Buscar

atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O APRENDIZADO ATRAVÉS DO CURRICULO
Nome Completo: Rafael de Castro Sousa
Matrícula: 04095786
Curso: Letras em Inglês
	
	Antes o processo de aprendizado não tinha um padrão e com o tempo percebeu a importância do curriculo escolar padronizar este sistema. Segundo Saviani (2016, p. 31) ‘’Currículo é entendido comumente como a relação das disciplinas que compõem um curso ou a relação dos assuntos que constituem uma disciplina, no que ele coincide com o termo programa.’’
	A introdução do curriculo melhorou a qualidade do ensino, objetivo alcançado pela introdução da LD B /1996. A montagem deste curriculo contou com várias gamas da sociedade para que se obtivesse o verdadeiro desenvolvimento intelectual da capacidade de raciocínio individual do ser humano que fizesse o dicente ser capaz de desenvolver suas habilidades, tornando-o autônomo em seu crescimento no conhecimento. 
O esforço das reformas, promovidas pelos pioneiros, sob influência das ideias progressivistas, em implementar um ensino sistematizado, evidenciava o anseio pela ruptura da escola tradicionalista, que não tinham como prioridade as necessidadesdo aluno, e que de forma indireta sabotava sua aprendizagem, pois não fornecia subsídios primordiais para a construção de um conhecimento científico, como as habilidades de observar, pensar, julgar, criar, decidir e agir, (MOREIRA, 1990 apud DIAS.,2021).
	O papel do professor/facilitador na dimensão educacional é pautado por grandes responsabilidades sociais as quais lhes são requisitadas determinadas funções, e para agirem, de modo consciente, autônomo e crítico, necessitam de conhecimentos. Esse processo é contínuo e se constitui em diferentes fases formativas de maneira singular e coletiva, formando a identidade docente. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
DIAS, I. B. A Importância Do Currículo Escolar, E Sua Atualização Permanente Para Aprendizagem Do Estudante De Forma Significativa. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação do Curso de Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da base nacional comum curricular. Movimento Revista de Educação, Campinas, n. 4, 2016.

Outros materiais