Buscar

A2 - Reproducao Assistida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 2 – Reprodução Assistida
Questão 1
Podemos definir ética como sendo um conjunto de valores e padrões que podem ser aplicados a um grupo ou à apenas um indivíduo. É uma maneira de manter o equilíbrio e o bom funcionamento da sociedade, norteando as relações entre indivíduos e Estado. É o sentimento de justiça social. Dentro da reprodução assistida, o conceito de bioética tem por objetivo limitar a intervenção do homem sobre a vida, com identificação dos valores de referência. 
Marque a afirmativa abaixo que melhor se adequa à bioética.
Resposta correta: A bioética atua entre o direito à procriação e o direito à vida e à saúde da criança.
Questão 2
O controle de qualidade em instituições de saúde, independentemente da natureza clínica, envolve não só o cuidado com as pessoas, mas também o investimento em tecnologia e mão de obra especializada para que elevados padrões de eficiência sejam alcançados. O controle de qualidade em reprodução assistida preza pela minimização dos riscos e aumento do sucesso dos procedimentos. 
Para o aumento da eficiência, o controle de qualidade precisa prezar pela(o):
Resposta correta: presença do embriologista, do médico especialista e de anestesista no processo de coleta dos óvulos. 
Questão 3
A técnica de FIV requer que a mulher passe por um processo que pode ser longo e cansativo. São injeções de hormônios administrados por meio de injeções subcutâneas ou por via oral, transferência do embrião, aspiração dos folículos maduros, administração de hormônios para amadurecer o óvulo, acompanhamento quase que diário para que o óvulo não amadureça precocemente, entre outros. Após 14 dias da aspiração, ainda é feito um teste de gravidez para atestar o sucesso da aderência do embrião na parede do útero. As etapas que a mulher enfrenta para o sucesso na FIV seguem uma ordem que não pode ser modificada. 
Assinale a alternativa que apresenta essa ordem correta.
Resposta correta: Injeções subcutâneas ou por via oral de hormônios; administração de hormônios para amadurecer o óvulo; aspiração dos folículos maduros; transferência do embrião; e teste de gravidez.
Questão 4
Após o sucesso da clonagem da ovelha Dolly, feita pela empresa PPL Therapeutics na Escócia, a EMBRABA, em 2001, conseguiu clonar a bezerra Vitória. Enquanto Dolly é o clone advindo de células mamárias de um animal adulto, Vitória foi clonada a partir de células de um embrião de 5 dias, transferidas de maneira clássica. Vitória nasceu saudável, viveu 10 anos e teve 2 filhos concebidos de maneira natural. 
Assinale as diferenças básicas ente os processos que deram origem a Dolly e a Vitória.
Resposta correta: A ovelha Dolly foi clonada a partir de uma célula já adulta, enquanto o bezerro Vitória, foi resultado da implantação do clone de um embrião.
Questão 5
A primeira “bebê de proveta” do mundo nasceu em 1978 nos Estados Unidos e foi concebida artificialmente pelo método de fertilização in vitro, pois sua mãe tinha obstrução tubária. Essa enfermidade impede que o óvulo seja transportado do ovário até o útero, impedindo o encontro com o espermatozoide. Louise nasceu saudável e hoje em dia é mãe de 2 filhos, também saudáveis. 
Sobre o procedimento realizado em 1978 podemos afirmar que:
Resposta correta: os óvulos da mãe de Louise foram coletados por laparoscopia. 
Questão 6
A questão ética em reprodução assistida é muito antiga e controversa. Ao longo dos anos, o assunto foi sendo debatido com o intuído de estimular a técnica, e ao mesmo tempo controlar os excessos. O debate ético tem como base o conflito entre o direito de gerar filhos e o direito à vida e à saúde da criança gerada. Então, quando o assunto é reprodução, aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos das partes envolvidas devem ser avaliados. 
Sobre a ética aplicada em reprodução assistida, podemos afirmar que:
Resposta correta: o objetivo da bioética deve ser o de limitar a intervenção do homem sobre a vida, identificando referência, denunciando e punindo os possíveis excessos.
Questão 7
A organização de um laboratório de reprodução assistida é essencial para o seu bom funcionamento e para o sucesso dos procedimentos. Desde o planejamento até a execução de procedimentos é preciso prezar pela limpeza, pelo tipo de produto que pode ser usado, pelos protocolos de higienização de tetos, paredes, pisos e superfícies de bancada, assim como pelo vestuário usado pela equipe. 
Marque a alternativa que corretamente afirma o necessário para manter a organização e a limpeza em um laboratório de reprodução assistida.
Resposta correta: Dividi-lo em setores como vestiário, área de escovação, sala de procedimentos e laboratório de embriologia.
Questão 8
Ao longo da história muito se discutiu sobre o papel de homens e mulheres no processo de fecundação. Muitas medidas pouco científicas eram usadas na idade média para produzir cavalos mais resistentes na guerra, contudo somente no século XVIII descobriu-se que as mulheres possuíam “ovos”. O registro do processo de inseminação artificial passou a ser de grande valia para o desenvolvimento da técnica e o compartilhamento de informações. O monge Lázaro Spalanzani realizou a primeira inseminação artificial registrada. 
Assinale a afirmativa que explica o procedimento.
Resposta correta: Introduziu sêmen de um cão macho no trato reprodutor de um cão fêmea, comprovando que pode haver fertilização sem a presença física de um macho.
Questão 9 
O impacto de tudo o que ocorre dentro de um laboratório de reprodução assistida é medido pela taxa de sucesso em seus procedimentos. Para garantir a segurança e a replicabilidade dos métodos, é preciso um controle de qualidade contínuo de todos os setores dentro do laboratório. O manual de procedimentos de um laboratório deve dar orientações quanto à vestimenta da equipe, lavagem de vidraria, lavagem de mãos, higienização dos ambientes, além de temperaturas e umidades ideais. 
Assinale a alternativa correta sobre o que podemos afirmar quanto à limpeza dos materiais e do ambiente antes, durante e após os procedimentos de FIV.
Resposta correta: Antes deve-se passar um pano com solução de amina quaternária em todas as superfícies. 
Questão 10
Os protocolos desenvolvidos em um laboratório de reprodução assistida devem ser seguidos com rigor, afinal, estamos falando em produção de embriões que realizarão o sonho de gerar uma criança. As verificações precisam ser constantes, com valores de referência e um Manual de Procedimentos completo e de fácil acesso. Quanto maior o controle, maior a possibilidade de sucesso. 
Marque a alternativa correta quanto às averiguações que devem ser regularmente realizadas.
Resposta correta: No Brasil, é obrigatório que as amostras sejam registradas por uma sequência alfanumérica para evitar coincidências com homônimos.

Outros materiais