Buscar

Estoques - Resumo Científico

Prévia do material em texto

A GESTÃO DE ESTOQUE E SUA RELEVÂNCIA PARA OS DEMAIS SETORES ORGANIZACIONAIS
							
Joice dos Santos Tomaz¹ 
Tassiane da Silva Martins¹
								Cláudia de Freitas Michelin² 
O estoque é considerado um dos ativos mais valiosos em várias unidades de negócios, por isso é necessário que cada organização tenha um controle adequado para não comprometer a continuidade dos negócios. Sendo assim, este estudo tem como objetivo principal abranger e analisar o procedimento mais eficiente para se obter um bom controle de estoque. Para o estudo do presente objetivo, foi utilizado como método de trabalho a pesquisa exploratória e descritiva. Desta maneira, obteve-se como resultado de pesquisa a norma do CPC 16, que aborda os variados critérios de avaliação de estoque. Uma questão importante sobre estoques na contabilidade é quanto o valor do custo que deve ser reconhecido como ativo e mantido nos livros até que a receita relacionada seja reconhecida. Estoques são ativos, que podem ser: produtos destinados à venda, produtos em produção, na forma de materiais ou materiais destinados a serem consumidos ou processados no processo de produção ou prestação de serviços. Os estoques devem ser avaliados pelo valor de custo ou valor realizável líquido, dentre eles, o menor. O valor do custo dos estoques deve cobrir toda a aquisição, conversão e custos incorridos. Os custos de aquisição incluem impostos, frete, seguro e materiais de serviço. Os custos de transformação incluem custos diretamente relacionados aos produtos, como mão de obra direta, alocação sistemática de despesas gerais fixas e variáveis de fabricação para transformar materiais em produtos acabados. A mensuração do estoque pode ser avaliada pelo cálculo de PEPS, UEPS ou custo médio. Desse modo, conclui-se que os estoques são ativos mantidos para venda ou convertidos na forma de materiais ou insumos durante o processo de produção ou prestação de serviços. Portanto, o controle de estoque torna-se necessário em relação ao fluxo de produtos da empresa. O monitoramento desse fluxo é essencial para que o setor comercial alcance os objetivos, o marketing elabore suas campanhas e até mesmo o setor financeiro conclua com sucesso a maioria de suas etapas. Isso ajuda a evitar compras errôneas ou desnecessárias, além de inteligência ao dispêndio de recursos, assim, reduzindo a perda.
Palavras-chave: PEPS UEPS e Custo médio; Estoque; Materiais e Insumos. 
Fontes: 
CFC, Comitê de Pronunciamentos Contábeis, 2009. Pronunciamento técnico CPC 16 – Estoques. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=47>. Acesso em Maio de 2022. 
SILVEIRA, L. R. Resumo CPC 16 – Estoques. Veja os principais pontos deste Pronunciamento. Estratégia Concursos. Disponível em: <https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resumo-cpc-16-estoques-veja-os-principais-pontos-deste-pronunciamento/>. Acesso em Maio de 2022.
¹ Acadêmicos (as) do curso de Ciências Contábeis UFSM
² Professora do curso de Ciências Contábeis UFSM

Continue navegando