação estatal em seu benefício, e tudo que é pago de imposto não tem uma destinação especifica. Competência tributaria: União art 153. DF 155. Municípios art 156. Competência residual (A competência residual diz respeito à possibilidade de a União instituir impostos não previstos na Constituição Federal, desde que o faça mediante lei complementar.). Art 154, I, para instituir novos impostos distintos dos já existentes. Competência extraordinária: art 154, II(Imposto extraordinário de guerra)
· Taxas: tributos plenamente vinculados. As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos (art. 145, §2 CF). Fato gerador vinculado, só paga taxa se houver uma prestação em seu benefício. Produto também vinculado. Tudo que você paga a titulo de taxa, sai para custear esse beneficio estatal. Art 145, II CF, art 77 a 79 do CTN. Competência tributaria comum aos entes
I. Taxa do poder de polícia: aquela taxa que limita o interesse do particular em prol do interesse publico, através de uma fiscalização. Fato gerador: fiscalização. Tudo que é arrecadado com a taxa de poder de policia serve para custear a fiscalização. Serviço vinculado. Art. 78 do CTN.
II. Taxa de serviço: aquelas do art. 145, II CF, art 77, 79 do CTN. Só podem ser cobradas decorrentes do serviço publico, especifico e divisível. Tributo vinculado.
· Contribuição de melhoria, art. 145, III CF. art 81 e 82 CTN. Tributo devido sempre que houver obra publica e ela gerar valorização imobiliária (se não ocorrer a valorização, não adianta cobrar). Só pode ser cobrado após a construção, ou em parte, desde que essa parte já realize a valorização imobiliaria. Ex: shopping rio mar. Tributo vinculado. Fato gerador: obra publica. Produto: custear a obra publica. PPP. Competência tributaria comum aos entes. Fundamento: enriquecimento sem causa, sua cobrança tem objetivo ressarcir o Estado dos valores gastos. NO total, o poder publico pode arrecadar o que investiu na obra. E o contribuinte paga o quanto valorizou sua casa.
· Empréstimo compulsório art 148 CF. Competencia exclusiva da União através de lei complementar (não podendo ser por medida provisória ou lei ordinária) nos casos de combate a calamidade publica ou guerra externa e no caso do investimento publico de caráter relevante, urgente e de interesse social. O empréstimo compulsório depois de arrecadado deve ser devolvido em prazo estipulado por lei complementar. Deve ser devolvido da mesma forma que foi arrecadado. Art 149, a. O fato de ser restituível não retira a característica de Tributo! Fato gerador estará previsto na lei complementar. que o instituir.
· Contribuições especiais: competência da União - Regra.
 Exceções:
.Contribuição social de iluminação publica (cosip) e a taxa de iluminação publica (VER DIFERENÇAS) que também cabe aos municípios e DF.
.Contribuições previdenciária de regime próprio, cobradas dos servidores ativos, dos aposentados e dos pensionistas (tbm cabe competência aos demais entes federativos). São 3 modalidades de contribuições: sociais, corporativa, intervenção de via econômica. 
- Imunidades tributarias, são previsões constitucionais que impedem a ocorrência do fato gerador, com consequência de impedir a obrigação tributaria. 5 tipos de imunidades.
I. Reciproca: os entes federativos não podem cobrar tributos uns dos outros.
II. Religiosa: vedada a cobrança de impostos sobre os templos de qualquer culto. 
III. Entidades sindicais dos trabalhadores, assistência social e partidos políticos.
IV. Cultural, livros, revistas e jornais não pagam tributos sobre sua produção, o mesmo com cds e dvds.
Art. 150, VI CF.
FOCAR MAIS: diferença entre contribuição de iluminação publica e taxa de iluminação publica.

Continue navegando