Buscar

Prova de Gestão de Riscos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Gestão de Riscos - Operações de Crédito - Avaliação Discursiva 
Após a leitura do texto e conteúdos estudados, responda às questões a seguir, justificando suas respostas:
           a)  De que forma a política econômica pode afetar o desenvolvimento da nação, mitigando (reduzindo) os riscos nas atividades dos agentes econômicos?
           b) De que forma a taxa de juros da economia e os índices de inflação podem afetar a condição das famílias e das empresas até ao ponto de ocorrer a inadimplência (incapacidade de continuar pagando as contas) sobre os agentes econômicos?
O sistema econômico funciona por intermédio das ações de seus agentes, pessoas físicas e jurídicas, são eles que possibilitam através da oferta ou demanda o funcionamento do sistema. Os três principais agentes são: famílias, empresas e governo. Este último por sua vez, tem como princípio minimizar a desigualdade utilizando um conjunto de medidas com o objetivo de produzir impacto na situação econômica. Essas medidas podem ser comunitárias, estaduais, nacionais ou internacionais, e seus atores serão os agentes de governo, o Banco Central, os bancos e entidades multinacionais. 
Faz parte da estrutura da política econômica, a política monetária, a fiscal e a cambial. A política monetária é responsável pela emissão do dinheiro, ele pode gerar efeitos na inflação ou na taxa de juro. A política fiscal com determinações dos gastos públicos e impostos afetam as atividades produtivas das empresas e a cambial controla a entrada e saída das moedas estrangerias. (ANDRADE, 2018).
A ineficiência das políticas econômicas pode acarretar:
- Redução no poder de compra dos trabalhadores assalariados. 
- Elevadas taxas de inflação, que podem causar uma elevação de preços de produtos nacionais em relação aos internacionais, ocasionando um aumento das importações e redução nas exportações.
- Redução de investimentos por parte de empresários, por temerem fazer grandes investimentos em uma economia instável. 
- Um descontrole no mercado de compra e vendas de bens.
- Desemprego e por consequência um maior endividamento da população, principalmente de baixa renda.
- O aumento da dívida externa e interna, que compromete a capacidade do governo para financiar seus projetos de investimento e cumprimento de programas sociais e econômicos. 
Podemos notar que muitas são as causas para o aumento das taxas de juros, e que contrafazem uma grande variedade de decisões, desde as despesas diárias dos consumidores até decisões de investimentos que afetam a estrutura econômica de um determinado país. Sendo assim os órgãos responsáveis precisam analisar o comportamento e os fatores para seu controle, visto que as altas taxas de juros tem efeitos negativos para o crescimento e estabilidade econômica.

Continue navegando

Outros materiais